conecte-se conosco


Carros e Motos

Que tal uma Ford Ranger de 350 cavalos?

Publicado


Picape Ford Ranger Raptor da Hennessey vem com itens exclusivos, como os faróis auxiliares de LED
Divulgação
Picape Ford Ranger Raptor da Hennessey vem com itens exclusivos, como os faróis auxiliares de LED

Volta e meia a famosa preparadora americana Hennessey Performance aparece com um projeto que chama atenção. Dessa vez, o alvo foi a picape Ford Ranger Raptor, que passou a receber o sobrenome VelociRaptor depois que  teve algumas modificações que incluem o motor 2.3 turbo, cuja potência saltou de 270 cv para 350 cv.

 LEIA MAIS: Ford Ranger Storm tem chegada ao Brasil confirmada para o fim de 2019

Para chegar nesse nível, o quatro cilindros da Ford Ranger
ganhou sistema dse escapamento totalmente novo, de aço inoxidável, bem como outro mapeamento da central eletrônica, que também comanda a pressão do turbo. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passou a acontecer em 6,1 segundos, um ganho de 1,3 s em relação à picape original de fábrica.

A ideia das modificações foi ternar a Ranger Raptor ainda mais ágil em todos os aspectos. Portanto, a suspensão também mudou. Entre outros componentes, ganhou nova suspensão, que deixou a picape 4 polegadas mais alta, ou seja, cerca de 10 cm.  Além disso, as rodas são de 17 polegadas de diâmetro, montadas em pneus BFG desenvolvidos especialmente para uso off-road.

LEIA MAIS:  Ford vai lançar Ranger Raptor na Argentina em meados de 2019


Ford Ranger Raptor preparada pela Hennessey ficou 6 cm mais alta e com visual ainda mais agressivo
Divulgação
Ford Ranger Raptor preparada pela Hennessey ficou 6 cm mais alta e com visual ainda mais agressivo

O visual é outro capítulo à parte. O para-choque é exclusivo e tem luzes de LED no lugar das lâmpadas convencionais e pode ter um ganho para reboque como opcional, assim como os faróis auxiliares na barra metálica apoiada na caçamba. Mas a producão da VelociRaptor, como a picape
também é conhecida, será limitada a 500 unidades. E o preço sugerido da Ford Ranger Raptor preparada pela Hennessey é de US$ 64.950.

Leia mais:  Andamos no novo Volvo V60, perua de luxo que acaba de chegar ao Brasil

Além da Ford Ranger Raptor


Hennessey Goliah 6x6 também faz parte das picapes nada discretas preparadas pela empresa norte-americana
Divulgação
Hennessey Goliah 6×6 também faz parte das picapes nada discretas preparadas pela empresa norte-americana

 Não é difícil encontrar picapes chamativas nos EUA. Além da Ranger, outro exemplo é a nada discreta Hennessey Goliath 6×6. Trata-se de uma versão preparada da Chevrovet Silverado
, feita para os cowboys do asfalto do Texas não acharem defeito.

LEIA MAIS: ord Ranger 2019 chega com redução de preço em todas as versões

As novidades nessa exótica Chevrolet Silverado já começam com a inclusão de mais um eixo traseiro, totalizando seis rodas, sendo que todas elas tracionam. Além disso, aumentaram bastante o vão livre do solo e capricharam no conjunto mecânico. O motor passou a ser um V8 6.2, de 715 cv e 93,4 kgfm de torque, números suficientes para acelerar esse monstro sobre rodas de 0 a 100  km/h em insanos 4,5 segundos.

Além de toda essa força, a preparadora que desenovolveu a Ford Ranger
VelociRaptor ainda resolveu 16 centímetros a distância livre que a picape entre o asfalto e o chão, mesmo com o peso adicional do eixo traseiro extra. Para ajudar no visual agressivo, usaram enormes pneus BF-Goodrich, feitos para enfrentar obstáculos de terra, com 37 polegadas de diâmetro e prontos para enfrentarem qualquer tipo de obstáculom seja na terra ou no asfalto. 

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Argo e Polo vão puxar a nova onde carros aventureiros

Publicado

por


Projeção antecipa detalhes de como deverá ficar o Fiat Argo Trekking,  novidade entre os carros aventureiros
Kleber Silva
Projeção antecipa detalhes de como deverá ficar o Fiat Argo Trekking, novidade entre os carros aventureiros

Depois dos SUVs, os CUVs do Fiat Argo e do Volkswagen Polo vão invadir sua praia. Eles são apenas dois dos carros aventureiros que virão por aí. Na verdade, os CUVs já existem há bastante tempo: são os Crossovers Utilities Vehichles.

LEIA MAIS: VW T-Cross vai abalar a prova dos 9 dos SUVs

A diferença é que antes os SUVs que não tinham o DNA de utilitários eram chamados de crossovers, mas agora os carros aventureiros
estão sendo “promovidos” para essa categoria. Independentemente do nome que tenham, o fato é que não passam de versões aventureiras de hatches, sedãs, peruas ou picapes que já estão no mercado.

 O Fiat Argo “CUV” ou aventureiro deverá utilizar o bom motor 1.3 Firefly e um câmbio automático de seis marchas. Já é uma boa notícia saber que ele não virá com o câmbio GSR (automatizado de embreagem simples) usado atualmente nas versões 1.3 da Fiat.


A maior distância livre do solo será uma das diferenças do Fiat Argo que fará parte dos novos carros aventureiros
Kleber Silva
A maior distância livre do solo será uma das diferenças do Fiat Argo que fará parte dos novos carros aventureiros

O projeto chama-se X6HX.  Pelo que já se sabe, o carro terá suspensão elevada em 3 cm, segundo o site Autos Segredos, chegando a bons 17,9 cm de altura do solo. Já sobre Polo “CUV” ou aventureiro não existem muitas informações, mas a Volkswagen costuma ser menos ousada do que a Fiat nesse segmento.

História dos carros aventureiros


Fiat Palio Weekend Adventure foi o primeiro integrante do segmento de carros aventureiros, a partir de 1999
Divulgação
Fiat Palio Weekend Adventure foi o primeiro integrante do segmento de carros aventureiros, a partir de 1999

 Desde que a Fiat lançou o Palio Adventure,
em 1999, esse tipo de carro faz sucesso no mercado brasileiro. O Palio Adventure foi a primeira tentativa de dar a um carro razoavelmente acessível o estilo dos precursores Volvo Cross Country e Audi Allroad, que eram muito caros.

Leia mais:  Ford terá tecnologia decomunicação do veículo através de rede de celular 5G

LEIA MAIS: Tiggo 2, 4 e 7 mostram que o rei dos SUVs ataca novamente

O Audi Allroad trazia tração 4×4 e proteção de plástico nas caixas de rodas e nos para-choques. A carroceria tinha maior distância do solo do que a de modelos normais. Os pneus eram de uso misto. Também havia bússola e inclinômetro.

 Com o Palio Adventure, a Fiat testou a fórmula em um carro com tração dianteira. Foi seguida por vários fabricantes. Mas a grande sacada foi da Ford com o EcoSport. O carro nada mais era do que um Fiesta.

Entretanto, a Ford aumentou bastante a distância do solo, introduziu os aparatos de aventura e posicionou o estepe do lado de fora do veículo. Os consumidores viram no EcoSport uma miniatura de SUV. A Volkswagen foi atrás e lançou o CrossFox,
também com o estepe do lado de fora.

LEIA MAIS:Ford Ka FreeStyle tentará repetir a história de sucesso do EcoSport

 Não demorou muito, porém, para que os estepes voltassem para dentro do carro. Isso não era um problema nos enormes SUVs, mas era para modelos compactos. Percebendo que os consumidores quase não usavam os aparatos de aventura, a Volks manteve o estepe externo no CrossFox, mas lançou outros dois carros com o estilo aventureiro (e com os estepes dentro do porta-malas): Gol Rallye e SpaceCross.


VW Gol Rallye também faz parte dos carros aventureiros que mais fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos
Divulgação
VW Gol Rallye também faz parte dos carros aventureiros que mais fizeram sucesso no Brasil nos últimos anos

 A Fiat seguiu fiel à ideia inicial. Seus carros aventureiros mantiveram os grandes protetores de caixas de roda, a bússola, o inclinômetro e o grafismo diferenciado do quadro de instrumentos. Várias outras versões Adventure surgiram, na picape Strada, no Doblò, no Idea e até no Uno (batizado de Way e não de Adventure). Depois a Fiat adotou o sistema Locker para que o carro pudesse atravessar atoleiros em linha reta.

Leia mais:  Renault Kwid com retoques nodesenho aparece antes da estreia

A Volkswagen foi em direção oposta: eliminou até as proteções de plástico das caixas de rodas, substituindo-as por uma faixa preta colada nas bordas da carroceria. O interior também foi modificado e os carros aventureiros da marca passaram a ser exatamente iguais aos demais.

 CUVs ou crossovers, eles têm bom mercado


Chery Tiggo 2 é um SUV compacto, mas também faz parte do grupo de carros aventureiros que temos no Brasil
Cauê Lira/iG Carros
Chery Tiggo 2 é um SUV compacto, mas também faz parte do grupo de carros aventureiros que temos no Brasil

 Atualmente, versões aventureiras nada mais são do que carros com visuais diferentes e com 2 cm mais altos. Às vezes, nem isso. Os carros aventureiros existem porque muitas pessoas gostam de “parecer” ter uma vida cheia de aventura, e não necessariamente porque precisam de certos equipamentos.

Nesse ponto, as chinesas JAC Motors e Caoa Chery foram até além, pois transformaram carros que eram hatches na origem no que são hoje o T40 e o Tiggo2. Tecnicamente, esses carros seriam crossovers ou CUVs, mas ganharam o status de SUVs, como tantos outros.

LEIA MAIS: Por que o Compass é o carro mais desejado do Brasil

 Os números desse mercado de carros aventureiros
nunca são abertos pelas montadoras. Eventualmente, uma ou outra divulga um esboço do ranking. Mas é um mercado de 400 a 600 carros/mês para os líderes, como o Chevrolet Onix Active, o Hyundai HB20X e o Renault Sandero Stepway. É nesse jogo que a Fiat e Volkswagen vão entrar com os “CUVs” do Argo e do Polo.

Projeções: Kleber Pinho da Silva

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Carros e Motos

Primeiro SUV elétrico da Audi está pronto para ganhar as ruas

Publicado

por

A marca das quatro argolas apresentou aquele que será o seu quinto automóvel elétrico de produção, o Audi Q4 e-tron concept. Trata-se de um SUV compacto, com lançamento marcado para 2020 e que se vai situar abaixo do já conhecido Audi E-tron.

LEIA MAIS: Longe do Brasil, Renault Clio renovado é líder de vendas

A fabricante definiu o lançamento de 12 automóveis totalmente elétricos até 2025 como um dos seus grandes objetivos e o Audi Q4
e-tron é o próximo nome nesta lista. Montado sobre a plataforma modular MEB do grupo VW, este SUV eléctrico tem 4,59 metros de comprimento, 1.90 metros de largura e 1,61 metros de altura, ao passo que a distância entre eixos é de generosos 2,77 metros.

Como acontece com o Audi e-tron, este Q4 e-tron concept conta com dois motores eléctricos (um por eixo) que oferecem uma potência combinada de 301 cavalos. Este sistema é alimentado por uma bateria que garante autonomia de 450 quilômetros. Sistema de tração é o Quattro da Audi.

LEIA MAIS: VW T-Cross: o primeiro SUV compacto da marca finalmente está aqui

Um dos trunfos do novo modelo é a plataforma MEB, desenvolvida pela Volkswagen para o seu I.D. Neo, veículo agendado para o início de 2020, que depois irá servir para uma série de outros modelos do grupo. Fabricada exclusivamente em aço, para ser mais simples de construir e posteriormente de reparar, além de mais barata do que o alumínio, a MEB vai permitir que o Q4 e-tron surja com versões com apenas tração atrás, mas igualmente com sistema 4×4, quando equipado com um segundo motor eléctrico montado no eixo dianteiro.

Leia mais:  Renault Kwid com retoques nodesenho aparece antes da estreia

As baterias do Audi Q4


Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante
Divulgação
Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante

Quanto às baterias para o Q4 e-tron, o segredo ainda é total, sabendo-se contudo que a plataforma MEB permite montar várias capacidades de acumuladores, tendo a menor 48 kWh e a maior 80 kWh, pelo menos para um veículo com a distância entre eixos do I.D. Neo
. Neste modelo da  Volkswagen
, estes packs de baterias permitem antecipar autonomias entre 330 km e 550 km.

LEIA MAIS: Shelby GT500: o Mustang mais potente da história

O primeiro modelo elétrico da marca, além do Audi Q4
, foi o E-tron, que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, começa a ser vendido na Europa este ano e em seguida também chegará ao Brasil. A Audi ainda não confirma, mas o E-Tron deverá aparecer por aqui ainda neste ano.

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana