conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Tangará da Serra

Prefeito defende tratamento precoce contra COVID-19: “o Município tem esses medicamentos”, disse

Publicado

Vander Masson, prefeito de Tangará da Serra

O prefeito municipal de Tangará da Serra, Vander Masson, defendeu nesta quarta-feira, dia 07/04, durante entrevista coletiva concedida a imprensa tangaraense, o tratamento precoce como alternativa para diminuir o número de internações de pacientes graves de COVID-19. A defesa foi feita por ele ao comentar sobre a alta taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade, o que levou o Município a ser enquadrado pelo Governo do Estado com ‘Risco Muito Alto’ de contaminação.

Vander sugeriu aos pacientes com sintomas que, no ato da consulta nas unidades de saúde, solicitem ao médico os medicamentos indicados.

“Temos esses medicamentos na saúde pública aqui em Tangará da Serra, a azitromicina, a hidroxicloroquina e a ivermectina, além da vitamina C, apenas o zinco que estamos com dificuldade de ter gratuitamente, mas é um medicamento mais acessível. Temos exemplos de muitas cidades que utilizaram e utilizam o tratamento precoce e tiveram eficácia no combate à doença”, defendeu o prefeito, informando que o Município busca meios para manter abastecido o estoque desses medicamentos na saúde pública municipal.

Ao defender a utilização desses medicamentos como forma de evitar a proliferação do vírus e o registro de casos mais graves da doença, o prefeito também pediu para que os médicos de Tangará da Serra receitem principalmente a azitromicina, a hidroxicloroquina e a ivermectina para seus pacientes sintomáticos da doença.

“Muitas vezes são pacientes que estão na fase inicial de sintomas, que vão para casa e ficam por 4, 5 ou 7 dias aguardando o resultado de exame. Entendemos que é um direito dos médicos fazerem essa prescrição, mas entendemos também que esses pacientes, se tomarem os medicamentos poderão evitar que a doença se agrave. Precisamos da união de todos, inclusive dos nossos médicos no momento das consultas. Estamos com praticamente todos os leitos de UTI ocupados, na rede pública como e na particular. Com a medicação precoce podemos evitar que isso piore ainda mais”, defendeu.

Novas UTIs

Ainda durante a entrevista coletiva, o prefeito Vander Masson anunciou a imprensa que o Município já fez o empenho para aquisição de sete respiradores, equipamentos indispensáveis para o funcionamento de UTI’s. A meta, segundo ele, é ampliar o número de UTI’s de 13 para 20 unidades exclusivas para pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal.

Ele explica que isso faz parte de uma articulação com o Governo do Estado. Ampliado o número de UTI’s para 20, o prefeito explica que 10 serão destinadas exclusivamente a pacientes de Tangará da Serra e os outros 10 passarão a ser regulados pela Secretaria de Estado de Saúde para atendimento de pacientes de todos os municípios de MT.

“Cada UTI tem um custo diário ao redor de R$ 2 mil, por isso vamos fazer esse convênio com o estado”, disse, explicando que ainda não há previsão para a chegada dos respiradores e o funcionamento efetivo das novas unidades de terapia intensiva.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook

Tangará da Serra

Polícia Civil e Bombeiros intensificam buscas por idoso desaparecido em Tangará

Publicado

Buscas seguem por comunidades rurais

Nilton Calixto de 66 anos, morador de Tangará da Serra, continua desaparecido. Nesta sexta-feira, 09, Polícia Judiciária Civil e 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar intensificaram as buscas por comunidades rurais do Município em busca de pistas que possam indicar o paradeiro do idoso.

De acordo com a política, Nilton saiu de casa no domingo, 04, por volta das 7h e não retornou desde então. Ainda no domingo a família do idoso compareceu à delegacia de polícia por volta das 20h para informar seu desaparecimento. A Polícia Judiciária Civil, a partir daí, deu início a uma investigação com objetivo de localizá-lo.

Ainda no domingo o idoso foi visto na região da comunidade Boa Vista, onde ele poderia ter seguido sentido a Pecuama ou adentrado na comunidade Bezerro Vermelho. A PJC diligenciou àquele local devido a família já ter residido na comunidade há anos atrás.

Nilton Calixto é esquizofrênico e ao sair de casa, estava com a camiseta laranja, de short e com uma bicicleta cromada com detalhes cor-de-rosa. Família e polícia pedem ajuda de moradores e sitiantes das comunidades ou quem possa ter visto o idoso para que entrem em contato via 197 da Polícia Civil.

Continue lendo

Tangará da Serra

Supermercados poderão ficar abertos até às 20h aos sábados em Tangará

Publicado

O Executivo Municipal, através do prefeito Vander Masson, baixou decreto nesta sexta-feira, dia 09/04, atualizando as medidas restritivas para conter a disseminação da COVID-19 e em relação ao horário de funcionamento dos supermercados de Tangará da Serra aos sábados.

O decreto possibilita que supermercados, mercados e congêneres fiquem abertos até as 20h aos sábados, respeitando o espaçamento de 1,5m entre pessoas e permitindo a entrada de apenas um membro por família.

A edição do decreto ocorreu em razão de um equívoco ocorrido no decreto 165/2021, que permitia o funcionamento de mercados e supermercados aos sábados até as 12h. O decreto foi publicado nesta sexta e tem validade imediata.

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana