Política MT
Premiação na deste ano supera números de edições anteriores
Foto: JLSiqueira
/
Secretaria de Comunicação Social
No dia 03 de dezembro a Assembleia Legislativa realiza a 13ª edição do prêmio de Responsabilidade Social de Mato Grosso. Ao todo serão 55 homenagens para empresas privadas, públicas e ongs que participarão da sessão solene, no Plenário das Deliberações “Renê Barbour”, a partir das 19 horas.
A novidade na premiação deste ano é a participação da Secretaria de Estado Trabalho e Assistência Social (Setas), que enviou o balanço social da pasta para a Comissão Mista efetuar a análise técnica. Outras inovações estão sendo as participações da Unimed de Rondonópolis e Unip, de Nova Lacerda.
De acordo com o membro da Comissão Mista, Washington Braga Costa, a avaliação deste ano seguiu critérios de cálculos, como analise técnico-contábil nos balanços social e analise nos relatórios sociais. Segundo Braga, o balanço social é o documento pelo qual as empresas e demais entidades apresentam dados que permitam identificar o perfil da sua atuação social do ano anterior.
“Ele se refere à qualidade de suas relações com os empregados, ao cumprimento das cláusulas sociais, à participação dos empregados nos resultados econômicos e às possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como à forma de interação das empresas e de demais entidades com a comunidade e sua relação com o meio ambiente”, disse ele.
“Além de agregar valor à imagem da empresa, há também outros benefícios, como por exemplo o reconhecimento pela sociedade que a instituição pratica sustentabilidade social no estado”justificou Braga.
Segundo dados da Comissão Mista, desde 2006 até 2017, já foram emitidos 409 Certificados de Responsabilidade Social em Mato Grosso, num total de 77 instituições certificadas pelo Estado.
Ao longo das 12 edições anteriores, foram contempladas 464, entre empresas, instituições privadas e ong’s, com certificação. Desse montante, apenas quatro delas participaram de todas elas: Usina Itamarati, Refrigerantes Marajá, Unimed Sepotuba e Unimed Cuiabá.
“Nessas edições, essas empresas receberam ao todo 52 certificações, desde a primeira edição, que aconteceu em 2006”, comentou Braga.
Para esta edição, ele também lembrou que seis empresas fazem parte do grupo de dez que receberão um certificado especial pela participação. São elas: Aster Máquinas e Soluções Integradas Ltda, Indústria Desportiva da Criança, Inviolável Tangará da Serra, Usina Barralcool e Puríssima Água Mineral.
Certificado de Responsabilidade Social – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, pela da Lei 7.687 de 25/06/2002, criou o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso, de autoria dos deputados José Riva, Humberto Bosaipo e Eliene Lima. A certificação promove o reconhecimento público das instituições, empresas, órgãos públicos e organizações sociais de interesse público (Oscips).
Para o desenvolvimento desse projeto , a ALMT criou, pelo ato n° 07/07, em 02/04/2007, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pelo estabelecimento do regulamento para concessão do selo.
Relação das empresas que encaminharam os balanços sociais para edição de 2018:
Açobett Indústria Metálica e Comércio Ltda, Açofer Indústria Comércio Ltda, Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A., AMAGGI Rondonópolis e Cuiabá, APROSOJA, Associação Espírita Wantuil de Freitas, Associação Matogrossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Associação Matogrossense de Combate ao Câncer, Hospital do Câncer de Mato Grosso, Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM-MT), Àster Màquinas e Soluções Integradas Ltda, Agro Amazônia Soluções Integradas Ltda, BPW Cuiabá, Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, Caramuru Alimentos S.A, Central Hidráulica Comércio de Peças Eireli-EPP Ltda ME Hidrautec, Clinemat Nefrológica de Mato Grosso Ltda, CONEC – Conservadora de Elevadores Cuiabana Ltda, CRC-MT, Data Med Ltda Medicina Diagnóstica Doyon, Desenvolve MT Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, FAMATO, Fundação André e Lucia Maggi, Grupo Agromave Sorriso ,Grupo Cometa Motos Mato Grosso Ltda, Hospital Santa Rosa de Medicina, Imagens Medicina Diagnostica Ltda, Instituto Assistencial de Desenvolvimento (IAD), Instituto Canopus, Instituto Desportivo da Criança,Instituto Diagnostico em Anatomia Patologica Sociedade Medica, Instituto Unificado de Educação e Pesquisa – UNIDEP, Inviolável Tangara Ltda, IROMAT (Instituto dos Rodoviários do Estado de Mato Grosso), UNIVAG , Médicos Associados, Sociedade Médica Hospital e Maternidade Santa Ângela de Tangará da Serra,
Minerva Serviços de Contabilidade, Nascentes do Xingu Participações e Administração S.A., O Boticário Matos Comércio de Perfumes e Cosméticos Ltda, Plastibras Indústria e Comércio Ltda, Refrigerantes Marajá S/A, Rodricouros Industria e Comercio de Couros Eireli, SETAS/SFSS, Senac de MT, Senai de MT, Senar de MT, Serviço Social do Comércio – Sesc Pantanal, Sesc de MT, Sesi de MT, Sociedade Hípica Cuiabana, Parque Exposição Acrimat, Suinobras Alimentos Ltda, Unimed Cuiabá, Unimed Vale do Sepotuba, Univida Plano de Auxilio Funeral, Usina Barralcool S/A, Usinas Itamarati S/A, Vitória Régia Água Mineral Ltda, e Votorantim Cimentos S/A.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.
Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.
“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).
A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.
Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.
Política MT
Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Foto: JL Siqueira / ALMT
Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.
Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).
A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.
“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.
“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.
O que prevê o projeto?
O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.
“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.
Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.
O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.
As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Grupo que lucrou mais de R$ 13 milhões com tráfico em Tangará é desarticulado
-
Tangará da Serra2 dias atrás
TJ absolve Fábio Junqueira e reconhece conduta correta em caso envolvendo ex-secretário de Saúde
-
Polícia1 dia atrás
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Obras do Hospital Regional de Tangará da Serra chegam a 42% de execução
-
Mundo4 dias atrás
Morre aos 88 anos o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica
-
Tangará da Serra13 horas atrás
Polícia Militar prende foragido condenado a 11 anos por roubo em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil de Tangará alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo
-
Negócios1 dia atrás
Aluguel em Cuiabá fica mais caro e população busca alternativas