BemRural
Portaria vai ampliar possibilidades de uso de equipamentos em municípios
Municípios beneficiados com máquinas e equipamentos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) serão liberados de encargos estabelecidos em termo de doação assinado junto ao governo federal. A liberação abrange todos os bens destinados aos municípios entre 2011e 2014, desde que as prefeituras tenham prestado conta sobre o uso das máquinas no prazo determinado. Os encargos se referem a obrigações que a prefeituras devem seguir no modo de utilização.
A portaria que homologa a liberação será assinada nesta quarta-feira (10), pela ministra Tereza Cristina, durante a XXII Marcha de Prefeitos em Defesa dos Municípios, que está sendo realizada em Brasília. O ato será acompanhado pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.
Regularização
São contemplados na portaria municípios que enviaram a Declaração Anual de utilização de todos os bens recebidos até o último dia 05. Em acordo firmado, os prazos para envio das declarações variam de três a cinco anos, dependendo do maquinário.
As prefeituras que ainda não fizeram a declaração podem atualizar a situação pelo site:
http://sispac2.mda.gov.br/login, ou ir até o estande do PAC 2 montado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, onde está sendo realizada a Marcha dos Prefeitos, até quinta-feira (11).
Na segunda etapa do PAC, foram entregues 18.071 equipamentos, como retroescavadeiras, moto niveladoras, pá carregadeiras, caminhão pipa ou caminhão caçamba, beneficiando 5071 municípios.
Como encargo, os municípios devem utilizá-los em obras de interesse social, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais, para melhorar o escoamento da produção rural, principalmente de agricultores familiares e pequenos produtores. As máquinas também devem ser utilizadas para facilitar o armazenamento de água e em ações de mitigação de efeitos da seca.
Como se trata de doação onerosa, que prevê ao beneficiário a imposição de encargos, o envio de declarações anuais é um dos compromissos a serem cumpridos pelos municípios. Concluídos os prazos de prestação de contas, os municípios podem utilizar os equipamentos para outros fins ou até leiloá-los.
Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo pelos telefone: (61) 2020-0140, 2020-0147, 2020-0149, 2020-0144, 2020-0146, 2020-0143 ou pelo endereço eletrônico: [email protected].
Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]
BemRural
Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará
Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.
O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.
De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.
“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.
BemRural
FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil
Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Mulher é vítima de abuso sexual após festa em comunidade rural de Tangará. Polícia investiga caso
-
Polícia5 dias atrás
PJC prende em Barra do Bugres autor de tentativa de execução em empresa de Nova Mutum
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Caminhão derruba fios de energia e motociclista prende pescoço em fiação, sofrendo grave acidente
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Matrículas abertas para o ensino médio vinculado à curso Técnico na ETEC Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Fiação de internet caída sobre asfalto provoca acidente com 3 veículos em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados e apreende grande quantidade de drogas em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Condutora invade preferencial e provoca colisão com camionete na Vila Alta
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Tangaraenses são alertados sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti