sexta, 13 de dezembro de 2024
Connect with us


Cidade

Prefeita Rosana anuncia medidas de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 em Sinop

Publicado em

A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou na tarde desta terça-feira, 17, durante entrevista coletiva, um conjunto de medidas visando o enfrentamento do Covid-19 e sua proliferação em Sinop. Todas as decisões ocorrem em âmbito preventivo, uma vez que a cidade não registra notificações para a doença, mas, atenta ao cenário atual, implementa suas estratégias com foco na preservação da vida.
"Não é momento de pânico e estamos trabalhando, prioritariamente, com a prevenção. Enquanto município, estamos nos preparando para receber e atender, quando necessário, os casos confirmados e que venham a ocorrer. Estamos acompanhando todo o cenário do coronavírus no país e aqui em Mato Grosso. Decidimos, de forma conjunta, adotar essas medidas com foco, especialmente, na prevenção, que é uma maneira efetiva de enfrentar o problema. O porquê destas decisões é exatamente em demonstrar para a população que o município está atento à questão, mas pedimos, encarecidamente, que a comunidade também se conscientize de seu papel e nos ajude", destacou Rosana Martinelli.
As medidas foram comunicadas um dia após Sinop constituir seu Gabinete de Situação para monitoramento e adoção de medidas emergenciais em saúde pública decorrente do Covid-19 –  coronavírus -. O Grupo de Trabalho é composto pelas várias secretarias municipais. Algumas das diretrizes locais convergem com o também decreto estadual 407, expedido pelo Estado de Mato Grosso.
O objetivo principal, como enfatiza Kristian Barros, secretário municipal de Saúde, é proporcionar ao cidadão informações precisas, que confrontem as fakenews e esclareçam ao cidadão quais as frentes adotadas pela Prefeitura. “Não existe, neste momento, uma situação na qual a população entre em pânico, pois todas as medidas adotadas em nível município é para amenizar os possíveis impactos que se venham a ter”, destacou.

Participaram da entrevista coletiva representantes do governo municipal em diferentes áreas (Educação, Finanças, Procuradoria, Saúde) e diretores do Hospital Regional de Sinop.

À lista das ações constam com o foco de proteção estão:

EDUCAÇÃO/ESPORTE/CULTURA – Seguindo o decreto estadual, a Rede Municipal antecipa o recesso escolar discente e docente para o período de 23 de março a 05 de abril; apenas a Secretaria Municipal de Educação funcionará;
– Suspensão de atividades realizadas em projetos de iniciação esportiva no município (escolinhas) e projetos diversos nessa área;
– Suspensão de campeonatos com aglomeração de público, a exemplo das copas de futsal já em andamento São Cristóvão, Boa Esperança, Primaveras e Pasinha Feminina;
– Suspensão de viagens de atletas para competições fora da cidade de Sinop por 30 dias;  
– Suspensão das aulas em projetos culturais ministrados pela Escola Municipal de Artes, no intervalo previamente definido.

SAÚDE – Instituição de um canal oficial para tirar dúvidas e analisar suspeitas sobre a doença. Se apresentar tosse, febre e dificuldades para respirar o cidadão pode ligar para o número 66 99995-1782. Essa é a central segura para informações sobre COVID-19;

– Criação de Posto de Coleta para atendimento de pacientes com suspeita; 

– Capacitação dos servidores da saúde para atuar em situações de natureza Covid-19;
– Suspensão de viagens de servidores públicos para cursos de capacitação/qualificação fora do município.

ECONOMIA – Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.

PROCON – Atuação do Procon no que se refere a possíveis cobranças abusivas de produtos.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA

– suspensão das atividades nos centros de convivência, como Clube dos Idosos, de eventos que registrem aglomeração. 

Cidade

Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda

Published

on

O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.

Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).

O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.

O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.

Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br

Assessoria de Imprensa

Continue Reading

Cidade

Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço

Published

on

O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.

A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.

Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.

O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.

Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.

Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19

Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.

Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana