conecte-se conosco


Cidades

CORONAVÍRUS: Tangará, Campo Novo e Sapezal, apresentam risco ‘muito alto’ de contaminação

Publicado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou nesta quinta-feira (02.07), o Boletim Informativo n° 116 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. O documento mostra (a partir da página 8) que 25 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Campo Verde, Tangará da Serra, Sinop, Peixoto de Azevedo, Colíder, Querência, Guarantã do Norte, Poxoréo, Marcelândia, Mirassol D’0este, Claudia, Sapezal, Jaciara, Campo Novo do Parecis, Juruena e Porto Esperidião.

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são: Barra do Garças, Vila Bela da Santíssima Trindade, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Alto Garças, General Carneiro, Rio Branco, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Nova Nazaré, Denise, Chapada dos Guimarães, Juscimeira, Feliz Natal, Nova Santa Helena, Nobres, Gaúcha do Norte, Jangada, Juara, Araputanga, Barra do Bugres, Alto Paraguai, Nova Canãa do Norte, União do Sul, Alto Taquari, Nova Xavantina, Porto Estrela, Barão de Melgaço, Cocalinho, Itaúba, Campos de Júlio, Poconé, Água Boa, Diamantino, Pontal do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Aripuanã, Porto dos Gaúchos, Acorizal, Comodoro, Lambari D’Oeste, Novo Mundo, Campinápolis, São José do Quatro Marcos, Ipiranga do Norte, São Felix do Araguaia, Dom Aquino, Santo Afonso e Ribeirãozinho.

O Governo de Estado publicou decreto restringido ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de 24 junho. O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela. Para saber mais informações clique AQUI.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT  disponíveis neste link.

 

Recomendações e cuidados

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

– Usar máscara quando sair de casa;

– Evitar aglomerações;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Cidades

Lucimar e Hazama visitam obras de revitalização de Praças no Grande Cristo

Publicado

por


.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, e o vice-prefeito José Hazama ,visitaram na manhã desta quarta-feira  (29) praças em obras e outras que serão revitalizadas no Grande Cristo Rei . As praças darão a Região uma nova visibilidade urbanística, logística,  organizacional e ocupação destes espaços públicos, que passarão a servir as comunidades para área de lazer e prática esportiva.

Durante a visita, a prefeita conversou com moradores das comunidades onde as praças serão revitalizadas, sendo as solicitações para transformar estes logradouros públicos em áreas de reuniões de famílias e para o bem estar de todos, que buscam uma vida mais saudável com a prática de exercícios.

“ O que nós queremos, para todas as nossas comunidades são espaços para lazer, e que estes espaços sejam nosso e não de vândalos, que quebram e estragam tudo.Com a pandemia, onde não podemos fazer reuniões, estes espaços servem para nós idosos fazermos nossas caminhadas em local aberto e seguro, os jovens andar de bicicleta, e os pais com crianças pequenas, sair para o banho de sol o que tira o estresse da criança, que pode correr e brincar na praça. Ficamos felizes em ver a senhora prefeita e o vice-prefeito José Hazana, com seus técnicos aqui hoje, o que nos dá a certeza que vamos ter nossa praça de volta”, disse dona Elisa Silva do bairro Vista Alegre.

Para a prefeita essa valiosa conquista das novas Praças revitalizadas trata-se de uma questão de respeito e compromisso que a Gestão têm com a população desta Região.

“ Os recursos já estão alocados, e na nossa gestão temos valorizado esta ação de recuperar Praças da Cidade, porque entendemos que são espaços importantes para utilização de todos. As Praças têm um valor histórico para cada comunidade. A degradação desses espaços  já fazem  parte do passado, vamos fazer a recuperação e modernização  e esperamos que elas  voltem a ser um ponto de encontro das pessoas para o uso comum”, disse a prefeita, alertando aos comunitários que após as obras,eles devem formar comissão para cuidar do local e estabelecer regras para o melhor uso do espaço.

O vice-prefeito José Hazama, que administra a Região do Grande Cristo Rei disse que as obras contemplam troca de piso dos locais, inclusive calçadas, meio-fio, com construção de rampa de acesso; recuperação de bancos , além da restauração daquelas que possuem, do campo de futebol , da quadra de basquete e a criação de espaço de lazer para crianças e em outras a colocação de academia ao ar livre. Também haverá poda de árvores para melhorar o ambiente e a recuperação necessária da iluminação.

“A Praça Áurea Brás, já estão com suas obras bem adiantadas, com 95% de execução, faltando pinturas e alguns reparos, com prazo de entrega em mais dez dias. Já a Praça da Vila Sadia, as obras iniciaram, e as demais que estão na programação são as dos bairros Construmat, Vista Alegre, Cohab Cristo Rei, Cohab Dom Orlando Chaves – as duas existentes no bairro serão revitalizadas, Cohab Dom Bosco e a do Parque do Lago, que haverá um Termo de Ajustamento de Conduta por parte de uma empresa junto ao Poder Judiciário, o que vai permitir a sua reforma geral. Estamos trabalhando aqui na Região do Grande Cristo Rei, em várias frentes de trabalho quer seja em melhorias da malha viária, limpeza urbana, iluminação pública e agora na recuperação de Praças, tudo para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse ele.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Projeto Sentinela já atendeu quase 8 mil pessoas nas cinco unidades da cidade

Publicado

por


.

A Prefeitura de Rondonópolis está avançando no controle e combate ao novo coronavírus e para isso destinou oito unidades de saúde da cidade com toda a equipe técnica e médica necessária para o Projeto “Sentinela”, que é dedicado ao atendimento exclusivo para pacientes com sintomas relacionados a Covid-19 e síndromes gripais. 

Desde que entrou em funcionamento no dia 25 de junho, cinco das oito unidades previstas, e já em funcionamento, realizaram juntas até esta terça-feira (28), exatos 7.940 atendimentos a pessoas que apresentavam algum dos sintomas aparentes de contaminação do Coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os números de atendimentos registrados em cada unidade, foram 1.087 atendimentos no PSF Vila Olinda; no Vila Rica realizaram 1.982, no Cidade de Deus teve 1.812, na Policlínica Itamaraty 2.079 foram atendidas e no Parque das Rosas, 980. 

É importante destacar que os horários de atendimento às pessoas com suspeita de contaminação pelo vírus é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas e das 18 às 00h. Nos fins de semanas (sábado e domingo) duas unidades sentinelas pré-selecionadas e antecipadamente divulgadas, vão atender em regime de plantão das 6 ao meio dia. 

As recomendações médicas dirigidas às pessoas que por ventura apresentarem alguns dos sintomas como febre, tosse, cansaço, dor na garganta e no corpo, diarreia, falta de paladar e de olfato, bem como, dificuldades para respirar, são que busquem atendimento e procurem de imediato uma das cinco unidades citadas.

Lembrando que nas unidades sentinelas, os atendimentos serão exclusivamente para pacientes suspeitos de Coronavírus. Nas cinco unidades em funcionamento estão sendo oferecidos serviços de triagem, exame clínico, testes rápidos e, prescrição de medicamento feita pela equipe médica, bem como, o recebimento imediato da medicação recomendada. 

A administração municipal pede a colaboração das pessoas e das comunidades locais, para que tomem todos os cuidados de distanciamento social em locais públicos e de aglomeração, evitar tocar as pessoas em filas ou outros locais, bem como e talvez o mais importante não esquecer o uso da máscara de proteção e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Quanto aos demais atendimentos de saúde normais (corriqueiros), as recomendações são para as pessoas devem se dirigir à UPA 24 horas, onde serão atendidos, triados e, se necessário encaminhados ao hospital municipal para recebimento de cuidados médicos.

Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana