Mato Grosso
Projeto Renascer emprega 51 reeducandos em atividades laborais
Publicado
28 de janeiro de 2019 - 20:28Desenvolvido no Centro de Ressocialização de Sorriso, o Projeto Renascer emprega atualmente 51 reeducandos em diversas atividades laborais, entre elas a marcenaria, onde são produzidas, em média, 40 peças de móveis rústicos ao mês.
Na marcenaria, que foi ampliada no último ano, 30 reeducandos trabalham na fabricação de móveis, brinquedos e objetos para jardins. A matéria-prima para a produção vem de doações de instituições e de outros parceiros do município.
“O que arrecadamos na venda dos móveis e objetos vai uma parte para os reeducandos e outra para a compra de insumos. Com isso, ofertamos um trabalho aos reeducandos que podem se qualificar e ter uma atividade profissional quando saírem daqui”, explica o diretor da unidade prisional, Enilson Castro.
Quem deseja adquirir os móveis pode procurar a unidade prisional, localizada na Rua São Cristóvão, bairro Jardim Califórnia. A marcenaria também trabalha com móveis sob encomenda.
Capacitação profissional
No ano passado, por meio de parcerias com instituições do município, o Centro de Ressocialização ofertou seis cursos de qualificação aos recuperandos. Em média, 15 participaram de cada curso: Confecção de bonecas de pano; reaproveitamento de madeira; revestimento em cerâmica; pintura predial; libras e classificação de grãos que foram ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) prisional, Prefeitura de Sorriso, Senar e Senai-MT.
O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, destaca a importância dos cursos de qualificação no processo de ressocialização. “Com um curso que o qualifica em uma atividade, o reeducando tem melhores chances de conseguir um emprego remunerado quando sai da unidade prisional, o que possibilita sua reinserção ao meio social”.
A qualificação dos reeducandos também se reverte na manutenção da unidade prisional. Reparos e manutenções nas instalações prediais, elétrica e hidráulica são feitos por eles, desonerando os custos para o poder público.
“Proporcionando qualificação damos oportunidade para que o reeducando se ocupe enquanto está aqui dentro e possibilitamos que ele adquira uma formação que poderá ser aproveitada dignamente quando sair daqui. E a parceria das instituições, que ofertam todos os cursos e materiais, é fundamental para conseguirmos essas qualificações”, observa Castro.

Mato Grosso
Pesquisa da Unemat avalia efeito da variação de temperatura sobre a pressão arterial
Publicado
9 de dezembro de 2019 - 00:20Quando a enfermeira nefrologista Shaiana Vilella Hartwig fez a revisão bibliográfica para a sua tese de doutorado, “Fatores Meteorológicos e as alterações na pressão arterial e laboratorial dos pacientes em hemodiálise no Pantanal Mato-Grossense”, descobriu que não havia quantificação do efeito da temperatura sobre a pressão arterial dos pacientes em hemodiálise e, consequentemente, para pessoas em hemodiálise em clima tropical, como é o caso do Brasil.
A pesquisadora constatou que outras variáveis clínicas também influenciam na pressão arterial, e esses dados serviram de ajuste para descobrir o efeito da temperatura.
Shaiana é professora no curso de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, e leciona disciplinas de Epidemiologia, Saúde do Trabalhador, Bioestatística e Evolução do Trabalho em Enfermagem e ainda é membro do projeto Mudanças Climáticas e Saúde Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O efeito encontrado por ela aponta que “para o aumento de cada 1ºC na temperatura média externa, diminui em 0,73 mmHg (milímetro de mercúrio) a pressão arterial sistólica e 0,28 mmHg a pressão diastólica e o inverso também é verdadeiro. Se a temperatura diminuir 1ºC, aumentará 0,73 mmHg de pressão arterial sistólica e 0,28 mmHg na diastólica”.
Quer dizer, a cada 1 grau que a temperatura ambiente externa esquenta, a pressão arterial do indivíduo se torna mais baixa e a cada 1 grau que a temperatura esfria, a pressão arterial do indivíduo se torna mais alta.
Segundo a pesquisadora, a determinação do efeito da temperatura ambiente em graus sobre a pressão arterial dos pacientes em hemodiálise passa a oferecer aos profissionais de saúde referência para o controle da mudança da pressão arterial em função da temperatura.
E o quadro piora quando se leva em conta que a maior dificuldade no tratamento do paciente em hemodiálise é o controle da pressão arterial, e devido às mudanças climáticas a temperatura do ar está aumentando de uma maneira jamais vista. As variações de temperatura diárias são em média de 5 a 9 ºC em países de clima tropical.
Em Cáceres e nos outros municípios do bioma Pantanal a amplitude térmica é ainda maior, variando na média de 9,7ºC em um único dia, podendo chegar à máxima de 17°C de variação.
De acordo com a pesquisadora, o perigo mora nessas oscilações de temperatura. “Para pacientes em hemodiálise as alterações de pressão, tanto para alta como para baixa, são prejudiciais, por conta da sobrecarga cardíaca, o que pode levar a internações e à morte”, explicou Shaiana, que também ressaltou a importância de que sejam tomadas medidas de controle climático.
Ela aconselha atenção e cuidados junto aos pacientes renais crônicos em hemodiálise para mudanças na temperatura. “É importante controlar mudanças bruscas, manter o paciente aquecido nos dias frios e controlar a temperatura interna do ambiente nos dias de calor”, esclareceu Shaiana.
Hemodiálise
Mato Grosso
PM prende seis suspeitos e frustra roubo a motorista por aplicativo
Publicado
9 de dezembro de 2019 - 00:20Policiais do Grupo de Apoio (Gap) do 4º Batalhão de Polícia Militar prenderam quatro adultos e apreenderam dois adolescentes de 17 anos por suspeita de envolvimento em um plano para assaltar um motorista de transporte de passageiros por meio de aplicativo. A ocorrência foi atendida na Avenida Ulisses Pompeu de Campos, uma das principais vias da área central de Várzea Grande, por volta de 14h deste sábado (07.12).
Os militares abordaram um VW Voyage preto que passava pela avenida. Dentro do veículo estava o motorista, de 45 anos, e três passageiros. Com um dos passageiros, os policiais encontraram um pedaço de cano PVC revestido com fita isolante.
Ao serem questionados, os três passageiros confessaram que iriam até uma localidade perto de uma escola, também na área central, e que lá renderiam o motorista para roubar o veículo, que seria levado para uma casa no bairro Nossa Senhora da Guia.
No endereço apontado a PM encontrou duas mulheres e um homem. Uma das mulheres, identificada como C.L.S. (23 anos), disse ter aceitado drogas para receber um carro roubado.
Um homem, com quem ela disse ter negociado, chegou a ligar várias vezes para o celular da suspeita, durante o andamento da ocorrência. Ele foi identificado, porém, ainda não foi preso.
Os outros presos e levados para a Central de Flagrantes de Várzea Grande foram A.G.S. (23), J.G.A.A. (19), W.B.C. (18). Também foram apreendidos C.O. e G.J.A., ambos de 17 anos.

Pesquisa da Unemat avalia efeito da variação de temperatura sobre a pressão arterial

PM prende seis suspeitos e frustra roubo a motorista por aplicativo

Moro desiste de mudanças no pacote anticrime no Senado

Doria discute o novo PSDB com Fernando Henrique Cardoso

Metade do País avalia combate à corrupção de Bolsonaro como ruim ou péssimo
Polícia


Trio é preso com moto e caminhonete roubadas na zona rural de Barra do Bugres
Três jovens de 22, 26 e 27 anos foram presos na manhã deste domingo (08) por volta das 09h00, na...


Motociclistas se “exibem”em Posto e um acaba preso por direção perigosa em Barra do Bugres; Vídeo
Um jovem com identidade não divulgada foi preso na manhã deste domingo (08) na Avenida Marechal Rondon, em um posto...


Operação combate crimes de roubo, furto e tráfico de drogas em Arenápolis
Assessoria | PJC-MT Uma operação integrada com objetivo de combater a criminalidade, em especial ocorrências de roubos, furtos e tráfico...
Mato Grosso


Pesquisa da Unemat avalia efeito da variação de temperatura sobre a pressão arterial
Considerada a epidemia do milênio, a doença renal crônica tem como principais causas a pressão arterial alta e a diabetes....


PM prende seis suspeitos e frustra roubo a motorista por aplicativo
Policiais do Grupo de Apoio (Gap) do 4º Batalhão de Polícia Militar prenderam quatro adultos e apreenderam dois adolescentes de...


Setasc apoia municípios que executam e fortalecem serviços de bem estar à população
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, tem trabalhado...

Política MT


Delegado Claudinei destina R$ 2 mi de emendas livres à PJC/MT
Deputado Claudinei entrega cópia da emenda de R$ 2 milhões que destinou à PJC Foto: SANDRA LUCIA RODRIGUES COSTA Ratificando...


Coordenadoria Militar da Assembleia arrecada brinquedos e alimentos para doação
Foto: Helder Faria A Coordenadoria Militar da Assembleia Legislativa faz parte da campanha “Operação Natal Feliz”, promovida pela Polícia Militar...


Após decisão do governador de Mato Grosso, deputado alerta sobre a criação de um plano de estado
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram nesta semana o Projeto de Lei Complementar 92/2019, que...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra4 de dezembro de 2019 - 10:11
Tangaraense é “flagrado” dando seta no Bairro Vila Alta
-
Tangará da Serra2 de dezembro de 2019 - 10:31
Guarda Municipal multa clientes em estacionamento de supermercado e gera polêmica em Tangará da Serra
-
Cidade2 de dezembro de 2019 - 15:14
Acidente entre moto e carro é registrado em semáforo da Vila Goiás
-
Saúde3 de dezembro de 2019 - 11:39
Quase 50 novos casos de HIV são diagnosticados em Tangará da Serra em 2019
-
Mato Grosso2 de dezembro de 2019 - 07:54
Criança agredida pelo namorado da mãe em Juína, morre após dias internado em Várzea Grande
-
Nacional2 de dezembro de 2019 - 18:20
Polícia investiga afogamento e mortes de trigêmeos em rio
-
Polícia3 de dezembro de 2019 - 09:23
Homem que espancou a ex-mulher é procurado pela polícia em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra2 de dezembro de 2019 - 08:31
Homem morre após colisão entre caminhonete e moto na MT-480 em Tangará da Serra