BemRural
Primeiro encontro do 14º Circuito Aprosoja reúne 70% dos associados de Cláudia
Primeiro encontro do 14º Circuito Aprosoja reúne 70% dos associados de Cláudia
Nesta etapa outras seis cidades receberão a caravana no Circuito
22/04/2019
Produtores do município de Cláudia participaram em massa do primeiro dia do 14º Circuito Aprosoja. A cidade abriu o Circuito, na manhã desta segunda-feira (22.04), no Clube de Idosos do município. Aproximadamente 70% dos associados que compõem o núcleo de Claudia puderam debater sobre custos de produção e tributações que a cadeia produtiva de soja e milho tem enfrentado, especialmente em Mato Grosso.
Idealizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, o Circuito Aprosoja chegou a sua 14ª edição com novo formato. Os painéis, que tratam temas inerentes ao setor, agora são em formato de mesa redonda, proporcionando maior interação com os produtores associados. Este ano, o evento conta com a participação do apresentador e analista de política e economia do Canal Rural, Miguel Daoud, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, e o presidente da Aprosoja-MT, Antonio Galvan. A mediação está sendo feita pelo jornalista e apresentador do programa Direto ao Ponto, do Canal Rural, Glauber Silveira.
Produtor associado à Aprosoja, José Carlos Sandri, participou da manhã de debates e considerou que a nova roupagem do Circuito é a melhor opção para dar mais oportunidade a todos participarem de forma democrática. “É a melhor opção. Muitas vezes, nós produtores não temos oportunidades, alguns não gostam de perguntar, mas tem as mesmas dúvidas que acabam sendo sanadas. Foi muito bom, não é cansativo e foi melhor que edições anteriores. Valeu a pena ter vindo”, afirmou.
Vice-presidente Norte da Aprosoja, e produtor rural em Cláudia, Zilto Donadello, avaliou positivamente a interação dos produtores durante os debates. “Muito bom o formato que foi feito. Os produtores puderam perguntar e obter respostas imediatas de suas dúvidas. Tivemos uma participação grande e foi um evento muito produtivo, muito proveitoso”, analisou.
O núcleo de Cláudia foi o primeiro a receber o Circuito de 2019. Presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, enfatizou a grande participação e agradeceu a receptividade dos produtores associados. Durante o evento, ele apresentou o Movimento Mato Grosso Forte – Quem paga imposto cobra resultado, que teve adesão em peso do público presente. Galvan também tratou da campanha “Pátria no Campo”, que está no ar pelas redes sociais da entidade e reforça o patriotismo.
“Um prazer estar em Cláudia, ver a casa cheia, presença maciça dos produtores e das famílias. Um quarto dos produtores associados dos municípios estavam presentes no evento. Acredito que com esse novo modelo que trouxemos demos mais oportunidade para os produtores tirarem as dúvidas. Agradecemos aos produtores de Cláudia por nos receber nesse primeiro dia do Circuito, e parabéns pela participação, pois o evento é feito para os produtores”, disse o presidente Antonio Galvan.
NOVOS ASSOCIADOS – Além dos produtores que fazem parte da entidade, ao longo do evento foram realizadas 20 novas associações, ou seja, a adesão à entidade revela a satisfação dos produtores com a atuação da diretoria da entidade. Nesta etapa, outras seis cidades receberão a caravana no Circuito, sendo que, logo mais, às 18h30, o município de Lucas do Rio Verde, será palco das discussões promovidas pela Aprosoja e seus parceiros.
BemRural
Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.
“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
BemRural
FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Idosa é presa para cumprir pena de 9 anos por tráfico de drogas em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Colisão faz moto ficar embaixo de carreta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Camionete e carro se chocam em rotatória na região central de Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
2 são presos com armas na Vila Horizonte. Suspeito confessa que pretendia ‘acerto de contas’
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Caminhão derruba fios de energia e motociclista prende pescoço em fiação, sofrendo grave acidente
-
Polícia2 dias atrás
PJC prende em Barra do Bugres autor de tentativa de execução em empresa de Nova Mutum
-
Tangará da Serra11 horas atrás
Mulher é vítima de abuso sexual após festa em comunidade rural de Tangará. Polícia investiga caso
-
Tangará da Serra15 horas atrás
Matrículas abertas para o ensino médio vinculado à curso Técnico na ETEC Tangará