Cidades
Prefeitura de Primavera do Leste entrega três pontes de concreto no interior do município
As comemorações do aniversário de Primavera do Leste continuam, e o interior do município também está sendo contemplado. No último sábado (16), três pontes foram entregues por meio do projeto “Mais Pontes”. Estruturas de madeira sobre o Rio Verdinho, Córrego Fundo e Córrego Corredeiras foram substituídas por vigas e/ou aduelas de concreto. O projeto é uma parceria com produtores rurais de Primavera do Leste e tem o apoio da Câmara Municipal.
Essas pontes recebiam uma média de três manutenções por ano, por conta da passagem de veículos pesados. Agora, as estruturas de concreto trazem mais segurança para aos produtores rurais e trabalhadores e, até mesmo, para estudantes da zona rural que trafegam com ônibus escolares por essas pontes. Fora isso, a Prefeitura vai economizar ao não precisar fazer reparos periódicos.
O ato de entrega das pontes foi acompanhado por vários vereadores, secretários municipais e produtores rurais. Além das pontes já prontas, a comitiva visitou também a ponte da Grota 1 (região da comunidade russa), que está prestes a começar a obra de substituição de madeira por concreto, e no Rio Cumbuco, onde a construção da ponte de concreto já está em andamento acelerado.
O prefeito Léo Bortolim anunciou que, além dessas pontes, está no planejamento da gestão construir pontes de concreto em outras estradas do interior do município. A previsão é de que daqui a um ano haja uma somatória de 10 pontes de madeira substituídas por estruturas de concreto, “dando condições de escoamento da safra que é o principal pilar da nossa economia”, declarou o prefeito.
“Quem ganha com isso é toda a população e todos os produtores rurais. Nunca foi investido tanto em infraestrutura no interior como nessa gestão”, afirma o vereador Elton Baraldi (Nhonho). Já o vereador Kinha Juriti avalia que essa é uma das obras mais importantes no município de Primavera, porque é um município que vive do agronegócio, é o que movimenta a máquina pública. “A gestão está preocupada com o desenvolvimento do município”, finaliza o parlamentar.

Cidades
Morre bebê de grávida que foi mantida viva por aparelhos em MT
Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24 horas após o parto, o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma no dia 20 de dezembro e ter morte cerebral decretada no dia 1º de janeiro.
O recém-nascido era um menino e foi batizado com o nome de Adryan Miguel Sousa Borges. Ele nasceu com 900 gramas na manhã de sexta-feira (24) e em seguida foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
Em nota, a Santa Casa lamentou o ocorrido e disse que foram empregados todos os recursos para que a criança tivesse as melhores chances, no entanto, a prematuridade extrema tornou o quadro irreversível.
Os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados logo depois do nascimento de Adryan e o corpo dela está sendo encaminhado para a cidade Araguaína, no Tocantins, onde o casal vivia antes de se mudar para Mato Grosso. O corpo da criança será transferido em breve e será sepultado junto com a mãe.
Fonte: G1/MT
Cidades
Nasce em Rondonópolis bebê de grávida mantida viva por aparelhos após morte cerebral
Nasceu na manhã desta sexta-feira (24), o bebê da jovem Joyce Sousa Araújo, de 21 anos, que estava sendo mantida viva por aparelhos na Santa Casa de Rondonópolis, a 456 km de Tangará da Serra, após ter sofrido um aneurisma e ter morte cerebral decretada, no dia 1º de janeiro.
O bebê é um menino. Ele nasceu com 900 gramas e foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Já os aparelhos que mantinham a mãe viva foram desligados. A cirurgia foi acompanhada pelo pai da criança, João Matheus Silva, de 23 anos, e pelos avós paternos.
A previsão era de retirar o bebê em fevereiro, quando Joyce completaria sete meses de gestação, no entanto, ela teve uma complicação respiratória e a equipe médica decidiu antecipar o parto.
O corpo da mãe está sendo preparado para ser transferido para Tocantins, estado onde o casal vivia antes de se mudaram para Mato Grosso.
De acordo com o obstetra Pedro Luiz Silva, um dos médicos que acompanhou o caso de perto, o bebê é considerado ‘prematuro extremo’ e, por isso, deve permanecer algumas semanas ou meses na UTI.
Entenda o caso
No dia 20 de dezembro de 2024, Joyce passou mal em Jaciara, a 148 km da capital. Ela foi para o hospital do município e após desmaiar e o quadro piorar, foi internada.
Em poucos dias, Joyce foi transferida para Rondonópolis e passou por uma cirurgia. Nos dias seguintes, o cérebro dela começou a inchar, sendo necessário um procedimento médico em que parte do crânio é removido para abrir espaço para o cérebro. Apesar dos esforços dos profissionais, Joyce teve a morte cerebral decretada no dia 1° de janeiro.
Fonte: G1/MT
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Com seis shows nacionais e um dia de entrada gratuita, a Exposerra é lançada na manhã desta sexta-feira.
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Vereador e secretário trocam ofensas. “Ignorante” e “sem moral”
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Após pressão popular, vereadores de Tangará revogam auxílios de R$ 5 mil aprovados para si próprios
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Sindicato Rural anuncia atrações da Exposerra 2025
-
Polícia5 dias atrás
Corpo de homem morto a facadas pelo ex-namorado da esposa é encontrado
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Operação prende faccionados que agiram para matar, torturar e roubar em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil de Tangará da Serra prende homem acusado de homicídio
-
Polícia6 dias atrás
Feminicídios deixaram 89 filhos sem mães em MT em 2024