sexta, 19 de abril de 2024
Connect with us


Cidades

Projetos elaborados pela AMM garantem investimentos para os municípios

Publicado em


A elaboração de projetos, um dos principais serviços prestados pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, garante economia aos cofres públicos e investimentos em setores estratégicos. De janeiro a setembro, as prefeituras de Mato Grosso economizaram R$ 12,2 milhões com os projetos elaborados pela instituição, por meio da Central de Projetos. Nesse período, a equipe concluiu 519 projetos e dezenas estão em elaboração. O orçamento das obras está estimado em R$ 411 milhões, de acordo com levantamento da equipe, que visitou 97 municípios em várias regiões de Mato Grosso em 2021.   

O presidente da AMM,  Neurilan Fraga, disse que os profissionais estão preparados para atender os municípios em suas demandas, visando viabilizar oportunidades de investimentos e melhoria da infraestrutura local.  “Além de assegurar economia para os cofres públicos, o trabalho viabiliza obras de infraestrutura urbana para atender a coletividade, por meio da pavimentação, construção e reforma de escolas, hospitais, pontes, redes de abastecimento de água, entre outras obras”, assinalou.

Para ampliar o atendimento às prefeituras, este ano a instituição investiu em outros serviços, criando novos núcleos de trabalho visando elaborar projetos para a instalação de sistema de geração de energia solar e para a implantação de pontes de concreto e substituição de pontes de madeira.

A equipe também trabalha em parceria com órgãos estaduais para debater procedimentos técnicos. Em maio, engenheiros da AMM e da Secretaria de Estado de Educação se reuniram para discutir o alinhamento de diretrizes técnicas relacionadas aos projetos financiados com recursos estaduais e elaborados de acordo com padrão normativo estabelecido pela Secretaria. A AMM elaborou e entregou à Seduc, em maio, 19 projetos para avaliação e aprovação, provenientes de convênio firmado entre  municípios e o Governo do Estado para a construção de quadras poliesportivas e reforma de unidades escolares. Alinhamento semelhante já foi estabelecido com outras secretarias estaduais para agilizar a tramitação dos projetos, sempre de acordo com normas técnicas preconizadas pelos órgãos estaduais.

O trabalho é realizado por cerca de 60 profissionais entre engenheiros, arquitetos, projetistas, cadistas e estagiários. A equipe é liderada pela coordenadora da Central de Projetos, Monique Godoi. Mensalmente diversos projetos são elaborados para atender demandas em áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura Urbana, Saneamento, Meio Ambiente, Esporte, Lazer, Turismo, Agroindústria, Social, entre outros. Os trabalhos são desenvolvidos por meio de visitas e levantamento in loco, além de atendimentos na AMM.

A elaboração dos projetos é iniciada após o município apresentar os documentos previamente estabelecidos em checklist (disponibilizado pela equipe), onde são solicitadas informações, estudos e levantamentos da área que passará por intervenção.

Fonte: AMM

Cidades

Homem que matou esposa em Diamantino e deixou corpo trancado em casa com os filhos é preso no Pará

Published

on

A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira, 19, na cidade de Rurópolis no estado do Pará, José Édson Douglas Galdino Santos, foragido da justiça acusado de ter cometido crime de feminicídio na cidade de Diamantino contra sua companheira Lorrane Cristina Silva de Lima, de 23 anos, com quem morava há 3 semanas somente.

José Edson de 25 anos foi preso na rodoviária da cidade depois de um intenso trabalho de buscas via GPS por conta da tornozeleira que este usava por estar cumprindo pena por perseguição contra uma ex-namorada que pediu medida protetiva contra ele.

Segundo o perito da POLITEC de Nova Mutum, Rafael Leôncio, a vítima foi encontrada morta depois que parentes dela acionaram a polícia, pois José se negava a autorizar a entrada da família na residência. Com a chegada da polícia detectou-se que a jovem Lorrane estava morta em cima de uma cama coberta com um lençol e as crianças há dois dias alimentavam-se apenas de suco e assistiam desenho animado na TV sem saber que a mãe estava morta. Para eles, Lorrane estava dormindo porque era isto que José Edson havia dito a eles.

Segundo o perito, o corpo de Lorrane tinha sinais de que sofreu violência sexual antes e depois de ser assassinada pelo companheiro.

Já se sabe que o homicida teria desbloqueado o celular de Lorrane com a digital dela depois de matá-la e esse inclusive teria sido o motivo do crime, pois ela se negava a autorizar que ele mexesse em seu celular.

Fonte: Powermix

Continue Reading

Cidades

Marido mata mulher e tranca corpo com filhos em casa em Diamantino

Published

on

Lorrane Cristina Silva de Lima de 23 anos é mais uma vítima de feminicídio, ela foi morta a facadas pelo marido no final da tarde de quarta-feira, 13, no bairro Pedregal, em Diamantino (152 km de Tangará da Serra). O corpo dela foi encontrado em casa junto com os dois filhos menores de idade que acreditavam que ela estava dormindo.

Segundo informações, a Polícia Militar recebeu uma denúncia às 18h30 dizendo que duas crianças estavam trancadas em uma casa. Ao chegar no local, o fato foi constatado.

Em contato com os menores, os mesmos disseram que não teriam como abrir a porta, pois estavam sem chave e a mãe estava dormindo e o padrasto havia saído para comprar remédio.

De imediato os militares pularam o muram e sentiram um forte odor, eles entraram nos cômodos e encontraram Lorrane morta em estado de decomposição ao lado de faca.

O local foi isolado para trabalho da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e as crianças entregues ao Conselho Tutelar. O suspeito do crime é o marido da vítima, identificado como José Edson, ele está foragido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Gazeta Digital

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana