sábado, 25 de janeiro de 2025
Connect with us


Polícia

Profissionais da Segurança de MT participam de curso promovido pela Embaixada Francesa em Cuiabá

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Trinta profissionais de Segurança Pública de Mato Grosso participam de uma capacitação ministrada pela Polícia Francesa, em Cuiabá. A abertura do curso de repressão à “Lavagem de Dinheiro no Combate ao Tráfico de Drogas”, ocorrerá nesta segunda-feira, 11 de fevereiro,  no auditório da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), na Capital.

O curso é promovido pela Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Polícia Judiciária de Mato Grosso. A capacitação foi ofertada pelo Governo Francês, após visita ao Estado de Mato Grosso, quando no segundo semestre de 2018, conheceu a estrutura da Diretoria de Inteligência e o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da Polícia Judiciária Civil.

Sob a coordenação da Diretoria de Inteligência da PJC, a capacitação proporcionará  conhecimento a 22 policiais civis, lotados nos núcleos de inteligência, do interior e região metropolitana, e também a oito servidores de instituições convidadas.

O diretor de Inteligência da Polícia Civil, delegado Juliano Silva de Carvalho, disse que o curso visa à capacitação de servidores da PJC e também do Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Polícia Federal, Secretaria Adjunta de Inteligência da Sesp e CIRA, gerando troca de experiências, conhecimento das ferramentas e das boas práticas utilizada pela Polícia Francesa no enfrentamento à lavagem de capitais, não somente do dinheiro advindo do tráfico de drogas, mas também por organizações criminosas e outras modalidades afins.

“Esse curso visa um aprendizado específico sobre as apreensões e aquisições advindas do crime, e seu aproveitamento pelos organismos estatais, principalmente, os órgãos de segurança pública, que trabalham diretamente no enfrentamento à lavagem de dinheiro e ao crime organizado”, pontuou.

O curso tem duração de cinco dias (com 40 horas/aulas), iniciando nesta segunda-feira. Os primeiros quatro dias ficarão a cargo de dois policiais franceses, a capitã da Polícia Nacional Francesa, Sylvie Flamand, que é especializada na luta contra crimes financeiros, lavagem de dinheiro e a apreensão de bens adquiridos por meio de crimes e o tenente-coronel Pierre Fernandez, da Gendarmerie National Francesa, que é diretor do Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD) desde agosto de 2017. 

A capitã Sylvie trabalha no Centro Interministerial de Formação Anti-Droga (CIFAD), desde março de 2015.

O encerramento se dará com palestras dos delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Cristiano Reschke e Felipe Bringhente, especializados também no tema de lavagem de capitais.

Os dois delegados vão apresentar casos de boas práticas utilizados no Estado do Rio Grande do Sul, sobre o efetivo combate ao crime organizado e aplicação da  inteligência nas investigações sobre à lavagem de dinheiro.

“São estudos de casos práticos voltados à proteção da sociedade e da rede financeira face ao enfrentamento da criminalidade organizada”, explicou o diretor de Inteligência da PJC.

As disciplinas abordarão assuntos ligados às questões do tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: Geoestratégia e drogas; Os crimes de lavagem de dinheiro e a não-justificação de recursos; Lavagem de dinheiro: definição, tipologias e técnicas; A investigação patrimonial; Apreensão de aquisições advinda do crime, e aulas práticas.

Polícia

Vídeo registra mulher gritando para escapar de estuprador em Campo Novo

Published

on

Um homem, de 35 anos, foi preso por tentar estuprar uma jovem de 25 anos, em Campo Novo do Parecis (a 150 km de Tangará da Serra). Imagens de uma câmera de segurança registraram o crime.

Veja o vídeo abaixo

No vídeo é possível ouvir a mulher gritando e em seguida o criminoso passa correndo tentando fugir do local.

Conforme boletim de ocorrência da Polícia Civil, a tentativa ocorreu por volta das 20h45.

A Polícia Civil realizou diligências e localizou o homem, que foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante por tentativa de estupro.

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Jovem morre após manobra de moto embaixo de máquina agrícola em Arenápolis

Published

on

Um jovem de 19 anos, que estava na garupa de uma moto morreu após o companheiro realizar uma manobra perigosa e passar embaixo de uma máquina agrícola na Avenida Presidente Vargas, em Arenápolis, a 87 km de Tangará da Serra, neste domingo (19). Ambos usavam capacete. A vítima foi identificada como Rafael Souza de Almeida.

VEJA O VÍDEO ABAIXO

Câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo agrícola trafega pela rua, quando a moto aparece e passa por debaixo da máquina agrícola. Após a colisão, o garupa, não resistiu aos ferimentos e morreu, ainda no local.

Segundo o delegado Hugo Lima, o acidente aconteceu no centro da cidade, por volta de 7h. O jovem que pilotava a moto disse que ambos estavam sob efeito de bebida alcoólica. Ele foi preso por homicídio doloso por dolo eventual, ou seja, quando embora não tenha a intenção direta de matar, assume o risco de causar a morte de alguém.

“O piloto e o garupa tentaram uma manobra extremamente arriscada passando por debaixo de uma máquina agrícola, é evidente que essa manobra não daria certo. O garupa colidiu a cabeça na máquina e não resistiu”, explica.

Ainda de acordo com o delegado, manobras desse tipo estão se tornando cada vez mais recorrentes e alerta para o risco. “Infelizmente se trata de um fato corriqueiro em Mato Grosso por termos muitos jovens tentando manobras arriscadas. Isso causa prejuízo não só para a vida deles, mas também para terceiros”, conta.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana