conecte-se conosco


Educação

Professora percorre 53 quilômetros todos os dias para lecionar em escola na área rural

Publicado

Há 12 anos na rede estadual de ensino, a professora Jurema de Oliveira saiu do conforto de trabalhar na cidade e aceitou o desafio de lecionar na zona rural do município de Rondonópolis.

Foto: Arquivo Pessoal

Desde 2015,  trabalha nas salas anexas da Escola Estadual José Rodrigues dos Santos, localizada na região Canguçu. O trajeto diário da casa da educadora até a escola é encarado com muita disposição: são 53 quilômetros de distância, sendo o maior trajeto feito pela BR-163, enfrentando muita chuva e poeira.

Tamanha dedicação, para atender a necessidade dos alunos que aguardavam na escola, a implantação do ensino para jovens e adultos (EJA). “Eu participei desde o início dos trabalhos e me orgulho muito disso. Hoje temos em nosso quadro de servidores, profissionais que concluíram o ensino médio aqui na escola. Podemos ver que a educação está cumprindo seu papel de fato”, conta emocionada.

Conforme a professora, os alunos têm muito interesse em aprender. São pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa e agora procuram recuperar o tempo perdido o que a motiva na longa caminhada para chegar até eles. “São trabalhadores rurais, que vencem o cansaço das horas e dificuldades até a escola”.

Para a professora, Jurema de Oliveira, a cada formatura todo o esforço se transforma no sentimento de dever cumprido.

 

 

Da Redação com informações de Seduc

Leia mais:  Curso de Metodologias e Abordagens Inovadoras para facilitadores abre inscrições

 

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Câmara aprova projeto que institui ato cívico em escolas públicas e particulares

Publicado

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (19) projeto de lei que institui ato cívico nas escolas das redes pública (municipal e estadual) e privada do município.

O projeto de lei 02/2019, de autoria do vereador Wilson Verta (PSDB), foi aprovado por unanimidade (13×0) e, agora, irá para sanção do Executivo.

Wilson Verta, autor do PL 02: “Resgate dos valores do civismo”

O ato cívico proposto na matéria consiste no hasteamento das bandeiras Nacional, de Mato Grosso e de Tangará da Serra e entoação do hinos nacional e do município pelo menos na primeira segunda-feira de cada mês. “O objetivo é resgatar o civismo, o amor pela pátria e pelos símbolos nacionais que foi perdido há muitos anos”, justificou o representante tucano no Legislativo.

Verta salienta que é preciso que a comunidade em geral saiba a diferença entre “civismo” e “fanatismo” e tenha em mente o valor do bom caráter formado pela cidadania e pelo patriotismo.

Outro aspecto citado por Verta é que as escolas, “através de cada professor e pela boa vontade de cada aluno”, saiba os significados da letra dos hinos nacional, estadual e municipal, assim como compreendam a história e assimilem a geografia. “Vamos tentar resgatar estes valores, que eram tão saudáveis e bonitos, mas que, infelizmente, os últimos governantes deixaram que fossem perdidos”, finalizou.

Leia mais:  Vencedora de prêmio de literatura lança livro na Casa Cuiabana

Comentários Facebook
Continue lendo

Educação

Unemat abre inscrições para vestibular na próxima segunda-feira, com 3.020 vagas

Publicado

 

A Universidade Estadual do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), divulgou nesta semana, o edital para o vestibular 2019/2. As inscrições  iniciam na próxima segunda-feira (18). Serão 3.020 vagas, nos 72 cursos disponíveis em 16 campus distribuídos pelo Estado.

O campus de Tangará da Serra oferece 360 vagas em nove cursos: Administração, Administração em agronegócio, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, Jornalismo e Letras.

Com o valor de R$ 100, as inscrições se estendem até o dia 12 de maio. A isenção da taxa pode ser solicitada no prazo de 18 a 20 de março. As provas serão realizadas no dia 9 de junho, das 8h às 13h e o início das aulas está previsto para o dia 5 de agosto.

Outras informações podem ser consultadas através do edital no site da Unemat, www.unemat.br/vestibular

 

Por: Pedro Miranda (estagiário)

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Vencedora de prêmio de literatura lança livro na Casa Cuiabana
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana