terça, 10 de dezembro de 2024
Connect with us


Cidade

Protesto contra pedágio antecipa acirramento para pleito de 2020

Publicado em

O recente protesto realizado no último dia 20 em Tangará da Serra contra as privatizações dos trechos de rodovias Itanorte-Jangada e MT-480 representou bem mais que o descontentamento do município com a situação das estradas estaduais. O movimento expôs a existência de pelo menos quatro correntes políticas que deverão medir forças no próximo pleito municipal, em outubro de 2020.

Movimento mostrou com nitidez a existência de pelo menos quatro correntes políticas que deverão medir forças nas eleições municipais de 2020

Movimento mostrou com nitidez a existência de pelo menos quatro correntes políticas que deverão medir forças nas eleições municipais de 2020

Um dos organizadores do protesto no trevo da melancia, o advogado Jean Michel Sanches Piccoli, é um dos líderes do Movimento Direita em Ação (MDA) e do Partido Social Liberal (PSL), legenda do presidente eleito Jair Bolsonaro, da senadora eleita por Mato Grosso Selma Arruda e do deputado federal eleito Nelson Barbudo. O partido surge como uma nova força em todo o país – especialmente em Mato Grosso, onde o apoio a Bolsonaro foi esmagador, com mais de 66% dos votos válidos no segundo turno – e nos próximos dias realizará um ato de filiação em massa na cidade.

Em artigo sobre o protesto publicado no site www.odiariodopovo.com.br, Jean Piccoli criticou o prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB) por não ter comparecido e nem ter enviado representante ao protesto no trevo da melancia. As críticas de Piccoli foram extensivas aos deputados estaduais Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD) e, ainda, ao presidente do Sindicato Rural, Vanderlei Reck Júnior, que (teoricamente) teria de representar a classe produtora no movimento, uma vez que as privatizações refletirão diretamente no setor produtivo.

Críticas à parte, o prefeito já havia manifestado seu apoio ao movimento e estava em viagem a Brasília no dia do bloqueio. Já Wagner Ramos, segundo informações, manifestou-se favorável ao movimento em pronunciamento na Assembleia Legislativa.

Outra ausência sentida foi a do deputado estadual eleito pelo MDB, Dr. João, e da Câmara Municipal. Apesar do convite para participar da manifestação, nenhum vereador marcou presença no bloqueio. No dia seguinte, porém, uma moção de protesto contra a privatização – de autoria do vereador Rogério Silva (MDB) – foi acolhida pelo presidente do Legislativo, Hélio Schwaab, e aprovada em plenário por unanimidade.

Ambiente demarcado

A manifestação de Piccoli e as ausências por ele citadas demarcam o ambiente que se desenha em Tangará da Serra e antecipa um acirramento inédito para as eleições municipais de 2020.

Neste tabuleiro político as peças já estão posicionadas: o PSL de Bolsonaro e Piccoli, o MDB de Fábio Junqueira e Dr. João, o PSDB de Saturnino e Vander Masson e o PSD de Wagner Ramos e Reck Junior. Ou seja, sairão destas vertentes as candidaturas majoritárias do próximo pleito.

Se a disputa pela sucessão no Executivo Municipal já se anuncia como acirrada, a concorrência pelas cadeiras na Câmara Municipal também será intensa, possivelmente com um índice de renovação bem acima dos registrados nos pleitos anteriores.

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço

Published

on

O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.

A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.

Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.

O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.

Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.

Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19

Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana