Saúde
Prefeito pede conscientização da população para enfrentar efeitos da pandemia
Publicado
12 de janeiro de 2021 - 10:59
Foto: Assessoria
“Estamos passando pelo momento mais crítico da pandemia em Tangará. A população tem de fazer uma reflexão e se conscientizar”, enfatizou o Prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB) durante coletiva de imprensa concedida na manhã desta terça-feira, 12, na sede do Poder Executivo.
Tangará está com 100% de seus leitos de UTI pública ocupados por pacientes contaminados pelo Coronavírus. A situação é grave e a atual gestão tem promovido esforços com objetivo de reduzir esses índices, ampliar a capacidade de atendimento e avançar no enfrentamemto à pandemia.
“Assumimos no dia 1°, fizemos reuniões, adotamos medidas, estamos destravando o orçamento do Município para utilizarmos recursos do superávit no enfrentamemto à pandemia”, informou Masson.
Segundo o Prefeito, será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores um projeto solicitando aprovação para utilização dos recursos provenientes do superávit orçamentário em medidas de gestão que serão adotadas com objetivo de reduzir o avanço do Coronavírus em Tangará.
“Há meses ouvíamos falar com colapso da rede pública de Saúde. Agora esse momento chegou. Todos os nossos leitos estão ocupados e estamos lutando para enfrentar isso”, frisou.
O Prefeito falou da necessidade de contratação de mais seis médicos e 14 técnicos de enfermagem e enfermeiros. “Assumimos com um quadro deficitário. Isso é público e notório. Agora estamos buscando a solução desse quadro, destravando o orçamento e promovendo os esforços necessários para efetivarmos as parcerias necessárias”, salientou.
VANDER E DR. JOÃO
O prefeito Vander Masson juntamente com o Deputado Estadual Doutor João estiveram em Cuiabá na última semana. Segundo o Prefeito, o objetivo dessa ida à capital foi encaminhar à Secretaria de Estado de Saúde uma pauta de reivindicações de melhorias para Tangará da Serra.
“Apresentamos demandas de mais respiradores, mais medicamentos e mais aparelhos de tomografias. Estamos trabalhando, nos esforçando para termos condições e recursos para atender a nossa população”, afirmou o Prefeito.

Prefeito Vander Masson
CONSCIENTIZAÇÃO
Vander Masson, durante a coletiva, foi enfático. “Precisamos a reflexão e da conscientização da população. De nada valerão nossos esforços, se a população não fizer a sua parte”.
SECRETÁRIA DE SAÚDE
A Secretária Municipal de Saúde de Tangará da Serra, Gicelly Zanatta, em sua fala, relatou o cansaço físico e mental dos profissionais de frente no combate à COVID-19, lamentando as baixas sofridas, assim como a contaminação de inúmeros profissionais.
“A demanda está aumentando. Infelizmente, por mais esforços que façamos, se cada um não fizer a sua parte, não venceremos essa batalha”, desabafou.
A Secretária informou que diante do atual cenário, com todos leitos de UTI ocupados, na última noite já ouve a necessidade de transferência de paciente para UTI do Hospital Metropolitano de Várzea Grande.
“Não mediremos esforços para fazermos as transferências necessárias de pacientes. Nenhum tangaraense ficará sem atendimento”, declarou a Secretária, pontuando que o pico dos casos de contaminação são reflexo das festividades de Natal e Ano Novo.

Secretária Gicelly Zanatta
CÂMARA MUNICIPAL
Representando o Poder Legislativo, o vereador Doutor Bandeira (PDT) participou da coletiva de imprensa ocorrida na Prefeitura.
Na oportunidade o parlamentar reafirmou o compromisso do Legislativo no combate aos avanços da pandemia na cidade.
“A Câmara é solidária com o Executivo e com toda a sociedade tangaraense. Estamos unidos nessa luta e suplicamos à população que colabore com os Poderes constituídos. Estamos enfrentando uma pandemia de proporções mundiais”, concluiu.

“Câmara é parceira do Executivo”, diz Doutor Bandeira

Uma enfermeira viralizou nas redes sociais após atravessar um rio para conseguir vacinar uma idosa, em São José de Espinharas (PB) . O caso aconteceu na última quinta-feira (04), quando o serviço de imunização da cidade realizava a vacinação em idosos.
Em um vídeo compartilhado na internet, a profissional atravessa o rio com os equipamentos necessários para a imunização.
Em entrevista ao G1, a enfermeira Mayane Brito contou que tomou a atitude após ver a dificuldade de locomoção até o bairro onde a moradora estava. Ela lembra que ainda precisou de uma carona de moto para conseguir imunizar a idosa, que seria a última a ser vacinada no dia.
“Não dava para atravessar de carro para ir vacinar essa idosa e só faltava ela. O carro ficou me esperando, eu atravessei a pé e eu pedi a uma pessoa amiga da senhora para me pegar de moto do outro lado do rio para eu poder vacinar a senhora”, afirmou.
Mayane ressaltou o pensamento de querer que alguém fizesse o mesmo pela própria mãe, o que reforço a ideia de atravessar o rio.
“Quando eu cheguei em casa nesse mesmo dia, me vi pensando que se fosse minha mãe – que infelizmente não está aqui mais hoje comigo, pois vai fazer cinco meses que ela faleceu – eu gostaria que um profissional de saúde atravessasse o rio para vacinar ela também”, completou.
A Secretaria da Saúde de São José de Espinharas informou que a profissional participava do programa de imunização para idosos entre 80 e 89 anos na cidade. Segunda a pasta, 24 moradores foram imunizados até o momento.
Saúde
Rio de Janeiro atinge 93% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19
Publicado
6 de março de 2021 - 21:16

Um balanço divulgado pela Secretaria estadual de Saúde no início da noite deste sábado mostra que 93% dos 616 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis para atender pacientes com Covid-19 na capital estão ocupados. Parte dessas vagas estão sendo preenchidas, inclusive, por pacientes vindos da região Norte do país. No caso de vagas de enfermarias, os pacientes com diagnóstico de Covid-19 ou de síndrome respiratória aguda grave, a taxa de ocupação chega a 73% dos 640 leitos.
Entre as unidades que praticamente não têm mais vaga de UTI para Covid-19 está o Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, referência no tratamento da doença. No fim da tarde, 141 das 143 vagas estavam preenchidas e havia a expectativa da chegada de mais um paciente. No caso das enfermarias, a unidade tinha 169 de suas 237 vagas preenhidas.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, prevê que a ocupação de leitos na capital deva diminuir no início da semana.
“Essa é uma estatística de momento. Mas se for preciso, parte das vagas de enfermaria do Gazolla podem ser convertidos em UTI rapidamente”, disse o secretário.
Você viu?
Ao todo, 975 pessoas estão internadas na cidade com sintomas de Covid-19. Treze pessoas aguardam vagas ou transferência.
Em 24 horas, foram diagnosticados 107 novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao todo, desde o início da pandemia, 209.527 pessoas contraíram a doença e 19.115 morreram na cidade, segundo dados da Secretaria municipal de Saúde.

Dani Calabresa processa Melhem por expor mensagens do WhatsApp

Especialistas explicam o que é o squirting, a ejaculação feminina

IR 2021: auxílio emergencial precisa ser devolvido? Entenda e saiba declarar

Podcast Último Segundo: Armar população aumenta a segurança? Ouça

Horóscopo do dia: previsões para 7 de março de 2021
Polícia


Suspeito de tentar matar companheira em Tangará da Serra é preso pela Polícia Civil cinco dias após o crime
Assessoria/Polícia Civil-MT O autor de uma tentativa de feminicídio ocorrida na segunda-feira (01.03) no município de Tangará da Serra teve...


Batalhão Ambiental encontra homens com pescado proibido e aplica multa de R$ 10 mil
Uma equipe do Batalhão de Proteção Ambiental em Porto Estrela (a 194 km de Cuiabá) encaminhou à delegacia, nesta sexta-feira (05.03),...


Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em São José dos Quatro Marcos
Assessoria/Polícia Civil-MT A da Polícia Civil de São José dos Quatro Marcos cumpriu nos dias 05 e 06 de março,...
Mato Grosso


Sábado (06): Mato Grosso registra 260.760 casos e 5.993 óbitos
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (06.03), 260.760 casos confirmados da Covid-19 em...


Prefeitos que descumprirem Decreto Estadual serão responsabilizados
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso está realizando um levantamento de todos os decretos municipais que tratam das...


Doulas orientam gestantes sobre nascimento e pós-parto
Como saber que chegou a hora? A amamentação é para todas? E o que acontece depois do parto? Dúvidas como...

Política MT


Sob articulação de Dr. Eugênio, Escola Militar de Barra do Garças dá início às atividades
Foto: DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio Após anos de espera e muitas articulações junto ao governo do...


Saúde da mulher é bandeira do deputado Dr. Gimenez
Foto: Rose Domingues Reis / Gabinete do deputado Dr. Gimenez Em dois anos de mandato, o deputado estadual Dr. Gimenez...


Deputado realiza treinamento on-line com vereadores da região oeste
Foto: Ronaldo Mazza Conhecer os ritos da Casa de Leis, a legislação municipal, estadual e federal, implantar organização administrativa e...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra1 de março de 2021 - 07:28
Morre comunicador Renan Coelho
-
Policia Federal1 de março de 2021 - 08:56
Polícia Federal prende quatro pessoas por promoção de migração ilegal na fronteira com a Guiana.
-
Tangará da Serra28 de fevereiro de 2021 - 22:32
Padrasto é acusado de estuprar enteada de 9 anos; Irmão flagrou o crime
-
Tangará da Serra3 de março de 2021 - 12:34
Semec anuncia suspensão de aulas presenciais da rede em Tangará
-
Tangará da Serra1 de março de 2021 - 14:25
Governador anuncia novas medidas restritivas para frear Covid-19
-
Tangará da Serra28 de fevereiro de 2021 - 17:56
Colisão entre moto e carro provoca morte em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra1 de março de 2021 - 17:16
Sicredi, Prefeitura e Terzi Empresas: Juntos Recuperando Nascentes
-
Tangará da Serra2 de março de 2021 - 10:11
Homem com mandado de prisão tenta fugir e bate carro em muro de residência