terça, 23 de abril de 2024
Connect with us


Cidades

Primeira-dama de Mato Grosso defende manutenção e fortalecimento da APDM

Publicado em

Em reunião coma  presidente eleita da Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM), Tayane Castro, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou a importância dos trabalhos liderados pelas primeiras-damas de cada município com o foco no desenvolvimento social.

“Teremos muito trabalho pela frente a favor dos 141 municípios na área social e atenção às famílias. E o apoio da APDM é fundamental para que obtenhamos êxito em cada programa e ação a ser executada”, pontuou Virginia Mendes. 

Para Tayane, que além de presidente da APDM é primeira-dama do município de Santo Antônio do Leverger e secretária de Assistência Social, o apoio do Executivo estadual é fundamental tanto no estabelecimento de parcerias voltadas às execuções das políticas públicas como na mobilização e sensibilização dos agentes políticos para as causas sociais.

“O olhar sensível da primeira-dama Virginia Mendes para as demandas sociais é um grande ganho para o Estado de Mato Grosso. Suas bandeiras a favor das mulheres e das famílias comprovam a decisão acertada da maioria dos mato-grossenses em escolher Mauro Mendes para o governo. Agradecemos pelo apoio e pró-atividade a favor das primeiras-damas”, destacou a presidente da APDM.

Presente na audiência, a secretária de Estado de Cidadania e Assistência Social de Mato Grosso (Setasc-MT), Rosamaria Carvalho, colocou a equipe técnica da Pasta à disposição das primeiras-damas para possíveis orientações, assim como nas ações a serem desenvolvidas pela nova gestão.

Na oportunidade, a presidente da APDM entregou à primeira-dama Virginia Mendes o convite para a posse da nova diretoria da instituição. E foi estabelecida ainda uma programação de treinamento voltada aos gestores municipais sobre destinação de recursos oriundos do Imposto de Renda ano calendário 2019 para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA) dos municípios. 

“Queremos aproveitar o evento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), marcado para os dias 14 e 15 de março, para reunir as primeiras-damas e realizar tanto a posse da APDM quanto levar capacitação técnica para as gestoras. Também iremos empossar nossa primeira-dama Virginia Mendes como presidente de honra da APDM. Assim que tivermos uma programação completa iremos divulgar aos municípios”, adiantou Tayane.

História

A APDM-MT foi criada em 1990 com a finalidade de defender os interesses comuns das primeiras-damas, denominada na época de Associação para Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso.

Em 2015 foi realizada a alteração do nome da entidade para Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de MT, também designada pela sigla APDM – MT. 

Atualmente a Associação é reconhecida no estado como entidade atuante na defesa das questões sociais, técnica e operacional efetiva. A instituição também ocupa espaços de debates em conselhos de direitos e controle social, que visam melhorar a implementação das políticas públicas nos municípios.

Cidades

Homem que matou esposa em Diamantino e deixou corpo trancado em casa com os filhos é preso no Pará

Published

on

A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira, 19, na cidade de Rurópolis no estado do Pará, José Édson Douglas Galdino Santos, foragido da justiça acusado de ter cometido crime de feminicídio na cidade de Diamantino contra sua companheira Lorrane Cristina Silva de Lima, de 23 anos, com quem morava há 3 semanas somente.

José Edson de 25 anos foi preso na rodoviária da cidade depois de um intenso trabalho de buscas via GPS por conta da tornozeleira que este usava por estar cumprindo pena por perseguição contra uma ex-namorada que pediu medida protetiva contra ele.

Segundo o perito da POLITEC de Nova Mutum, Rafael Leôncio, a vítima foi encontrada morta depois que parentes dela acionaram a polícia, pois José se negava a autorizar a entrada da família na residência. Com a chegada da polícia detectou-se que a jovem Lorrane estava morta em cima de uma cama coberta com um lençol e as crianças há dois dias alimentavam-se apenas de suco e assistiam desenho animado na TV sem saber que a mãe estava morta. Para eles, Lorrane estava dormindo porque era isto que José Edson havia dito a eles.

Segundo o perito, o corpo de Lorrane tinha sinais de que sofreu violência sexual antes e depois de ser assassinada pelo companheiro.

Já se sabe que o homicida teria desbloqueado o celular de Lorrane com a digital dela depois de matá-la e esse inclusive teria sido o motivo do crime, pois ela se negava a autorizar que ele mexesse em seu celular.

Fonte: Powermix

Continue Reading

Cidades

Marido mata mulher e tranca corpo com filhos em casa em Diamantino

Published

on

Lorrane Cristina Silva de Lima de 23 anos é mais uma vítima de feminicídio, ela foi morta a facadas pelo marido no final da tarde de quarta-feira, 13, no bairro Pedregal, em Diamantino (152 km de Tangará da Serra). O corpo dela foi encontrado em casa junto com os dois filhos menores de idade que acreditavam que ela estava dormindo.

Segundo informações, a Polícia Militar recebeu uma denúncia às 18h30 dizendo que duas crianças estavam trancadas em uma casa. Ao chegar no local, o fato foi constatado.

Em contato com os menores, os mesmos disseram que não teriam como abrir a porta, pois estavam sem chave e a mãe estava dormindo e o padrasto havia saído para comprar remédio.

De imediato os militares pularam o muram e sentiram um forte odor, eles entraram nos cômodos e encontraram Lorrane morta em estado de decomposição ao lado de faca.

O local foi isolado para trabalho da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) e as crianças entregues ao Conselho Tutelar. O suspeito do crime é o marido da vítima, identificado como José Edson, ele está foragido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Gazeta Digital

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana