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Carros e Motos

Renault Zoe, modelo movido apenas a eletricidade, chega por R$ 149 mil

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Renault Zoe  já começa a ser vendido no País. É um dos destaques do Salão do Automóvel 2018
Caue Lira/iG

Renault Zoe já começa a ser vendido no País. É um dos destaques do Salão do Automóvel 2018

A Renault aproveitou o eletrificado Salão do Automóvel 2018 para revelar o Zoe, o carro mais barato de sua categoria. Por R$ 149 mil você poderá encomendar o modelo a partir de amanhã (7), após um sinal de R$ 2.990 para garantir sua reserva. No mercado brasileiro, o Zoe será rival de BMW i3, Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Vale lembrar que alguns deles são até R$ 20 mil mais caros.

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Venda pela internet não chega a ser uma novidade para a Renault. No ano passado, a pré-venda do Kwid aconteceu da mesma forma. O Zoe que está no Salão do Automóvel de 2018
poderá ser encontrado em duas concessionárias, uma em São Paulo e outra em Curitiba.

O Zoe
que será vendido no Brasil já foi homologado pelo Inmetro, e será oferecido com motor de 110 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. De acordo com a marca, a autonomia pode ser superior a 300 km.


Apesar de não chamar muito a atenção no Salão do Automóvel 2018, o Zoe surpreendeu por já estar à venda no Brasil
Guilherme Menezes/iG

Apesar de não chamar muito a atenção no Salão do Automóvel 2018, o Zoe surpreendeu por já estar à venda no Brasil

Conforme antecipado pela reportagem do iG Carros, o Renault Kwid Outsider também é uma das atrações da marca no Salão do Automóvel. O modelo dá um ar mais despojado ao subcompacto aventureiro que chegará no primeiro semestre do ano que vem. As diferenças visuais ficam por conta da barra no teto, apliques plásticos e detalhes coloridos distribuídos em seu interior. O motor é o mesmo 1.0 SCe de três cilindros e capacidade para desenvolver 70 cv de potência. Como sempre, o câmbio é manual de cinco marchas.

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A Renault continua devendo um lançamento oficial da Alaskan, picape média feita com base na Nissan Frontier. A tão antecipada Mercedes-Benz Classe X, da qual compartilha a mesma base, também não apareceu no Salão do Automóvel.


Salão do Automóvel 2018: caminho da eletrificação


Renault Kwid Outsider do Salão do Automóvel 2018 chega no primeiro semestre de 2019, com certo apelo aventureiro
Caue Lira/iG

Renault Kwid Outsider do Salão do Automóvel 2018 chega no primeiro semestre de 2019, com certo apelo aventureiro

A maioria das marcas deram um jeito de revelar modelos híbridos e elétricos durante o Salão. A Chevrolet foi a primeira, com o Bolt EV
. A coreana Kia também não ficou atrás, e trouxe unidades elétricas de Soul, Optima e Niro. Volkswagen e Audi apostaram em Golf GTE e no conceito e-tron.

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A Toyota dedicou um amplo espaço em seu estande para a tecnologia híbrida, enquanto a Nissan finalmente realiza o sonho de lançar o Leaf no Brasil. Quem vier ao Salão do Automóvel 2018
entre os dias 8 e 18 de novembro terá uma experiência eletrizante.


Além do Kwid Outsider e do Zoe, há poucas novidades no estande da Renault no Salão do Automóvel 2018
Caue Lira/iG

Além do Kwid Outsider e do Zoe, há poucas novidades no estande da Renault no Salão do Automóvel 2018

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
Divulgação

Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
Divulgação

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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