conecte-se conosco


Mato Grosso

Rosamaria Carvalho é escolhida vice-presidente regional do Fonseas

Publicado

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (Setasc-MT), Rosamaria Carvalho, foi escolhida como vice-presidente da Região Centro Oeste do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas). A definição ocorreu em Brasília, durante o primeiro encontro do ano do grupo. 

Entre as principais ações que serão desenvolvidas por Rosamaria, estão articulações políticas, sugestão de palestras e eventos focados na área da assistência social nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. 

Além da vice-presidência, a titular da Setasc-MT também assume o papel de tesoureira. “Fico lisonjeada com a escolha do meu nome e certamente faremos junto ao Fonseas o que já fazemos na Setasc, que é fazer a diferença na vida da população em vulnerabilidade social. Se antes estávamos focados em Mato Grosso, agora passaremos a pensar não só no Estado, mas na Região Centro-Oeste como um todo”, disse Rosamaria Carvalho.  

Para a primeira-dama Virginia Mendes, que tem forte atuação na área social do Estado, a representatividade de Mato Grosso no Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social é de suma importância tanto para articulação e execução dos programas, como para reposicionar o estado na esfera nacional, com ações de credibilidade e de referência para todo país.

“Parabenizo nossa secretária Rosamaria de Carvalho pela primeira de muitas articulações na esfera nacional. Temos um grande trabalho pela frente. Com comprometimento, conhecimentos específicos e total dedicação poderemos promover verdadeiras transformações sociais em Mato Grosso”, destacou a primeira-dama.

O Fórum

O Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas) é uma instância de articulação política das Secretarias Estaduais de Assistência Social do Brasil e tem como objetivos discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as Secretarias Municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos. 

Agenda

Além de participarem da reunião e definição da nova diretoria do Fonseas, a secretária Rosamaria Carvalho, e o secretário-adjunto de Assistência Social (Saas), Aguinaldo Garrido, participam na quarta-feira (13) da 169ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Ministério da Cidadania. 

Na pauta, apresentação e discussão dos critérios de partilha para financiamento federal do Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (Suas); a recomposição dos orçamentos e detalhamento da situação financeira do Suas de 2018 e 2019; a proteção social pós-emergência e o calendário da CIT 2019. 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Mato Grosso

Governador e primeira-dama são homenageados em solenidade comemorativa do Bope

Publicado

por

Homenagens e entrega de medalhas marcaram a solenidade de aniversário de 32 anos de criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizada na manhã desta quinta-feira (20.02), na sede da unidade especializada da Polícia Militar, em Cuiabá.

A cerimônia contou com presença do governador do Estado, Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virgínia Mendes, do secretário de estado de segurança pública, Alexandre Bustamante e do comandante-geral da Policia Militar, coronel Jonildo José de Assis

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes foram homenageados com a medalha Mérito Policial Especial, por sua dedicação as ações do batalhão. Virginia, que é madrinha do projeto social Judô Bope, que atende mais de 300 alunos entre crianças, adolescentes e adultos reafirmou sua parceria com o Bope para beneficiar ainda mais pessoas neste ano.

“Fico lisonjeada em receber essa honraria dos policiais. Em 2019, participamos da entrega de um tatame para o projeto de judô desenvolvido pelos militares  que beneficia tantas crianças e jovens com a prática esportiva. Este ano continuamos firmes nesta parceria do bem”, destacou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes disse que o aprimoramento técnico da tropa garante atuações enérgicas no combate à criminalidade. “Este ano vamos investir em armamento para a nossa polícia. Mais de 50 fuzis serão adquiridos para o Bope. Essa unidade de operações especiais presta relevantes serviços na área da segurança pública. Tenho respeito a esse batalhão que enfrenta situações de alta periculosidade. Fico orgulhoso em receber esse reconhecimento de uma unidade que nos orgulha por seus serviços prestados à população e a criminalidade será tratada com tolerância zero em nosso estado”, ressalta o governador. 

O batalhão conta atualmente com 118 policiais militares e ao longo dos anos aprimorou suas ações de combate ao crime com rapidez e precisão. O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis declarou que o comprometimento fez da tropa uma grande referencia nacional em policiamento operacional.

“A tropa dos homens de preto, com sua técnica já erradicou práticas delituosas na região como os crimes, chamados de “Novo Cangaço” e salvou inúmeras vidas, como em ocorrências de grande complexidade como assalto com refém, roubo a banco, ações criminosas que envolvem artefatos explosivos e de combate ao tráfico de entorpecentes. Essa é a nossa missão como policiais militares, esta pronto para qualquer perigo” destacou Assis.

Vinte e seis policiais militares “caveiras” pioneiros também foram homenageados e agraciados com a moeda comemorativa de aniversário do Bope. O comandante da unidade, tenente-coronel Ronaldo Roque declarou que a evolução da doutrina de operações especiais da unidade só foi possível graças ao empenho da tropa, que desde  sua criação, em fevereiro de 1988, busca o aprimoramento técnico para desenvolvimento tático das operações especiais.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Robótica, realidade virtual e planetário integram Circuito Itinerante da Ciência de MT

Publicado

por

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do programa MT Ciências, participará da 13ª Edição do Ribeirinho Cidadão. O evento é gratuito e ocorrerá entre os dias 26 a 29 de fevereiro e também no dia 22 de março, nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Santo Antônio de Pádua, em Juscimeira.

O Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso terá exposição de robótica, óculos de realidade virtual e o planetário. Além de contar com mais de 30 experimentos e equipamentos de divulgação científica.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato, explica que o objetivo do projeto é popularizar a ciência e a tecnologia, abordando áreas do conhecimento integradas. “Participar desse evento é muito importante porque estamos levando conhecimento, valorizando a produção científica nacional e inserindo-a no cotidiano dos cidadãos brasileiros”, destaca.

Borgato explica ainda que os estudantes podem usufruir de todo esse ambiente de descontração e, ao mesmo tempo, de informação sobre ciência, tecnologia e inovação de maneira dinâmica e lúdica.

Segundo o juiz José Antônio Bezerra, responsável pelo evento, essa é mais uma oportunidade de servir à população que mais precisa. “Sempre é uma superação. Cada ano que se inicia com a expectativa de lançar mais um Ribeirinho é uma expectativa tendo em vista a situação econômica pela qual passa o país, o Estado e também os municípios que serão visitados. Isso reflete em cada ação. Nesta edição queremos levar mais serviços. Para isso, juntamente com a Defensoria Pública, mudamos o formato do evento e levaremos serviços que atendam as comunidades, rio abaixo”.

O projeto Ribeirinho Cidadão tem o objetivo de levar os mais variados serviços à população que vive em locais de difícil acesso e é realizado pelo Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Marinha do Brasil e outras instituições.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana