sexta, 07 de novembro de 2025
Connect with us


Política MT

Proposta cria auxílio para que famílias de baixa renda tenham acesso a gás de cozinha

Publicado em


Foto: Marcos Lopes

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) a proposta de criação do Auxílio Social do Gás visando assegurar a distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o popular “gás de cozinha”, para famílias em situação de vulnerabilidade. O Projeto de Lei 702/2021 foi apresentado pelo deputado Xuxu Dal Molin (PSC), na sessão plenária de quarta-feira (11).

 O texto prevê a transferência bimestral de auxílio financeiro correspondente ao valor praticado sobre os botijões de 13 a 15 quilogramas, conforme apurado mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

O PL também contempla idosos com idade igual ou superior a 65 anos, além de pessoas com deficiência que recebem o Benefício de prestação Continuada (BPC).

Para ter acesso ao auxílio, as famílias interessadas precisam preencher alguns requisitos, entre eles: inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), com renda familiar mensal per capita menor e/ou igual a meio salário mínimo ou, ainda, que tenha como responsável segurado facultativo com renda própria que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico em sua própria residência, desde que pertencente à família de baixa renda.

“O Auxílio Social do Gás poderá ser percebido cumulativamente com outros programas sociais de transferência de renda dos governos federal, estadual, distrital e municipal, exceto no caso de benefício com idêntica finalidade, assegurado o direito de opção pelo benefício de maio valor”, preceitua o parágrafo único da lei.

Aumento exacerbado – Dados da ANP, revelam que o gás de cozinha sofreu seis reajustes somente no primeiro semestre deste ano. Segundo especialistas, o aumento exacerbado é reflexo da mudança da política de preços adotada Petrobrás.

A agência aponta ainda que o valor do botijão de 13 kg varia entre R$ 95 e R$ 135, sendo o maior preço registrado no município de Sorriso.

Insegurança Alimentar – Ao apresentar o projeto de lei, o autor citou o aumento da insegurança alimentar causada pelo advento da pandemia de covid-19. “Cuiabá ficou nacionalmente conhecida pelas filas de pessoas esperando a doação de ossinhos em frente a um açougue. Não podemos permitir que cenas como essas voltem a se repetir. Quem tem fome não espera, sendo assim, conto com o apoio do Parlamento para que essa propositura seja aprovada de forma célere”, justifica Xuxu Dal Molin.

Fonte: ALMT

Política MT

Prefeito Eduardo Sanches é destaque na TV Senado ao lado do senador Wellington Fagundes

Published

on

O prefeito em exercício de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, participou nesta terça-feira (02) de entrevista na TV Senado, em Brasília, ao lado do senador Wellington Fagundes (PL). Na ocasião, Eduardo apresentou os principais avanços obtidos nestes 15 dias à frente do Executivo Municipal e reforçou a busca por parcerias para novos investimentos na cidade.

Entre os destaques da gestão neste período estão: Buscando o estudo de viabilidade da concessão de hangares no Aeroporto Municipal; Acompanhando a finalização do projeto de pavimentação da estrada do Ararao – 10km; A assinatura do decreto que autoriza a execução das obras da Avenida Tancredo Neves.

Durante a entrevista, Eduardo Sanches ressaltou ainda a importância do apoio do senador Wellington Fagundes para garantir investimentos em saúde, com foco na ampliação da cobertura da atenção básica ,além de recursos para a regularização fundiária, que poderá beneficiar mais de 5 mil famílias em Tangará da Serra.

“Foi uma oportunidade muito importante de apresentar o trabalho que estamos realizando e buscar apoio para os projetos que vão transformar a vida da nossa população. Agradeço ao prefeito Vander Masson pela confiança e ao senador Wellington pela parceria que está se consolidando”, destacou o prefeito em exercício.

Continue Reading

Política MT

Mauro Mendes lidera disputa ao Senado com 37,9% das intenções de voto

Published

on

O governador Mauro Mendes (União Brasil) aparece na frente da disputa pelo Senado em Mato Grosso, nas eleições de 2026, no levantamento do IPCM Pesquisas, divulgado na terça-feira (26). No cenário estimulado, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Mendes lidera com 37,9% das intenções de voto.

Em seguida, aparecem Janaina Riva (MDB), com 19,3%, José Medeiros (PL) com 7%, Jayme Campos (União) com 5,4%, Carlos Fávaro (PSD) com 4,2%, Margareth Buzetti (PSD) com 3%, Pedro Taques (SD) com 2,6% e Antônio Galvan (PL) com 2%. Eleitores indecisos somam 15,5%, enquanto 2,2% disseram votar nulo ou branco e 0,7% não responderam.

Na modalidade espontânea, quando os entrevistados citam nomes livremente, sem lista de candidatos, Mauro Mendes também lidera com 10,9%.

Janaina Riva aparece em seguida, com 3,6%, e José Medeiros com 1,8%. Na sequência estão Carlos Fávaro (1,2%), Jayme Campos (0,8%), Margareth Buzetti (0,7%), Antônio Galvan (0,6%) e Pedro Taques (0,5%). Nesse cenário, 74% dos eleitores se disseram indecisos, 1,6% optaram por nulo ou branco e 4,2% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores, margem de erro de 2,8 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Por ainda não ser ano eleitoral, não há necessidade de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana