conecte-se conosco


Política MT

Projeto de lei concede subsídio parcial a micro e pequenos empreendedores

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei nº 645/2020, de autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que autoriza o Poder Executivo estadual a conceder subsídio parcial da taxa de juros remuneratórios de operações de crédito a micro e pequenos empreendedores com sede no território do Estado do Mato Grosso. A medida visa o enfrentamento dos prejuízos econômicos advindos da emergência de saúde pública provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

 “Cabe registrar que os micro e pequenos empreendedores estão sendo severamente afetados palas crise econômica gerada pelos impactos da Covid-19, uma vez que muitas atividades comerciais foram suspensas e estabelecimentos fechados no estado. O fato prejudicou e tem prejudicado sobremaneira a vida desses empresários, que têm a duras penas envidado esforços para manterem seus negócios funcionando regularmente e de forma rentável, para sustentarem suas famílias e garantirem o emprego de centenas de pessoas”, destacou o parlamentar.

Assim, destaca que os impactos econômicos ocasionados, como a diminuição da renda da população, o aumento vertiginoso do desemprego, a diminuição da arrecadação tributária estatal, por exemplo, sendo os micros e pequenos empreendedores os maiores afetados pela crise econômica, considerando que retiram o seu sustento mensalmente das suas atividades empresárias e não possuem reserva de capital para se manter, durante a pandemia, as suas famílias, os seus estabelecimentos empresariais e os salários dos seus funcionários.

Importante assinalar ainda que esses pequenos empresários têm imensa dificuldade para acessar as linhas de crédito disponibilizadas pelo mercado bancário, pois não conseguem atender as rigorosas exigências necessárias à demonstração de capacidade para saldar a dívida no futuro.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política MT

Deputado Nininho confirma retomada de obras e projetos para a região sul

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, esteve na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) na terça-feira (04), em reunião com o secretário Marcelo Oliveira e o senador Carlos Fávaro (PSD), para buscar informações sobre obras e projetos em andamento na região sul do estado. De acordo com o deputado, a reunião foi positiva; o secretário fez um levantamento das indicações e demandas cobradas pelo parlamentar.

“Considero que as obras estão bem encaminhadas, agradeço o secretário Marcelo e o governador Mauro Mendes que estão empenhados e trabalhando por nossa região sul. Quero aproveitar e lembrar  duas importantes obras entregues no ano passado, sendo os 41 Kms da pavimentação asfáltica da MT-110 de Guiratinga a Tesouro e a conclusão da recuperação de Guiratinga até a vila Alto Bandeirantes que dá acesso a Rondonópolis”, ressaltou Nininho.

O parlamentar citou as demandas que ele acompanha desde 2014. “A restauração de Alto Bandeirantes a Rondonópolis já foram retomadas onde também está incluída a MT-270, acesso para São José do Povo. Um outro projeto muito importante é a fase final das obras da MT-471 que liga a Rodovia do Peixe até a comunidade do Miau, são 8,9 Kms que ao longo de dois anos trabalhamos; os 24 Kms de recuperação da Rodovia do Peixe que está em andamento; o projeto de pavimentação do Parque de Exposições até a Vila Naboreiro e;  a MT-259 que liga Pedra Preta ao Terminal Ferroviário em Rondonópolis que encontra-se em  estágio bem avançado”, destacou Nininho.

Além das obras citadas pelo deputado, indicações importantes feitas por ele estão sendo atendidas como é o caso da ligação do terminal ferroviário localizado em Itiquira até o entroncamento da MT-461 na ‘Leopoldina’, “esse é um trecho de 40 Kms que está em fase de conclusão do projeto para ser licitado”, ratificou.

O secretário Marcelo anunciou a conclusão da licitação da restauração asfáltica do trecho da MT-100 de Ribeirãozinho a Torixoréu, e ainda, o processo para pavimentação de Torixoréu a Pontal do Araguaia e a conclusão do trecho de Ribeirãozinho até Araguainha. “São obras que o deputado Nininho acompanha há algum tempo e, estamos felizes pela continuidade. É importante destacar que tudo isso só é possível porque os recursos da secretaria de estado de Infraestrutura estão sendo devidamente aplicados”, afirmou o secretário.

Nininho também agradeceu o empenho da Sinfra na conclusão do processo licitatório do encabeçamento da W-11. “Essa é a ligação com a BR-364 passando pela ponte do Rio Vermelho em Rondonópolis, uma obra extremamente importante para a população, porque vai dar mais segurança e garantir qualidade de vida para os moradores da região”, pontuou o parlamentar.

Segundo o deputado, a pavimentação da MT-110 de Alto Garças a Guiratinga é um sonho que em breve será realidade. “As obras já começaram de fato, é mais uma grande conquista. Fico muito feliz por fazer parte desse trabalho, não podemos perder a esperança, insisto com essa obra desde o meu primeiro mandato”, lembrou.

Marcelo garantiu ainda que as obras da pavimentação de Alto Garças para Guiratinga e, os dois lotes da MT-100 de Alto Araguaia a Barra do Garças serão concluídas em prazo recorde. “Até o final ou meados de 2022 toda a MT-100 estará totalmente restaurada e pavimentada”, garantiu o secretário.

“Estou muito animado com as informações que recebi na reunião com o secretário Marcelo, quero agradecer também os meus parceiros, o deputado federal Neri Geller e o senador Carlos Fávaro. Todos os projetos e obras que falamos aqui vai beneficiar a população de maneira direta, é para isso que trabalhamos, tem obra como é o caso de Alto Garças a Guiratinga que muitos diziam que nunca sairia do papel, bem como, Guiratinga a Tesouro que aconteceu e hoje os municípios têm mais tranquilidade no acesso. Passamos por momentos difíceis com a pandemia, mas o trabalho precisa continuar, porque isso tudo acaba gerando emprego e renda. Tenho fé que estamos próximos de superar tudo isso”, concluiu o Nininho.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Deputado Avallone homenageia UFMT pelas ações no combate à pandemia

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB), coordenador do Observatório Socioeconômico da ALMT, entregou ontem (4/8) por meio de uma live, moções de aplauso a gestores, professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reconhecimento pelo trabalho dos vários departamentos da instituição no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

“Como ex-aluno formado pela UFMT, tenho muito orgulho de ver a postura humanitária e de largo alcance social da instituição neste momento difícil que afeta a todos, e por isso a Assembleia Legislativa está reconhecendo e valorizando estas iniciativas através das Moções de Aplauso. Todas foram aprovadas em plenário e cada homenageado receberá nos próximos dias o certificado impresso, já que o isolamento social impede a entrega presencial que normalmente ocorre em sessão solene na sede da Assembleia”, justificou.

O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, foi homenageado pelo conjunto das ações desenvolvidas pela universidade no combate à pandemia. Na proposição, o deputado Carlos Avallone ressaltou que “em nome da população mato-grossense, reconhecendo e louvando essas iniciativas que mostram o comprometimento da UFMT com a saúde da população, cumpre-me propor a presente Moção de Aplauso”.

“A vida, às vezes, nos coloca desafios dos quais não temos sequer um esboço para tentar resolver. Dirigir uma instituição do porte da UFMT em um contexto de pandemia é um deles”, sintetizou o reitor, antes de elencar algumas das muitas atividades desenvolvidas pela universidade nos campus do Araguaia, Cuiabá, Sinop e Várzea Grande. “Sei que essa homenagem é simbólica, representando os professores, técnicos administrativos e estudantes à frente desta batalha. Digo que sou apenas um fio condutor, tento buscar e dar condições para que as pessoas exerçam suas tarefas de ensino, pesquisa e extensão”, completou o reitor.

Depto de Arquitetura

Um dos projetos celebrados com as moções de aplauso foi o de confecção de máscaras protetoras faciais, realizado pelo Fab.lab do Departamento de Arquitetura, coordenado pelo professor Maurício Guimarães de Oliveira. Além das mais de duas mil face shields produzidas com a partir de impressoras 3D e distribuídas a profissionais da saúde da Grande Cuiabá, o Fab.lab também produz videolaringoscópios e adaptadores para máscaras de mergulho, que auxiliam na respiração dos pacientes da Covid-19.

A equipe responsável por este projeto de grande relevância social é formada pelos professores da Arquitetura, Alexandre Saul Palma e Luciana Pelaes Mascaro;  Marcelo Amorim Marchiori (Instituto de Física); e Marina Garcia Lara, do Colégio Notre Dame de Lourdes. Também foram homenageados os estudantes Amanda Moraes Prado, Karine Hellen Silva Pimenta, Gustavo de Oliveira Neri e Andrés Bazán, todos voluntários no projeto do Depto de Arquitetura.

Projeto Álcool Gel/UFMT

Entre os gestores da universidade, foram homenageados o professor Martinho da Costa Araújo, diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Terra, ao qual está vinculado o projeto de extensão de produção de álcool em gel pela UFMT, e o professor Carbene França Lopes, Coordenador Geral da Central Analítica de Combustíveis do Departamento de Química, que também atua no projeto que já produziu mais de55 mil litros de álcool gel para distribuição nos campus da UFMT e em hospitais.

O Projeto de Extensão Álcool Gel/UFMT foi celebrado na pessoa de seu coordenador geral, o professor Ailton José Terezo, Coordenador Técnico da Central Analítica de Combustíveis. Além dele, foram homenageados os professores Adriano Buzutti de Siqueira; Andre Luiz Agnes Stein; Carlos Roberto Porto Dechandt; Claudia Marlise Balbinotti Andrade; Francisco Xavier de Campos; Irene Cristina de Mello; Katiuchia Pereira Takeuchi; Leonardo Gomes de Vasconcelos; Marcos Alberto de Carvalho; Marilza Castilho Terezo; Mariuce Campos de Moraes; Tereza Auxiliadora Nascimento Ribeiro; Thiago Meirelles Ventura, diretor do Escritório de Projetos e Processos (EPP); e a pesquisadora Adriana de Paula Cardoso Siqueira.

Também foram homenageados os técnicos Daniel Ippolito Pelufo, engenheiro químico responsável pelo projeto; Adriene de Moura Barboza; Antonio Dionisio de Souza; Benedito Rodrigues da Silva Ferraz; Marcos Roberto Limas de Almeida;  e Washington Ferreira Faria e os estudantes Ademir Breda Junior; Aline Beatriz Mucellini; Alynne Gabrielle Oenning Armani; Anderson José dos Santos; Antonio Gierdson Lima dos Santos; Bruna Gonçalves de Moura; Camila Dantas da Silva; Carlos Daniel Cruz de Arruda; Daniel Cayna Almeida Soares Kurpel Daron; Davi Jaivona Vittorazzi; Douglas Lisboa Ramalho; Eduardo Gabriel Corrêa Barbosa; Eduardo Gomes Prudencio; Eduardo Henrique da Costa; Emillyn Tayellen Viana dos Santos; Felipe Perin Bezerra; Fernanda Silva Lira; Fernando Rogério Domingos de Siqueira; Gabriel Ribeiro dos Anjos; Gabrielly Cristyna Neves Kuss; George Luiz Marques Pinheiro; Geovana Teixeira Alves da Silva; Guilherme Gustavo Silva Amorim; Hildo Antonio Jarcem do Nascimento; Joao Paulo Jose da Silva; Juliana Siqueira Duarte; Juliano Batista Rodrigues; Kamilla Augusta de Assis Silva; Karoline Moreira de Paiva; Kezya dos Santos Nogueira; Luan Claiton de Moraes Marostegan; Maionara Oliveira França; Márcio Sodré Goncalves Vieira; Mariane Barros da Silva; Marielle Xavier Nascimento; Matheus Cassiano Medeiros Santos; Matheus Dargesso Luckachaki; Meury Joicy Biazatti; Milena do Nascimento Pereira; Rafael Maifrede Motta; Rhuan Marcel Santini Duarte; Roberts da Silva Gonsalves; Rodrigo Esaú Vassoler e Silva; Sandynara Aguiar Gama Soares de Oliveira; Sylvia Karolina Santos; Thais Rodrigues Costa Silva; Weliton Barreto da Silva; Willian de Arruda Silva; Mateus Rocha Ripari, estudante do Ensino Médio.

Ainda pelo projeto Álcool Gel, foram contemplados os apoiadores técnicos Adriano Aparecido de Oliveira, secretário de Infraestrutura da UFMT; Cristiano Maciel, diretor da Fundação Uniselva; Elieu Bispo Santiago; Anderson Rodrigo de Almeida; Edezio Gonçalves de Queiroz; Guilherme de Almeida Costa; Adevanilson Gonçalves; Valdivino Mendes da Silva; José Roberto Lino; Silvânio Ribeiro de Souza; Fernando Ferrari Frutuoso Stachack; Jacqueline Rodrigues de Andrade; e Samuel de Oliveira Souza.

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana