Estradas
Preterimento: Tangará da Serra é o único município-polo com estradas em situação precária
Quando se pensa em município-polo, uma das primeiras ideias que vêm à mente é que as estradas de acesso e de seu entorno são (ao menos) bem conservadas. Mas não é esse o caso de Tangará da Serra.
A cidade é servida apenas por rodovias estaduais. No percurso até a capital Cuiabá, a ligação é feita pelas ruins MTs 358, 343 e 246 até o entroncamento com a BR-163, em Jangada. A mesma MT-358 liga o município ao norte, na BR-364, divisa com Campo Novo do Parecis. Outra ligação com a federal 364 é pela MT-480, já na localidade de Deciolândia, em Diamantino. Na direção oeste, a alternativa é a MT-339, com apenas 2,5 quilômetros de asfalto.

Servida apenas por rodovias estaduais, Tangará da Serra tem ligação com a capital pelas ruins MTs 358, 343 e 246 até o entroncamento com a BR-163, em Jangada.
Considerando dados socioeconômicos, percebe-se certa injustiça em ligações por estradas tão ruins. O município que polariza a região sudoeste de Mato Grosso tem a quinta população do estado (104 mil habitantes, segundo o IBGE), o quinto maior colégio eleitoral (67,7 mil eleitores antes da biometria) e é uma das 10 maiores economias mato-grossenses, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,9 bilhões. Tangará da Serra também é referência no comércio, na prestação de serviços, na saúde (pública e privada) e no ensino superior.

Considerando dados socioeconômicos diferenciados, percebe-se certa injustiça em ligações por estradas tão ruins.
Estes atributos atraem, todas as semanas, milhares de pessoas de municípios vizinhos e até mais distantes – como Brasnorte, Comodoro e Juína –, em busca de tratamento médico, ensino superior, mercadorias, serviços, entre outras demandas. Neste vai-e-vem de pessoas, não há quem não reclame das estradas que levam a Tangará da Serra, seja quem vem de fora, seja quem mora na cidade.
Federalização
Ganhou força no início deste mês a possibilidade de federalização do trecho Jangada-Itanorte, composto pelas rodovias estaduais MTs-246, 343 e 358, num total de 177 quilômetros. A proposta – que inclui percurso de 493 quilômetros entre Novo Mundo e Juína, no noroeste do estado – consiste em projeto de lei de autoria do deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade) atendendo pedido do suplente de deputado federal e empresário Vander Masson (PSDB), de Tangará da Serra.
A proposta tem por objetivo incluir o trecho de rodovias estaduais no Plano Nacional de Viação (Lei 5.917, de setembro de 1973). De acordo com o autor da matéria, o trecho Jangada-Itanorte já está previsto no traçado original da BR-364.
Importância
Consultado pela redação, o economista e engenheiro especialista em logística Silvio Tupinambá afirma que a federalização seria de grande importância para a região, na medida em que formaria com estradas estaduais como a MTs 240, 339 e 480 (além da MT-343, em Barra do Bugres) uma malha viária que beneficiaria o escoamento da produção de Tangará da Serra e municípios vizinhos, além de facilitar o acesso de pessoas, mercadorias e serviços.

Tupinambá também considera a federalização como parte importante de uma cadeia de suprimentos em projeções de curto, médio e longo prazos.
Tupinambá também considera a federalização como parte importante de uma cadeia de suprimentos em projeções de curto, médio e longo prazos. Neste particular, a implantação da Zona de Processamento e Exportação – ZPE – de Cáceres teria efeitos econômicos que se fariam sentir fortemente na região, facilitados por uma logística de transporte melhorada com a federalização do trecho Jangada-Itanorte. “Isso (a federalização) criará, lá na frente, condições para uma retrologística interessante relacionada à própria ZPE e ao porto de Cáceres, contando com a hidrovia Paraguai-Paraná”, destacou o economista.
Comparação
Na região metropolitana de Cuiabá e nas outras cidades-polo do estado a situação é muito melhor. Cáceres, por exemplo, é servida pelas BRs 070 e 174. Em breve, a cidade do oeste terá ligação pavimentada com Barra do Bugres pela MT-343. Barra do Garças, por sua vez, é servida pela porção oriental da BR-070 e também pela BR-158. Outras estradas que servem de ligação a Barra do Garças são as MTs 100 e 260, ambas em boas condições.
Rondonópolis, segunda cidade do estado, também é privilegiada. As BRs 163 e 364, mais as MTs 130 e 270 formam uma encruzilhada na cidade. Em Sinop, a BR-163 é a principal via, respaldada pelas bem conservadas MTs 140, 222 e 423.
Questão política
A explicação para o preterimento de Tangará da Serra está, obviamente, na pouca força política da cidade e da região como um todo. O município ficou praticamente dez anos – 1997 a 2006 – sem representação na Assembleia Legislativa. Quando elegeu representantes diretamente, teve de conviver com maus governos, como os do indiferente Blairo Maggi (2002/2010), do corrupto Silval Barbosa (2011/2014) e do inerte Pedro Taques (2015/2018).

Maus governos que consolidaram isolamento: O indiferente Blairo Maggi (2002/2010), o corrupto Silval Barbosa (2011/2014) e o inerte Pedro Taques (2015/2018).
As esperanças da cidade estão no novo governo de Mauro Mendes (DEM) – que fez 55% dos votos válidos dos eleitores tangaraenses nas eleições de 2018 – e do presidente Jair Bolsonaro, que recebeu nos primeiro e segundo turnos do último pleito votos de, respectivamente, 68% e 77% do eleitorado local.
Porém, até o momento, as esperanças não se converteram em nada prático, principalmente da parte do governo do Estado.

Barra do Bugres
Motorista de caminhão fica preso às ferragens após colidir com carreta na BR-163 em Diamantino

Foto: Djeferson Kronbauer/Powermix
Uma colisão frontal envolvendo uma carreta Iveco Stralis, de cor branca, placas de Colider-MT, e um caminhão baú VW 7.100, de cor branca, placas de Barra do Bugres-MT, foi registrado na noite desta quarta-feira (21), por volta das 23h50, no Km 535 da BR-163, em Diamantino-MT.
A colisão foi frontal, a carreta seguia sentido norte, e o caminhão sentido sul, quando houve a colisão.
O condutor do caminhão, um homem de 38 anos, ficou preso às ferragens, foi socorrido pela equipe de resgate da Rota do Oeste e encaminhado ao Hospital Municipal de Nova Mutum-MT, em estado grave.
Devido à gravidade dos ferimentos o mesmo não resistiu e veio a óbito no hospital, na madrugada desta quinta-feira (22).
Já o condutor da carreta saiu ileso, assinou o termo de recusa de atendimento médico e permaneceu no local do acidente.
A Polícia Rodoviária Federal PRF também esteve no local, apurando as causas do acidente. O tráfego não chegou a ser interrompido, pois foi desviado para o acostamento, no formato de pare e siga.
Fonte: Powermix
BemRural
Em protesto, motoristas ameaçam atear fogo em ponte na MT-339 entre Tangará e Nova Olímpia
A falta de estrutura e manutenção em uma ponte sobre o Rio Tarumã, na MT-339, na divisa entre Tangará da Serra e Nova Olímpia, preocupa moradores, agricultores e caminhoneiros que passam pelo local diariamente.
Por causa do problema, os motoristas de caminhão temem atravessar a via, pelo risco de acidente, o que prejudica o escoamento de grãos. O tráfego é intenso, muitos veículos passam diariamente pelo trecho, e os condutores aguardam uma solução definitiva para o problema, considerando que algumas tábuas estão podres e buracos se formam em parte da estrutura de madeira.
Outra preocupação apresentada pela categoria é quanto à temporada de chuvas que se aproxima, a ponte já apresenta desgaste da estrutura, e com a possível elevação do nível de água, alertam sobre a possibilidade de ruir. Revoltados, os caminhoneiros declararam à reportagem, que pretendem atear fogo na estrutura, em protesto.
Em nota a assessoria de imprensa da Secretaria Adjunta de Obras Rodoviárias, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) afirma que técnicos da Superintendência de Obras II, farão uma vistoria no local, para avaliar o problema e buscar uma solução, mas não apresenta data para início de reparos.
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