Cidades
Prestação de contas dos programas educacionais tem novos prazos
Publicado
25 de novembro de 2020 - 09:50

Atenção, gestores! A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a necessidade de acompanhar as novas datas de prestação de contas dos programas e ações educacionais previstas na Resolução 10/2020. Após o fim do Estado de Calamidade Pública (ECP) estabelecido pelo Decreto Legislativo 6/2020, as informações sobre a execução dos recursos recebidos em 2019 devem ser enviadas em um prazo de 60 dias.
Os conselhos de controle social também tiveram prazos prorrogados. Assim, finalizado o período para envio das prestações de contas, os conselheiros terão 60 dias para analisar as informações e enviar os seus pareceres pelo Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon).
A ampliação de prazos atende ao pleito municipalista encaminhado por meio de ofício ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no dia 31 de março. Apesar dessa conquista, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, ressalta que a pandemia trouxe inúmeros e inéditos impactos para a gestão pública. “Todas as medidas excepcionais são válidas e, mesmo com elas, os gestores irão encerrar o mandato com a missão de superar desafios que jamais imaginariam passar”, alertou.
Confira os principais prazos que os gestores precisam acompanhar:
* 1º de janeiro de 2021: início do prazo para realizar as prestações de contas;
* 1º de março: fim do prazo para o envio das prestações de contas dos programas;
* Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);
* Programa de Transporte do Escolar (Pnate);
* Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Agregadas;
* Projovem Urbano;
* Projovem Campo;
* Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (Peja);
* Medida Provisória (MP) 815/2017;
* Novas Turmas de Educação Infantil e Novos Estabelecimentos de Educação Infantil;
* 2 de março: início do prazo para realizar os pareceres conclusivos;
* 30 de abril: fim do prazo para os conselhos enviarem pareceres pelo Sigecon.

Cidades
Ziulkoski reforça conquistas do movimento municipalista no regime previdenciário
Publicado
22 de janeiro de 2021 - 11:52

A Previdência Social foi o tema da abertura deste segundo dia de Seminários Novos Gestores. Na oportunidade, o presidente de honra da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez uma breve trajetória de atuação do movimento municipalista brasileiro para gestores das regiões Norte e Centro-Oeste.
A Confederação foi protagonista em diversas ações que construíram a trajetória dos regimes previdenciários com conquistas importantes para o movimento municipalista. Uma delas foi a implementação do Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPS), onde a entidade tem assento – com direito a fala e voto – e representa todos os Municípios brasileiros.
Ziulkoski é o representante dos Municípios no Conselho. Entre as dúvidas dos gestores, está a de mudanças do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) para Regime Próprio da Previdência Social (RPPS). “Conseguimos uma luta para mudar. Tem Municípios querendo extinguir Regime Próprio e é totalmente inconsequente. Preste atenção nos dados, não cometam essa situação. Procure a CNM, chame a atenção. Muitos olham a questão corporativa. Você tem que olhar o contraponto, porque quem paga isso é o cidadão. É uma questão complicada que a entidade, através da assessoria, alerta, orienta e você tem que criar uma estrutura e analisar”, disse.
Outra importante conquista foi para que os Municípios tivessem uma compensação efetiva. Neste caso, por exemplo, se a União não pagar no prazo, deve pagar com juros. “Se entra no Fundo, o cálculo atuarial é anual, quando entrou, a alíquota tende a baixar. Se baixa por exemplo em 1% ao ano, é 1% a menos do que a prefeitura tem que pagar. O prefeito tem que olhar e se dedicar, discutir toda a parte. Quer recurso para a prefeitura? Aqui está uma fonte grandiosa”, reforça Ziulkoski.
Compensação previdenciária e regime equilibrado
Durante a explanação, o consultor Wesley Mendes enalteceu a importância da participação da CNM no Conselho, especialmente na cobrança da compensação previdenciária. “A CNM tem cobrado muito isso. Entre os RPPS, coisa que ainda não tínhamos, temos compensação entre RGPS e RPPS. Uma mudança significativa é a prescrição quinquenal, que antes era a partir da concessão do benefício. E aí tínhamos o problema que só podíamos homologar depois da prestação de contas do Tribunal de Contas da União (TCU), que algumas vezes demorava anos. Por conta desta ausência, tínhamos a questão da prescrição inserindo e gerando grandes perdas para os Municípios. Isso foi um grande ganho e por insistência da CNM”, lembrou.
A importância do gestor municipal em observar e analisar a situação do seu Município foi reforçada pelo consultor da CNM Mário Rates. “O seu futuro depende disso, de ter um regime geral equilibrado. O Regime Próprio tem que estar equilibrado para que possam usufruir da sua aposentadoria. A situação da previdência própria é grave, de déficit, de aportes que a prefeitura tem que fazer. É preciso resolver isso. Não vamos nos desesperar e achar que a primeira solução é acabar com o Regime Próprio, porque não é”, disse. Participou também da plenária a consultora da CNM Naira Falcão, que fez uma explanação sobre as mudanças no Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Cidades
Gestores conhecem oportunidades de captação de recursos pelas plataformas Êxitos e + Brasil
Publicado
22 de janeiro de 2021 - 11:52

Os gestores das regiões Norte e Centro-Oeste conheceram na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, as oportunidades de captação de recursos que podem ser acessadas de forma concentrada na Plataforma Êxitos e de transferências por meio da Plataforma + Brasil. As orientações fizeram parte do painel Alternativas para a governança municipal, que ocorreu dentro da programação dos Seminários Novos Gestores.
A consultora do Núcleo de Governança da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marli Burato, explicou que a Plataforma Êxitos é uma ferramenta leve e que concentra todos os programas federais com infinidade de oportunidades e informações personalizadas. Ela possui filtro que pode ser utilizado pelo usuário do Município.
Essa facilidade tem como objetivo dar celeridade no processo de busca de oportunidades e facilitar o trabalho dos agentes municipais. “Quando se trata de captação de recursos, a CNM oferece vários recursos. A Plataforma Êxitos é uma ferramenta totalmente web, com leque muito mais amplo de oportunidades que facilitam bastante a vida do usuário. Ele pode fazer a consulta diária em apenas 10 minutos e selecionar as suas áreas de interesse”, explicou a consultora da CNM.
A ferramenta é composta por dois módulos – oportunidades e programas – que concentram as possibilidades de captação de recursos como projetos, premiações, editais, linhas de crédito, política e ações destinadas à execução de obras, compra de equipamentos e oportunidades relacionadas às políticas públicas. O usuário também pode acessar – em cada programa – toda a legislação vigente, documentos para a prestação de contas e critérios de seleção.
Burato apresentou ainda números que evidenciam a variedade de oportunidades oferecidas pela Plataforma + Brasil. “Para os senhores terem uma ideia, no mês de dezembro de 2020, foram, em média, pouco mais de 200 oportunidades de capacitação de recursos abertas para cada Estado”, ilustrou. O acesso à Plataforma Êxitos é feito por meio do Conteúdo Exclusivo da CNM. Os gestores devem encaminhar e-mail para a área de atendimento para solicitar login e senha pelo e-mail: [email protected]
Plataforma + Brasil
Ainda sobre a Plataforma + Brasil, ela é uma grande ferramenta tecnológica do governo federal por onde tramitam transferências especiais e com finalidade definida, recursos fundo a fundo e demais transferências voluntárias. “Chamamos atenção para essa plataforma porque até 2022 todas as transferências da União – exceto o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – devem estar tramitando pela Plataforma + Brasil. É importante a equipe técnica conhecê-la e se cadastrar”, aconselhou a consultora da CNM.
Além disso, prefeitos eleitos e reeleitos devem fazer o cadastro de todos os usuários que ficarão responsáveis pelo uso do sistema e definir os perfis para acessar a plataforma. Por fim, os gestores souberam mais detalhes sobre as transferências voluntárias – recursos financeiros repassados aos Municípios pela União para a execução descentralizada de políticas públicas voltados à execução de obras e serviços de engenharia – e referentes à Portaria 424/2016, que regulamenta os recursos voluntários pela Plataforma + Brasil.

Range Rover Evoque e Discovery Sport estreiam na linha 2021

PF, em ação conjunta, apreende carregamento com aproximadamente 400 mil maços de cigarros contrabandeados

Ziulkoski reforça conquistas do movimento municipalista no regime previdenciário

Primeira-dama realiza reunião para discutir políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência auditiva

Gestores conhecem oportunidades de captação de recursos pelas plataformas Êxitos e + Brasil
Polícia


Polícia Civil prende em flagrante por posse ilegal de arma de foto homem que atirou em animal
Assessoria/Polícia Civil-MT A equipe da Polícia Civil de Nova Monte Verde (968 km ao norte de Cuiabá) prendeu em flagrante...


Depois de furtar hotel, dupla é pega vendendo leitoa em Itiquira
Policiais de Itiquira (a 357 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (21.01), dois homens por furto e arrombamento, no bairro...


Dois jovens são detidos por tráfico e reconhecidos como autores de assalto a um açougue
Assessoria | Polícia Civil-MT Dois traficantes foram presos em Rondonópolis, um deles saído recentemente do Sistema Penitenciário, nesta quinta-feira (21.01),...
Mato Grosso


Primeira-dama realiza reunião para discutir políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência auditiva
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, recebeu na tarde de quinta-feira (21.01), no Palácio Paiaguás, 30 representantes municipais de movimentos...


Dupla é presa em flagrante pela Polícia Civil vendendo maconha e haxixe em sistema de delivery
A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil, prendeu dois jovens no final da tarde de quarta-feira...


Governador: “Com esse apoio, as famílias da Agricultura Familiar vão poder produzir mais e com mais qualidade”
O governador Mauro Mendes afirmou que os investimentos do Governo de Mato Grosso vão ajudar as famílias da Agricultura Familiar...

Política MT


Entrega de maquinários para agricultura familiar é um passo gigante, diz Botelho
Botelho participou da entrega de patrulhas mecanizadas e outros itens para os produtores Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT O presidente...


Campanha Janeiro Branco reforça importância da rede de atendimento
Dr. Eugênio foi autor da Lei 11.155/2020 que autorizou contratação emergencial de psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e médicos psiquiatras...


Presidente da ALMT recebe Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cuiabá e garante parceria
Deputado Eduardo Botelho recebeu vereadores em seu gabinete na ALMT Foto: JLSIQUEIRA / ALMT O presidente da Assembleia Legislativa de...
Mais Lidas da Semana
-
Cidades15 de janeiro de 2021 - 18:00
Grave acidente registrado entre Barra do Bugres e Assari
-
Tangará da Serra15 de janeiro de 2021 - 18:50
Morre pioneiro tangaraense João Zanata
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 18:20
Morre o professor tangaraense Adavilso Parpineli, vítima de COVID-19
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 10:45
Motorista invade preferencial, colide contra motocicleta e fere condutora
-
Tangará da Serra18 de janeiro de 2021 - 18:26
Mais um pioneiro morre vítima da COVID-19 em Tangará da Serra
-
Cidades18 de janeiro de 2021 - 13:48
Homem morre em acidente na Serra dos Parecis
-
Mulher16 de janeiro de 2021 - 17:49
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Cidades15 de janeiro de 2021 - 12:12
Aulas na Rede Estadual começam dia 8 e não serão presenciais