quinta, 05 de dezembro de 2024
Connect with us


Polícia

Profissionais da Polícia Civil de MT compartilham experiências de qualificação na Escola Superior de Guerra

Publicado em


Assessoria/Polícia Civil-MT

Dois delegados e duas investigadoras da Polícia Civil de Mato Grosso que participam de capacitação na Escola Superior de Guerra (ESG) compartilharam com colegas que atuam na área de inteligência as experiências adquiridas no curso.

A apresentação, realizada na manhã de segunda-feira (10.11) na Academia de Polícia (Acadepol), foi uma iniciativa da Diretoria de Inteligência com objetivo de proporcionar aos policiais da área uma exposição dos treinamentos e qualificação realizados em um dos centros de estudos e pesquisas mais renomados do Brasil.

Além dos profissionais da área de inteligência, estiveram presentes no evento o delegado-geral Mário Dermeval Aravechia de Resende, a diretora metropolitana, Ana Paula de Faria Campos, o diretor de Inteligência, Juliano Carvalho, diretor da Acadepol, Welber Franco e o secretário-adjunto de Inteligência da Sesp, Wylton Massao. 

A Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa, é destinada à formação acadêmica e aprimoramento do conhecimento de diferentes segmentos das forças de segurança e justiça. O Curso Superior de Inteligência Estratégica atualmente é a principal capacitação para habilitação dos profissionais que atuam na área de inteligência.

São cinco meses de curso em que o profissional realiza o contato direto com a área de inteligência de diversos órgãos, Exército, Marinha, Aeronáutica, área de Segurança Pública, como Polícias Militar, Civil e Federal, além de outras instituições como Ministério Público, Ibama e Petrobras. Durante o período do curso, os profissionais trocam experiências e debatem questões relacionadas aos caminhos que o país seguirá na área de inteligência.

Durante o evento, o delegado Diogo Santana, atualmente lotado na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o delegado adjunto da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), Marcelo Miranda Muniz, e as investigadoras Yndira Gimenez de Oliveira e Patricia Martins Magio Do Ó conversaram com o público presente sobre temas pertinentes à área de inteligência, como combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, prevenção, obstrução, identificação e neutralização de ações criminosas na investigação de ilícitos penais

Para o delegado Diogo Santana, a apresentação produziu um resultado muito satisfatório, pois foi uma oportunidade de apresentar o trabalho de conclusão de curso e também de compartilhar com os colegas dos núcleos de inteligência, um pouco da experiência na ESG.

“O Curso Superior de Inteligência Estratégica é uma grande oportunidade de habilitação na área de inteligência, além de ser uma realização profissional. A iniciativa da Diretoria de Inteligência de realizar esse evento é louvável para que possamos dividir as experiências que tivemos e motivar os colegas a frequentar, nos próximos anos, o curso de inteligência estratégica que é fundamental para a nossa instituição”, destacou o profissional.

Para a delegada da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Juliana Chiquito Palhares, o conhecimento passados pelos colegas foi muito interessante, através da apresentação dos temas e trabalhos realizados na Escola Superior de Guerra. “É um incentivo para cada vez mais nos capacitarmos na área de inteligência para repressão da criminalidade”, disse a delegada.

 

Fonte: PJC MT

Polícia

Polícia localiza corpo de jovem sequestrado em Campo Novo

Published

on

O corpo de Victor Alexandre Siqueira Marcolino, jovem morador de Campo Novo do Parecis que estava desaparecido desde o último dia 23 de outubro, foi localizado pela polícia. A confirmação foi feita pelos familiares, que relataram o desfecho trágico da busca pelo rapaz.

Segundo informações da família, Victor foi sequestrado por volta das 19h30, em uma ação rápida e violenta realizada por quatro homens encapuzados em outubro.

Ele foi abordado e levado à força em um veículo preto, sem chance de reação. Desde então, a angústia tomou conta dos parentes e amigos, que aguardavam por notícias sobre seu paradeiro. A mãe de Victor chegou a fazer um apelo por notícias que pudessem indicar o paradeiro do filho.

Até o momento, a polícia não divulgou detalhes sobre a localização do corpo nem sobre as circunstâncias do crime.

Continue Reading

Polícia

Mãe faz apelo comovente por filho desaparecido. “Minha vida acabou”

Published

on

A mãe de Victor Alexandre Siqueira Marcolino, jovem de Campo Novo do Parecis que foi supostamente sequestrado na noite de 23 de outubro, fez um apelo comovente nas redes sociais, clamando por qualquer informação que possa indicar o paradeiro do filho.

De acordo com relatos de familiares, Victor Alexandre foi abordado por quatro homens encapuzados, que o levaram à força em um veículo preto. Desde então, o jovem permanece desaparecido, e não houve novas informações sobre seu paradeiro.

O sequestro teria ocorrido de maneira rápida e violenta, sem tempo para reação, segundo os familiares, que vivem momentos de aflição e incerteza. Em meio à angústia, a mãe de Victor usou as redes sociais para expressar seu sofrimento e pedir ajuda.

Em uma das publicações, escreveu: “Oi Deus, sou eu de novo pedindo, suplicando, tentando entender o porquê de terem feito isso com meu filho. A vida, sinceramente, para mim acabou, estou existindo, pois nada tem mais sentido”.

“Jamais imaginei viver e sentir esta dor que não tem fim, uma dor intensa e sem remédio, uma dor na alma”, declarou.

Ainda em seu apelo, ela finaliza com um pedido. “Estamos te esperando. Volta, meu filho”. Enquanto a busca por Victor Alexandre continua, a família permanece à espera de respostas e de qualquer ajuda que possa contribuir para o desfecho deste caso.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana