sábado, 18 de janeiro de 2025
Connect with us


Cidade

Prefeitura promove vistoria em calçadas e aplica multas por irregularidades

Publicado em

A prefeitura de Tangará da Serra informou nesta quinta-feira (07), em nota à imprensa, que técnicos do Departamento de Desenvolvimento Urbano realizam vistorias nas calçadas de todo o perímetro urbano. Os casos já notificados e sem as devidas adequações renderão multas aos responsáveis.

Somente nesta quinta-feira foram realizadas cerca de 60 vistorias. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), é verificar se as calçadas atendem ao que preconiza a Lei Complementar nº 171/2012, que dispõe sobre a normatização para construção, reforma e conservação de calçadas na Zona Urbana do Município.

Casos já notificados e sem as devidas adequações renderão multas aos responsáveis já a partir desta sexta (08)

Segundo a lei, a construção, reforma e conservação das calçadas são obrigatórias em todas as testadas dos imóveis, edificados ou não, localizados em logradouros públicos providos de guia e pavimentação, garantindo acessibilidade e segurança.

Ainda segundo a norma, as calçadas e os eventuais equipamentos e mobiliário urbano, arborização, sinalização, entre outros permitidos por lei, devem garantir o deslocamento de qualquer pessoa pela via pública, independente de idade, estatura, limitação de mobilidade ou percepção, com autonomia e segurança.

Notificações e multas

Segundo a Seplan, em 2018 foram emitidas notificações a estabelecimentos que possuíam suas calçadas com rebaixamento para permitir estacionamento de veículos. No caso das situações consolidadas – antes da LC 171 entrar em vigor, em dezembro de 2012 – os estabelecimentos foram notificados para readequarem suas calçadas para o ‘caminhar seguro’, com um máximo de 3% de inclinação e com instalação de piso tátil.

As notificações não atendidas já geram multas aos responsáveis, com as guias sendo encaminhadas a partir desta sexta-feira (08.02).

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço

Published

on

O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.

A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.

Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.

O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.

Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.

Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19

Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana