Cidade
Projeto prevê abertura de 40 vagas para curso de técnico em agropecuária em Nova Ubiratã
Um projeto desenvolvido para fomentar a agricultura familiar de Nova Ubiratã está em fase de avaliação na Fundação do Banco do Brasil.
Caso seja selecionado, o município ofertará 40 vagas para o curso de técnico em agropecuária, com duração de 2 anos, e previsão para início em julho de 2020.
Entre os critérios avaliados pela Fundação do Banco do Brasil estão a coerência do projeto, adequação da proposta ao edital, o índice de desenvolvimento humano do município e a aceitação popular que pode ser aferida pelo número de visualizações de um vídeo divulgado, nesta semana, pelos organizadores do projeto (Veja AQUI).
Em 2019, uma iniciativa semelhante viabilizou R$ 400 mil em recursos para a implantação do primeiro viveiro coletivo do município.
Desenvolvido e inscrito pelo Núcleo de Projetos de Nova Ubiratã (Projetar), o Projeto de Inclusão Socioprodutiva também conta com apoio da Prefeitura Municipal, Agência de Desenvolvimento do Norte e Médio Norte de Mato Grosso (Agelider), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), este última responsável pela contratação e cedência de professores com graduação em mestrado e doutorado para ministrarem o curso.
O projeto ainda prevê a aquisição de um veículo Fiat Uno. O automóvel será utilizado, por serviços da Empaer, para atendimento técnico em pequenas propriedades rurais do município.
De acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Sustentável (Conredes) e membro da diretoria da Agelider, Bruno Becker, a vinda do projeto para Nova Ubiratã começou a ser discutido em 2019.
Naquele mesmo ano, pesquisadores do IFMT visitaram o município para conhecer as potencialidades agrícolas e o modelo de gestão adotado nas cerca de 1,2 mil pequenas propriedades rurais, sendo 950 delas situadas em quatro assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
“Na oportunidade foi comprovado a necessidade de cursos que visem a qualificação não só dos trabalhadores, mas também dos filhos e donos dessas pequenas propriedades rurais”, assinala Becker.
“O projeto visa proporcionar a esses agricultores sua efetiva participação na economia local por meio da qualificação profissional, da assistência técnica e da integração de produção dessas pequenas propriedades as cadeias produtivas da região”, complementa o professor Claudir Von Dentz, diretor do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Sorriso, e responsável pela coordenação pedagógica do Projeto de Inclusão Socioprodutiva.
Para o prefeito do município, Valdenir José dos Santos, a iniciativa vem de encontro com os esforços da Administração Municipal em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores da zona rural.
“Somos o segundo maior produtor de grãos do Estado e quinto maior produtor do país. No entanto, para continuarmos sendo uma referência no setor produtivo precisamos estimular o desenvolvimento da agricultura familiar e são através de projetos dessa natureza que consequiremos alcançar nosso objetivo", enaltece o gestor.
Formação técnica
Em 2018, uma parceria firmada entre a Administração Municipal e a Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Lucas do Rio Verde (Secitec), possibilitou a formação de quinze alunos dos cursos técnicos em agropecuária e em administração.
Com a abertura de 40 novas vagas, a Administração Municipal espera reduzir o déficit de mão de obra qualificada e, paralelamente a isso, estimular o aumento da produção agrícola da região.
Cidade
Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda
O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.
Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).
O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.
O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
Assessoria de Imprensa
Cidade
Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço
O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.
A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.
Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.
O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.
Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.
Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19
Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.
Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Presidente do Sindicato Rural de Tangará anuncia edição da Exposerra em 2025
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 dia atrás
Menores que gravaram tortura com mangueira de botijão são apreendidos em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades7 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Veículo roubado é recuperado em operação da Força Tática no Córrego das Pedras