conecte-se conosco


Cidades

Proposta proíbe unidade do SUS de negar atendimento a usuário de outro município

Publicado


O Projeto de Lei 4666/20 proíbe postos de saúde e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de negarem atendimento a usuários vindos de outros municípios. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto foi apresentado pelo deputado Walter Alves (MDB-RN) e altera a Lei Orgânica da Saúde.

“Com o argumento de que parte do financiamento tem como base os moradores de uma região, é comum que pessoas de outras cidades sejam atendidas apenas em casos de urgência”, explica Alves. Para ele, esse tipo de situação é contrária aos princípios legais da universalidade e da igualdade do SUS.

Para evitar o argumento do financiamento, a proposta garante a compensação financeira do posto ou hospital pelo atendimento de usuários de outra rede.

Fonte: AMM

Comentários Facebook

Cidades

Mato Grosso registra 134.555 casos e 3.693 óbitos por Covid-19

Publicado

por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (15.10), 134.555 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 3.693 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 691 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 134.555 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 15.000 estão em isolamento domiciliar e 115.259 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 197 internações em UTIs públicas e 218 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 49,25% para UTIs adulto e em 25% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (26.421), Rondonópolis (9.676), Várzea Grande (9.629), Sinop (6.171), Sorriso (6.034), Lucas do Rio Verde (5.792), Tangará da Serra (5.397), Primavera do Leste (4.616), Cáceres (3.310) e Campo Novo do Parecis (2.832).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 108.112 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 468 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na última terça-feira (13), o Governo Federal confirmou o total de 5.140.863 casos da Covid-19 no Brasil e 151.747 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 150.998 óbitos e 5.113.628 confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de quinta-feira (15).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

DOWNLOAD 

  1. Painel Epidemiológico 221
Fonte: AMM

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

PM de Sapezal apreende mais de 26 Kg de cocaína em veículo na BR-364

Publicado

Crédito: ESerras

A Polícia Militar de Sapezal efetuou na manhã desta quarta-feira (15) a apreensão de 25 tabletes de substância análoga a cocaína, pesando pouco mais de 26,5 Kg.

De acordo com informações do Boletim de Ocorrência, a 6ª Companhia da PM de Sapezal recebeu denúncia anônima de que um veículo Corolla de cor prata, que seguia sentido Comodoro a Sapezal, estaria realizando o transporte dos entorpecentes.

De posse das informações, os policiais formaram dois bloqueios em trechos da BR-364. Em um deles, o veículo foi abordado. Na checagem, a droga foi localizada. Além dos tabletes, folhas de coca também foram encontradas em compartimento secreto situado atrás do encosto do banco traseiro do carro, que também foi apreendido.

O condutor, um homem, foi detido em flagrante e levado para a delegacia de polícia da cidade. Possivelmente ele responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte: Tangará em Foco

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana