Cidades
Presidente reeleito da AMM agradece as parcerias e destaca luta municipalista
Publicado
13 de janeiro de 2021 - 19:20

O presidente reeleito da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, que também integra o Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios, enalteceu em seu discurso a parceria com o presidente da CNM, Glademir Aroldi, que já esteve diversas vezes em Mato Grosso.
Fraga destacou as conquistas municipalistas durante os três mandatos. Ele disse que, quando assumiu o comando da AMM em 2015, colocou na mão do senador Wellington Fagundes a bandeira do FEX e a compensação da Lei Kandir, que os municípios esperavam há mais de 20 anos. “O senador encabeçou a luta, criou a comissão mista no Congresso e mobilizou os parlamentares nas duas Casas para a aprovação da Lei Complementar de sua autoria, que garantiu aos municípios os recursos da Lei Kandir. Por esta visão, hoje ele é considerado o senador mais municipalista do Brasil”, observou.
Fraga disse que em Brasília, as mobilizações precisam da presença de todos os gestores, e lembrou que quem comparece com frequência são os prefeitos dos municípios pequenos, e no final as conquistas vem para todos. “Precisamos da participação dos grandes municípios também para lutar com o movimento municipalista junto ao Congresso pela aprovação dos projetos de interesse dos municípios”, alertou.
O objetivo do movimento é garantir uma distribuição mais justa do bolo tributário nacional, pois a União concentra a maior parte da arrecadação. “Vamos trabalhar para que haja uma inversão desta distribuição, por um Pacto Federativo mais justo. Os municípios são os mais penalizados. Por esta razão, precisamos trabalhar integrados com a bancada federal. Teremos temos muitos desafios pela frente, a começar pela reforma tributária e administrativa. Para isto, precisamos estar mais unidos e integrados”, assinalou.
Na esfera estadual, Neurilan agradeceu o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho e ao governador Mauro Mendes. “Seremos parceiros, queremos trabalhar juntos pelos municípios e contribuir com o estado”, disse. Fraga agradeceu ainda as instituições parceiras e lembrou que, quando assumiu o comando da AMM em 2015, tinham muitos prefeitos que eram penalizados pelo Tribunal de Contas do Estado. “Com um trabalho de parceria entre a AMM e o TCE, de orientação aos gestores, o número de rejeição de contas diminuiu. Os prefeitos eleitos e reeleitos, serão recebidos pelo TCE, pelo Ministério Público de Contas, para que tenham orientação. Para que não cometam erros na administração municipal”, observou.
Ele agradeceu o deputado estadual Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, que também foi empossado como presidente de honra na atual diretoria da AMM. “O deputado conhece muito bem o trabalho da instituição municipalista e os desafios dos gestores. Estamos orgulhosos e tê-lo como presidente de honra”, disse. Precisamos lutar pela melhoria dos municípios, por uma estrutura de saúde pública, educação de qualidade e outras áreas essenciais para a população. É no município que moram as pessoas, é o município gera os impostos”, finalizou.

Cidades
Grave acidente registrado entre Barra do Bugres e Assari
Publicado
15 de janeiro de 2021 - 18:00
Motociclista ficou ferido em colisão
Motociclista fica gravemente ferido ao se envolver em acidente entre o distrito de Assari e o município de Barra do Bugres. O registro foi feito por um leitor do site que enviou à redação o relato da ocorrência logo que a colisão ocorreu.
De acordo com as informações repassadas pela testemunha, o motociclista teria acertado em cheio a traseira de um veículo da prefeitura de Tangará da Serra ao passar por um quebra-molas.
“A maneira como ele caiu, a forma como o vimos no chão, nos leva a crer que foi um acidente grave e que ele está bastante ferido”, relatou a testemunha que passava pelo local do acidente no exato momento em que a ocorrência fora registrada.
Cidades
AMM apoiará municípios na consolidação e fortalecimento dos consórcios
Publicado
15 de janeiro de 2021 - 16:49

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM irá apoiar os prefeitos na reativação e consolidação dos consórcios intermunicipais. Uma coordenação será criada dentro da estrutura da entidade para contribuir com o fortalecimento das estruturas no estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo presidente da instituição, Neurilan Fraga, durante a eleição da presidência do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá.
Durante a solenidade, Fraga disse que foi o idealizador da política que dividiu os 141 municípios do estado em 15 consórcios, durante o Governo Blairo Maggi. “Um dos primeiros consórcios criados foi o da Baixada Cuiabana, que reúne os municípios aqui representados”, lembrou.
Ele lamentou que os consórcios estejam enfraquecidos. “Hoje, infelizmente, os consórcios perderam a sua essência de desenvolvimento e integração. Hoje nove estão desativados e outros funcionam com muita dificuldade”, acrescentou.
O processo contou com a condução do ex-prefeito de Rosário Oeste, João Balbino, que presidiu o consórcio nos últimos anos. Ele afirmou que os novos gestores têm como desafios principais a regularização fundiária, o licenciamento ambiental e a venda dos produtos oriundos da agricultura familiar na capital. “Os municípios que compõem o consórcio, com a exceção de Cuiabá e Várzea Grande, possuem o mesmo perfil econômico, social e cultural. Temos a vocação para a produção de alimentos, mas não conseguimos colocar esses produtos à venda no maior mercado consumidor do estado”, criticou.
A escolha do grupo foi decidida em consenso pelos prefeitos presentes e contará com a liderança do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A diretoria do consórcio ainda conta com a participação dos prefeitos de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Gonçalves, e de Jangada, Rogério Meira.
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, enalteceu a liderança do presidente da AMM, Neurilan Fraga por mostrar que a união faz a força do municipalismo. Ele frisou que na condução do consórcio, pretende trabalhar de forma integrada com a instituição e os municípios da baixada cuiabana. Emanuel destacou que a região deverá ter o reconhecimento como polo, que tem força econômica, política e administrativa. “Temos história e tradição. Crescemos em número de população e economicamente, mas perdemos politicamente. Lembramos que somos a mola propulsora do estado, unindo Cuiabá, várzea Grande e os municípios próximos. Vamos fazer deste consórcio um modelo de integração, de uma gestão compartilhada de sucesso”, garantiu
Na ocasião, Emanuel anunciou que através da Secretaria Municipal de Turismo da Capital, criada recentemente, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico e Integrado. “A meta é valorizar o potencial de belezas naturais turísticas e a fonte econômica de toda a região da baixada cuiabana, assinalou.
Confira a nova estrutura gestora do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá:
Presidente – Emanuel Pinheiro (Cuiabá)
1º vice-presidente – Silmar de Souza Gonçalves (Nossa Senhora do Livramento)
2º vice-presidente – Rogério Meira (Jangada)
Conselho Fiscal:
1º Francieli Magalhães de Arruda (Santo Antônio de Leverger)
2º Alex Steves Berto (Rosário Oeste)
3º Osmar Froner (Chapada dos Guimarães)
1º Suplente – Atail Marques do Amaral (Poconé)
2º Suplente – Benacil Lemes (Acorizal – interino)
3º Suplente – Natal de Assis (Planalto da Serra)
Secretário Executivo: Eduardo Belmiro da Silva

Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”

Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19

MP: Governo do Amazonas sugeriu abrir valas no interior por falta de oxigênio

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a 17 milhões para o próximo sorteio

Ministério da Saúde tem publicação no Twitter marcada como enganosa
Polícia


PM prende três suspeitos e apreende droga e dinheiro em duas ocorrências em Várzea Grande
Em duas ações distintas na repressão permanente ao tráfico de drogas, policiais militares prenderam três suspeitos e apreenderam droga e...


Casal é preso suspeito de fazer contrabando de defensivo agrícola
Policiais do 26º Batalhão da Polícia Militar prenderam um casal, o homem de 60 e a mulher de 38 anos, que...


Ação integrada prende grupo criminoso envolvido em roubo a fazenda em Brasnorte
Assessoria/Polícia Civil-MT Uma ação policial desencadeada pelas delegacias de Brasnorte e Tapurah e apoio da Polícia Militar de Tapurah foi...
Mato Grosso


Governo de MT lamenta falecimento de conselheiro aposentado do TCE
O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Teresino Alves Ferraz....


Sábado (16): Mato Grosso registra 198.444 casos e 4.782 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (16.01), 198.444 casos confirmados da Covid-19 em...


Estado garante distribuição de vacinas contra a Covid-19 em tempo recorde aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), trabalha em uma força tarefa para que...

Política MT


Max Russi quer fiscalização forte no Chacororé
Foto: JOSÉ MARQUES Após discutir o futuro da Baía do Chacororé, em Barão de Melgaço, com o governo do estado,...


Comissão de Meio Ambiente da ALMT fará reunião extraordinária para definir ações na Baía de Chacororé
Foto: JLSIQUEIRA / ALMT Foto: JOÃO RIBEIRO / Gabinete do deputado Carlos Avallone A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia...


Unemat define três cursos para o campus de Cuiabá
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) liderou na noite de quinta-feira (14) uma reunião, em...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra11 de janeiro de 2021 - 10:26
Viralizou na Internet: Tangaraenses homenageiam escolas que estudaram
-
Educação11 de janeiro de 2021 - 11:10
Escola Emanuel Pinheiro passa a se chamar Colégio Tiradentes e PM assume gestão em Tangará
-
Mato Grosso11 de janeiro de 2021 - 12:05
Diretores preparam escolas para retorno das aulas de forma segura
-
Tangará da Serra13 de janeiro de 2021 - 09:12
Tangaraense está desaparecida e família pede ajuda para que seja encontrada
-
Mato Grosso12 de janeiro de 2021 - 11:50
Sefaz realiza primeiro sorteio de 2021 do Nota MT nesta quinta-feira (14)
-
Saúde12 de janeiro de 2021 - 10:59
Prefeito pede conscientização da população para enfrentar efeitos da pandemia
-
Saúde12 de janeiro de 2021 - 10:06
17 bebês morreram de covid-19 durante a pandemia em MT
-
Tangará da Serra12 de janeiro de 2021 - 12:27
Ex-vereador Henrique Cristóvão de Almeida morre vítima de Covid-19 em Tangará da Serra