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Mato Grosso

Primeira-dama Virginia Mendes apoia projetos sociais dos Bombeiros

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A primeira-dama do Governo de Mato Grosso, Virginia Mendes, visitou, nesta sexta-feira (08.11), o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, no bairro Verdão, em Cuiabá, e conheceu os projetos sociais ‘Bombeiros do Futuro’ e ‘Musicalizar’, desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Recepcionada pelo comandante do Batalhão Cacique, tenente-coronel João Paulo Queiroz, a primeira-dama assistiu a uma apresentação com um balanço das ações ao longo dos 13 anos de existência do projeto e foi agraciada com uma apresentação de flauta doce das crianças do ‘Musicalizar’. Além do Musicalizar, também visitaram o Batalhão Cacique, os alunos do Bombeiros do Futuro do bairro Ribeirão do Lipa, de Cuiabá.

Em 13 anos de existência, o Bombeiros do Futuro já beneficiaram mais de 4 mil crianças e, somente em 2019, está atendendo 1.046 crianças, distribuídas em 21 cidades de MT. Só na Baixada Cuiabana, 150 alunos estão distribuídos nos pelotões de Poconé, Cristo Rei (Várzea Grande) e Ribeirão do Lipa (Cuiabá).

O foco são meninos e meninas de 10 a 15 anos que recebem noções de prevenção e combate a incêndio, de primeiros socorros, civismo, aulas de ética e cidadania, educação ambiental, educação para o trânsito, atividades recreativas, prevenção contra o uso de drogas. Eles também atendem entidades e associações, como é o caso da AACC, APAE, entre outras.

A diretora Maria Estevina, da Escola Municipal da Educação Básica Maria Tomich, conta que os alunos que participam do projeto estão mais atentos para a disciplina, justamente pelas noções de civismo aprendidas com os bombeiros. “Mesmo os que não estão no projeto buscam melhorar pela influência dos Bombeiros do Futuro”, afirma a educadora.

Ao lado da filha caçula Maria Luiza e de uma amiga da Maria, Olivia Brandão, a primeira dama assistiu a uma apresentação dos resultados dos projetos, com número de crianças alcançadas e atividades realizadas. E depois, a uma apresentação dos alunos do Musicalizar, que apresentaram um trecho da 9º Sinfonia de Beethoven e uma música natalina que fará parte das comemorações de final de ano.

“Vi no rostinho das crianças a alegria de estarem ali. Para mim é essencial que tenhamos cada vez mais projetos sociais como estes, que ajudam a formar cidadãos por meio da educação e da cultura. Fico honrada e feliz em ser convidada a ser parceira e já estou em busca de apoio para as melhorias necessárias para o projeto Musicalizar, como a compra de instrumentos para que eles possam avanças nas aulas de músicas para as crianças”, destacou a primeira-dama.

Maria Luiza e Olívia também aproveitaram para viver um dia especial com os bombeiros e brincaram com as crianças atendidas no projeto.

Queiroz ressaltou a importância em receber a primeira-dama. “É uma satisfação receber a primeira dama, não somente no nosso quartel, mas especialmente para apresentar os projetos sociais que são tão importantes”.

O tenente Ednaldo Ferreira, coordenador de Projetos Sociais do Corpo de Bombeiros, contou que a intenção da corporação é alcançar mais crianças, mas, para isso, mais parcerias são necessárias.

“Os estudantes do Musicalizar estão com duas músicas prontas para a apresentação. Parece pouco, mas isso foi desenvolvido junto com conceitos de teoria musical, cidadania, educação e respeito. Eles já se sentem incluídos em algo maior e muito nobre”, afirmou.

O secretário adjunto de Esportes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves, acompanhou a visita e destacou que a Pasta tem sido parceira do Musicalizar, fornecendo uma sala do Ginásio Aecim Tocantins para as aulas.

A pequena Emanuelly Mussato Soares, de 8 anos, aluna do Musicalizar, conta que adora participar das atividades e mostrou toda orgulhosa para a primeira-dama o que já aprendeu nas aulas de flauta doce. O pai dela, Wagner Soares, ressaltou que depois que a filha começou a participar do projeto o comportamento mudou, ficou mais focada nos estudos e não falta a nenhuma aula.

“Hoje ela acordou às 4h da manhã, ansiosa, perguntando que horas ela iria para o projeto. Para nós, estas ações são essenciais, principalmente por agregar aulas de civismo, de noções de prevenção a acidentes, combate às drogas”, disse o pai de Emanuelly.

Homenagem e presentes

Ainda durante a visita, a primeira-dama foi agraciada com uma homenagem com uma placa em reconhecimento pelos serviços sociais já prestados e pelo envolvimento nos novos projetos. Na placa, uma frase destacava “a grandeza não consiste em receber honras e sim em merecê-las!”. Para Maria Luiza foi dado uma barbie bombeira e Olívia ganhou uma farda de bombeiro tamanho de criança.

Fonte: GOV MT
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Seduc vai entregar kits para reforçar escolas indígenas estaduais

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As 71 escolas indígenas da rede estadual de ensino serão contempladas com um “kit utensílio” com 27 itens para a cozinha das unidades escolares, passando por materiais para os alunos E para o imóvel. Serão 99 kits que atenderão também as salas anexas das escolas indígenas. O anúncio foi feito durante o Encontro de Diretores das Escolas Estaduais Indígenas, realizado no Hotel Fazenda em Cuiabá, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Segundo o secretário Adjunto Executivo Alan Porto, a aquisição está na fase de formação de preços na Superintendência de Aquisições (Suaq) da Seduc e o prazo para a entrega, sem intercorrências, é de 100 dias.

“Esse prazo de 100 dias se encerra no início de junho. É o tempo de estar chegando nas escolas indígenas. E se a escola tiver salas anexas, vai receber mais de um kit”, destaca.

Além do kit, Alan Porto anunciou o repasse do recurso complementar de cerca de R$ 6.100 para cada escola. Esse montante não impede a unidade escolar solicitar também a verba emergencial.

“Apesar de nossas escolas indígenas serem um desafio de logística, vamos entregar no prazo. Para chegar em algumas unidades escolares, além do asfalto, utilizamos estrada de chão e também navegação fluvial”, assinala.

O anúncio foi bem recebido pelos diretores. É o caso do diretor Nilson do Carmo Kayabi, da EEI Juporijup, no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital), que ficou satisfeito ao saber que está na lista dos contemplados.

“Esse kit será de suma importância para nossa escola, pois teremos um atendimento melhor para nossos alunos. Agora já temos onde servir a alimentação escolar”, comemora.

O assessor pedagógico Vanderlei Carvalho, do município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) acredita que os kits vão refletir no trabalho dos professores e no aprendizado dos alunos. “A alimentação escolar flui para o aprendizado. Com os kits, o resultado será o melhor possível”, frisa.

Vanderlei lembra que as escolas colocam esse material no plano de ação, mas nunca chegam às escolas. “Com a garantia da entrega, vai dar uma alavancada no trabalho, desde o administrativo ao pedagógico, um reforço no aprendizado”, explica.

Kit completo

Para o kit utensílio, as escolas indígenas receberão bacia, caldeirão, canecões, assadeiras, canecas, panelas, colheres entre outros.

Dentro desse kit, haverá também conjuntos da alimentação escolar para os alunos: garfo, cumbuca e caneca, todos em polipropileno. Algumas escolas receberão também bebedouro e ventiladores.

Fonte: GOV MT
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Mais de 15 mil pessoas são atendidas pelo projeto ‘Bairro Integrado’

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Em nove edições do projeto “Bairro Integrado”, realizadas em 2019 nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, mais de 15 mil pessoas foram atendidas com prestação de serviços gratuitos, palestras educativas e entretenimento. Promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, e demais parceiros, a ação contempla crianças e adolescentes da rede pública de ensino regular de Mato Grosso.

Ainda no período de janeiro a dezembro, mais de 1.400 atendimentos foram feitos em prol da população. Dentre os serviços prestados estão: atendimento com a Defensoria Pública (230), Assistência Social e Cidadania (381), orientação jurídica (08), Boletins de Ocorrência (42), confecção de Cadastro de Pessoa Física (87), segunda via de documentos – nascimento, casamento e óbito (72), confecção de Registro Geral (100), atendimentos diversos na área de saúde (210) e fisioterapia (93) e de corte de cabelo (131).

Em 2020, a primeira edição do projeto será realizada em maio, no município de Mirassol D’Oeste (295 km ao Oeste de Cuiabá). Além dos serviços, os profissionais da segurança pública realizam palestras sobre cidadania, prevenção às drogas, bullying, educação no trânsito e meio ambiente. Aos estudantes também estão disponíveis estandes com exposições de equipamentos de uso da polícia.

O coordenador da Polícia Comunitária, tenente-coronel PM Sebastião Carlos Rodrigues da Silva, destaca que neste ano o projeto será ampliado. “Nosso trabalho está focado na prestação de serviço para a população, mas também queremos discutir a segurança pública com as lideranças dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança Pública). Este fortalecimento vai permitir ainda mais avanços para o projeto”, ressalta.

Além das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Detran, Gefron e Ciopaer – outros órgãos e secretarias também são parceiros, a exemplo da Secretaria de Trabalho Assistência Social e Cidadania (Setasc), Defensoria Pública, Assembleia Legislativa (ALMT) e Secretaria Municipal de Saúde.

Dentre as unidades de educação que já receberam o projeto “Bairro Integrado” estão as escolas estaduais Mário de Castro (Pedra 90), Malik Didier (Pedra 90), Ana Maria do Couto (CPA II), Nadir de Oliveira (Várzea Grande), Leovergildo de Melo (CPA III), 09 de Julho (Água Boa), Armando Dias (Sinop), Dejani Ribeiro (Jardim Vitória) e Ubaldo Monteiro da Silva (Várzea Grande).

Fonte: GOV MT
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