conecte-se conosco


Mato Grosso

Procon-MT registra 3.300 reclamações; cobranças indevidas lideram em vários setores

Publicado

O Procon Estadual registrou no mês de agosto 3.300 reclamações de consumidores. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) foram 2.133 registros e no atendimento online, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, 1.167 reclamações.

No Sindec, a área “Serviços Essenciais” segue na liderança do ranking com 1.097 registros. Dentro dessa área, o assunto mais reclamado ainda é “Energia Elétrica”, que fechou agosto com 481 registros. Em relação à energia, o problema mais frequente é “cobrança indevida/abusiva”, com 408 reclamações. 

Na sequência de assuntos, aparecem a área “Água/Esgoto”, com 312 registros, seguido de “Telefonia Celular”, com 190 reclamações. Nesses dois assuntos, a cobrança indevida também se mantém como problema mais frequente apresentado pelos consumidores, sendo “Água/esgoto”, com 263 e “Telefonia Celular”, com 119 reclamações de cobrança indevida.

O segundo lugar do ranking é ocupado pela área “Assuntos Financeiros”, que apresentou 489 reclamações, sendo: 141 registros para o assunto “Banco Comercial”, 119, para “Cartão de Crédito” e 104, para “Financeira”.

A área “Serviços Privados” ficou na terceira posição, com 293 registros. No assunto “Estabelecimento comercial” foram registradas 65 reclamações; “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)” teve 39 e “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)”, 34 registros.

Na quarta posição está a área “Produtos”, com 200 registros. Para o assunto “Telefone (Convencional, Celular, Interfone)” foram 22 reclamações; 10 para “Material de Escritório/Escola”, e  “Internet ”, 9.

A área “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 33 reclamações. Em seguida aparece a área “Habitação”, com 13. A sétima e última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com 8 registros.

Atendimento Online

Na plataforma www.consumidor.gov.br o Procon-MT registrou 1.268 reclamações, sendo que a área ”Telecomunicações” lidera com 497 reclamações. Em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 362 reclamações; e em terceiro, “Transportes”, com 123.

Confira a lista

Posição

Área

Nº de reclamações

Telecomunicações

478

Serviços Financeiros

404

Produtos de Telefonia e Informática

84

Transportes

62

Demais produtos

53

Demais serviços

50

Produtos eletroeletronicos e eletrodomesticos

26

Saúde

4

Turismo/Viagens

9

Água, energia e Gás

9

 

*As áreas “Educação”, “Habitação” e “Alimentos” não apresentaram registros no mês de agosto.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Preso é encontrado morto dentro de um tambor de água em cadeia no interior

Publicado

por


.

Por volta das 3h20 desta terça-feira (04.08), um policial penal da Cadeia Pública de Cáceres (200 km de Cuiabá) estava trabalhando na guarita e viu pelas câmeras de monitoramento vários recuperandos acenando para a câmera. Ele acionou os demais policiais penais e se dirigiram até a cela, onde ficam os evangélicos.

Os policiais penais entraram na cela e encontraram o corpo de Marcos Jerônimo Lino, de 41 anos, de cabeça para baixo dentro de um tambor de 200 litros, no banheiro da cela, aparentando ser suicídio.

A presença dos tambores é comum nas unidades penais, porque há horário para ligar e desligar água. Os recuperandos armazenam água nos tambores para limpeza da ala e a higiene pessoal.

Os servidores isolaram o local e comunicaram à Polícia Judiciária Civil, que vai apurar o caso. A direção da unidade já avisou a família do recuperando sobre a morte. O corpo aguarda a liberação no IML.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Início das aulas não presenciais mobiliza professores e estudantes; saiba como foi

Publicado

por


.

Aguardado com muita expectativa, o início das aulas não presenciais na rede estadual, que ocorreu nesta segunda-feira (03.08), mobilizou gestores, professores e alunos em todo o Estado.

Como se trata de uma situação nova, sem parâmetros, os professores se organizaram antes para poder atender aos alunos de forma remota. Contando com técnicos da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) e Assessorias Pedagógicas, cerca de 300 profissionais trabalharam para que as aulas ocorressem da forma planejada.

Na Escola Estadual Marechal Rondon, localizada em Poconé (a 104 quilômetros ao sul da Capital), a diretora Rosânea Maura Martins e Silva, trabalhou no fim de semana para deixar tudo organizado.

A gestora lembra que o trabalho anterior foi a mobilização dos pais e também a produção de vídeos de boas-vindas e o início das aulas online ou off-line através da plataforma Aprendizagem Conectada.

“No começo tive muitas preocupações e medo, depois quando comecei a produzir e diversos pais entraram em contato com a escola via celular, as informações foram fluindo e o resultado foi o melhor possível.

Rosânea explica que a equipe gestora postou informações no Facebook da escola e de todos os profissionais desta unidade escolar, além dos grupos de WhatsApp. Quando pais, alunos e comunidade escolar não conseguia contato com determinado professor, acionava outro e obtinha a informação.

Adaptação

No entendimento do professor Gabriel Prado de Oliveira, a primeira semana de aulas remotas será de adaptação tanto dos professores como dos alunos. Gabriel explica que os professores criaram grupos de whatsapp para melhor comunicação com os alunos.

“Nesse primeiro momento percebemos uma certa procura por informação da parte dos pais, porém estou vendo que todos os profissionais estão envolvidos em algum tipo de mídia para não deixar ninguém de fora. Acredito que assim que todos os alunos, ou pelo menos a grande maioria, tiverem acesso as apostilas a procura por informação, dúvidas e questionamentos irá aumentar! Mas por hora acredito que estamos indo bem”, salienta.

Áudios e fotos

Em Várzea Grande, alunos do 3º ano do ensino fundamental da EE Antônio Geraldo Gattiboni, estrearam as aulas online por meio de um grupo de WhatsApp criado pela professora. Pelo aplicativo, os alunos gravavam a leitura e enviava para o grupo e todos ficavam atentos. Assim que um aluno terminava os exercícios, tirava uma foto e mandava para a professora.

“Foi uma forma criativa, que a professora usou utilizando o aplicativo, além de ser motivador porque os alunos aprendiam com a novidade com a aula pelo celular”, destaca o assessor Pedagógico Denilson Soares da Silva.

Para a aluna Isabelle Soares de Morais Silva do 6º ano do ensino fundamental da EE Pedro Gardes, em Várzea Grande, o início não foi diferente de sua rotina de estudo. Diariamente, ela e a irmã Valentine do 8º ano, estudam de manhã, em casa, pela Aprendizagem Conectada. “As aulas estão sendo muito legais e estou gostando dos conteúdos”, define a estudante.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana