Carros e Motos
Presidente do conselho da Nissan, Carlos Ghosn, é preso no Japão
Publicado em
20 de novembro de 2018 - 15:57por
Redação
O presidente do conselho da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, Carlos Ghosn, é preso no Japão por suspeitas de violações financeiras. Entre as acusações, há a suspeita de uso de dinheiro corporativo em atividades pessoais e outras irregularidades. Conforme um comunicado emitido pela fabricante, o brasileiro nascido em Porto Velho (RO) deverá ser destituído do cargo.
LEIA MAIS: Veja 5 ensinamentos do Salão do Automóvel 2018
Carlos Ghosn
é acusado de não declarar aproximadamente US$ 44 milhões (R$ 165 milhões, em uma conversão simples) de renda ao longo de cinco anos em que esteve à frente do grupo. O diretor da aliança, Greg Kelly, também está envolvido no processo.
“Uma investigação interna da marca revelou que Ghosn e Kelly declararam menos do que deveriam à Bolsa de Valores de Tóquio (Tokyo Stock Exchange) durante vários anos” diz a Nissan em uma declaração. “No que diz respeito a Ghosn, outros atos de má conduta também foram confirmados, como o uso pessoal de fundos da companhia. Há um grande envolvimento de Kelly neste processo”.
LEIA MAIS: Toyota Corolla: nova geração é revelada. Chega ao Brasil em 2020
A Nissan
finaliza sua declaração dizendo que está cooperando com os promotores japoneses nas investigações. O presidente-executivo da marca, Hiroto Saikawa, diz que a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi não será afetada.
Carlos Ghosn e a nova aliança

Ghosn iniciou sua carreira na França, à frente da Michelin. Foi presidente da Nissan entre 2001 e 2017. O executivo saiu do cargo no ano passado em função da aliança com Renault e Mitsubishi, mas permaneceu no conselho. Durante seus anos de atividade, ficou popular por sua conduta de cortar gastos e retomar a lucratividade da empresa. Vale lembrar que a Nissan estava à beira da falência quando Ghosn assumiu o cargo.
LEIA MAIS: Com novo design, Mitsubishi L200 Triton é revelada na Tailândia
Hoje, a Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi de Carlos Ghosn
pede passagem entre os maiores grupos automotivos do mundo, disputando a liderança com Toyota e Volkswagen. No fechamento do primeiro semestre de 2018, foram 5,5 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, registrando crescimento de 5,1% em relação ao ano anterior. A Renault
viu as vendas de modelos como Clio e Captur subirem, enquanto X-Trail e Qashqai foram os grandes destaques da Nissan. A contribuição da Mitsubishi nos resultados veio do lançamento do Eclipse Cross.

Carros e Motos
F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar
Published
4 meses atráson
7 de abril de 2022 - 16:35By
Redação

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.
Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:
“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”
A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.
Leia Também
Leia Também
“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .
A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.
A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.
Carros e Motos
Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico
Published
4 meses atráson
7 de abril de 2022 - 15:51By
Redação

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?
Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.
Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.
Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.
Leia Também
Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.
1 – J1772 e CCS1
O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.
2 – CHAdeMO
Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.
3 – Mennekes e CCS2
O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.
4 – GB/T
O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.
5 – Tesla
O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.
No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.




Mudança de clima: Ventania causa estragos em Tangará da Serra

Reck Junior processa apresentador e site por vincula-lo à Lula

Semana da Comunidade: Projeto levará ações artísticas e culturais para o Distrito de Progresso

Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra
Polícia


Filhos de 2 e 3 anos viram pai esfaqueando o avô até a morte
A família de Gilvanir Germano Neto, de 43 anos, ainda não consegue acreditar na forma brutal como ele foi assassinado...


Bandidos invadem casa, roubam armas e morrem em troca de tiros com a PM
Dois bandidos morreram em um confronto com a Polícia Militar, realizado na noite de quarta-feira (03), minutos após eles invadirem...


Cavalaria e cães farejadores: PM segue em busca de suspeito de sequestrar e abusar de criança
A Polícia Militar tenta prender Marcelo da Silva Dantas, 42 anos, suspeito de roubar uma caminhonete Amarok preta, sequestrar e...
Mato Grosso


Lei de Dr. João garante que menores em situação de vulnerabilidade tenham prioridade em vagas de escola em tempo integral
O governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei nº 11.833/2022, de autoria do deputado Dr. João (MDB), garante às crianças...


Projeto apresenta avanços para o setor do garimpo em MT
O Dia do Garimpeiro, celebrado nesta quinta-feira (21) tem um aspecto diferente para os trabalhadores artesanais de Mato Grosso, neste...


Matogrossenses faturam prêmio de R$ 55,6 milhões na Timemania
Dois dos três novos milionários de Cuiabá sempre faziam a sua “fezinha” na mesma lotérica, a Ponto da Sorte, e...

Política MT


Convenções oficializam 8 candidatos a Estadual e 6 a Federal em Tangará
O final de semana foi dos mais movimentados nos bastidores da política local, isso porque a finalização das convenções partidárias...


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Mulher morre em acidente entre Tangará da Serra e Campo Novo
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Veja o vídeo: Moto pega fogo após colisão com carro no Tarumã
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Escola Militar promove evento sobre diversidades culturais das regiões brasileiras
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Final de semana: Morte, acidentes e fogo em carreta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Reck Jr consegue de Mauro Mendes garantia para “Caminho dos Anjos”
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Tangará: Campanha pede doação de sangue para servidora em estado grave
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Centro de Saúde da Mulher e Especialidades Médicas foi reinaugurado
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Escola Militar representa Tangará em olimpíadas de Mato Grosso