conecte-se conosco


Nacional

Rabino Henry Sobel morre aos 75 anos

Publicado

Henry Sobel arrow-options
Divulgação

Rabino Henry Sobel tinha 75 anos

Morreu na manhã desta sexta-feira (22) o rabino Henry Sobel, de 75 anos, por complicações associadas a um câncer. Ele estava em Miami, nos Estados Unidos, onde vivia. O sepultamento acontecerá cemitério Woodbridge Memorial Gardens, em Nova Jersey, no próximo domingo (24).

Henry Sobel era rabino emérito da Congregação Israelita Paulista. O religioso se destacou na luta contra a ditadura militar no Brasil. Ao lado de D. Paulo Evaristo Arns e do reverendo James Wright, Sobel celebrou na Catedral da Sé, em São Paulo, o ato ecumênico em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog , que foi torturado e morto pelo regime militar.

Os militares afirmaram que Herzog havia se suicidado na cadeia. A atuação de Sobel foi crucial para desmentir a narrativa oficial sobre o jornalista, que era de origem judaica. Em nota, a família do rabino afirmou que ele foi uma “voz firme em defesa dos direitos humanos no Brasil”. 

Leia também: Irmã de Marielle diz não querer que Moro se meta no caso: “Não somos bobos”

Henry Sobel nasceu em Lisboa, mas ainda pequeno mudou-se para Nova York, onde sua família se estabeleceu. Lá ele se formou rabino e, no mesmo ano de 1970, aceitou o convite para comandar a Congregação Israelita Paulista, mudando-se para São Paulo, onde viveu por mais de 30 anos.

Comentários Facebook

Nacional

Defesa apresenta novo pedido de liberdade para Queiroz

Publicado

por


source
Fabrício Queiroz
Reprodução/SBT

Fabrício Queiroz está preso desde o dia 18 de junho.

A defesa do ex-assessor do senador  Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Flávio Queiroz , apresentou um novo pedido para que ele seja posto em liberdade. O recurso, que ainda aguarda apreciação da 3ª Câmara Criminal, foi movido pelo advogado Paulo Emílio Catta Preta.

Queiroz está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o dia 18 de junho. Ele foi encontrado e detido na casa do ex-advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, em Atibaia.

Depois que Queiroz foi preso, a defesa do ex-assessor, pediu que a prisão preventiva fosse substituída pelo regime domiciliar sob a alegação de que Queiroz está se recuperando de um câncer.

O pedido ainda não tem data para ser apreciado pela 3ª Câmara Criminal, que foi a mesma que concedeu foro privilegiado para Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. O recurso foi distribuído para Suimei Meira Cavalieri, desembargadora que votou contra a concessão de foro para Flávio.

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

Sobe para 12 o número de mortos pelo ciclone no sul do Brasil

Publicado

por


source
Ciclone
Paulo Marques / Twitter / Reprodução

Ciclone causou 10 mortes em Santa Catarina.

Subiu para 12 o número de mortes causadas pelo ciclone bomba que atingiu os estados do Sul do Brasil durante a semana. Ao todo, foram registradas 10 mortes em Santa Catarina, 1 no Paraná e outra no Rio Grande do Sul. 

A atualização foi feita depois que o corpo de um motociclista que havia caído de uma ponte em Brusque foi encontrado. Ele estava atravessando a via quando a estrutura se rompeu e ele foi arrastado pelo rio Itajaí-Mirim na última terça-feira (30). 

Além das vítimas já confirmadas, o governo de Santa Catarina está realizando buscas para localizar o corpo de uma pessoa que desapareceu no Rio Tijucas, na cidade de Canelinha, na Grande Florianópolis.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana