conecte-se conosco


Mato Grosso

Projeto premiado em edital de Literatura oferece oficina de teatro de sombras para professores

Publicado


Mais uma ação premiada no edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-Grossense vai ajudar na democratização do acesso ao universo da literatura no Estado. Contemplado na categoria Contador de Histórias na seleção pública da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o projeto Sombreando Lendas oferece curso de teatro de sombras como ferramenta para contar histórias em salas de aula.

Contando Histórias na Sombra com o Grupo Penumbra é o nome da oficina online direcionada a professores das cidades de Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande. Com carga horária total de 15 horas, a qualificação começa no dia 30 de novembro e prossegue até 09 de dezembro, em dias não consecutivos, das 19h às 21h.  

As inscrições são gratuitas por meio de formulário online (link AQUI) e estarão abertas até o próximo sábado (28.11) ou até o preenchimento das vagas.

Para a diretora e produtora do Grupo Penumbra, Juliana Graziela, o teatro de sombras possibilitará a diversificação das aulas, tornando-as mais atrativas.

“Propomos essa oficina para abordar o teatro de sombras como ferramenta potente e criativa de estímulo em salas de aula. Por meio de sombras, os educadores podem contar histórias e também provocar seus alunos a contarem e criarem as suas próprias”, explica.

Além da qualificação, o projeto compreende ainda a exibição online da peça “Sombreando Lendas” e uma live que contarão com intérprete de libras. Prevista para dezembro, a peça usa a contação de histórias e as sombras para conduzir o espectador a viajar pelo universo das lendas de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil. Trata-se de um teatro de sombra contemporâneo, em que figuras recortadas são projetadas numa junção com próteses corporais e sons. 

Serviço

Oficina online “Contando Histórias na Sombra com o Grupo Penumbra”

Público: Professores das cidades de Sapezal, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Várzea Grande

Período oficina: 30/11, 01, 02, 03, 04, 07, 08 e 09/12, 19h às 21h 

Período de inscrição: 26 a 28 de novembro

Formulário de inscrição: AQUI

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso recebe 11 mil doses da CoronaVac nesta segunda-feira (25)

Publicado

por


A segunda remessa da vacina CoronaVac chegará em Mato Grosso às 16h35 desta segunda-feira (25.01) no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. De acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, essas doses contemplarão exclusivamente trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

Diferentemente da primeira remessa – em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com 2 doses para cada -, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação. 

A remessa com as unidades da segunda dose será encaminhada posteriormente pelo próprio Ministério da Saúde. Para a CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Atribuição no Liceu Cuiabano termina nesta segunda (25); 3ª etapa será no Cesário Neto

Publicado

por


A atribuição (escolha de cargo ou aulas que o professor irá lecionar no ano letivo de 2021), etapa Assessoria Pedagógica, foi marcada pela tranquilidade e respeito às normas de biossegurança nesta segunda-feira (25.01), na Escola Estadual Liceu Cuiabano, em Cuiabá. Os professores aguardavam nos corredores obedecendo ao distanciamento e uso de máscara de proteção individual. À disposição de todos, álcool gel.

Foram atribuídas aulas para professores de geografia, história, biologia, filosofia, física, química, ciências da natureza e língua portuguesa. As disciplinas foram distribuídas por sala de aula na unidade escolar. Com isso, houve o distanciamento ideal. No corredor, enquanto aguardavam, os professores também respeitaram o distanciamento com o espaçamento das carteiras.

O professor de geografia Lucas Alves Vaz aguardava para ser lotado em alguma escola da capital e elogiou o trabalho de atendimento. “Hoje está tranquilo. Fui bem atendido, com medição de temperatura, disponibilidade de álcool gel. Agora é aguardar ser chamado”.

Quem também gostou do atendimento foi o professor de física Edemar Hiller que conseguiu aulas livres na EE João Crisóstomo, no bairro Doutor Fábio. “Não houve tumulto. Todos respeitaram o distanciamento e principalmente a ordem de classificação”, assinala.

Segundo o assessor pedagógico Alex Rufino, os trabalhos são desenvolvidos conforme o planejado, respeitando não só a ordem de classificação, como toda a Instrução Normativa 10/2021 da Seduc.

O secretário escolar Blenner Vinícius, chamado para colaborar nessa etapa de atribuição, reforça o entendimento do assessor pedagógico. “Chamamos uma pessoa por vez, abrimos os janelões aqui do primeiro piso. Somente quatro pessoas por sala, o que dá tranquilidade tanto para quem vem, como para quem está trabalhando”, salienta.

Várzea Grande

Nos dois dias da etapa de atribuição na Assessoria Pedagógica (22.01 e 25.01), os trabalhos seguiram as orientações da Seduc, sendo divididos em duas unidades escolares – Adalgisa de Barros e Licínio Monteiro. Com isso, os profissionais da Educação puderam aguardar o atendimento respeitando às normas de biossegurança.

Na sexta-feira, na EE Adalgisa de Barros foram atribuídos vigias, professores de arte e língua portuguesa. Na EE Licínio Monteiro, foram atendidos professores de matemática, limpeza e merendeiras. Nesta segunda-feira, as demais disciplinas – incluindo pedagogia – foram distribuídas nas duas escolas.

A professora de língua portuguesa Cíntia Guazzi Biral foi a primeira da lista para ser atribuída e elogiou os trabalhos da Assessoria. “Foi um trabalho zeloso, com todo o cuidado com o distanciamento e o atendimento foi rápido”, assegura.

Terceira etapa

A partir desta terça-feira (26), nas unidades escolares e nas Assessorias/Aulas adicionais, haverá a terceira etapa de atribuição. Neste caso, somente será feita quando as Assessorias tiverem concluído o processo de atribuição dos efetivos remanescentes.

Veja abaixo quais disciplinas/função, áreas de conhecimento e escolas onde serão realizadas as atribuições:

Dia 26/1 – 8 h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – EFETIVOS REMANESCENTES: Efetivos que não se inscreveram e/ou não validaram a inscrição.

Disciplinas/função:

– PORTUGUÊS;
– INGLÊS;
– ESPANHOL;
– ARTES;
– PEDAGOGO

Dia 26/1 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

– MATEMÁTICA;
– HISTÓRIA;
– GEOGRAFIA;
– FILOSOFIA;
– SOCIOLOGIA;
– AAE – LIMPEZA/NUTRIÇÃO/VIGIA

DIA 27/01/21 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

Assessoria Pedagógica – Ingresso – concurso: Atribuição na disciplina do concurso

Disciplinas/função:

INGRESSO – CONCURSO

DIA 27/01/21 – 13:30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/função:

PERMUTADOS
CEDÊNCIAS
COOPERAÇÃO TÉCNICA

DIA 28/1 – 8h – ESCOLA CESÁRIO NETO

ASSESSORIA PEDAGÓGICA : Atribuição para quem não contou pontos e na área de conhecimento.

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– FÍSICA
– QUÍMICA; 
– BIOLOGIA;
– CIÊNCIAS;
– HISTÓRIA;

– GEOGRAFIA;
– FILOSOFIA;
– SOCIOLOGIA

DIA 28/1 – 13h30 – ESCOLA CESÁRIO NETO

Disciplinas/áreas do conhecimento:

– PORTUGUÊS;
– INGLÊS;
– ESPANHOL;
– ARTES;
– PEDAGOGIA;
– MATEMÁTICA

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana