quinta, 27 de março de 2025
Connect with us


Meio Ambiente

Por ignorar legislação, populares seguem com descarte irregular de lixo

Publicado em

Terrenos baldios, áreas de reserva, beiras de estradas e até mesmo rotatórias. Tudo é visto como local de poluição e desova de lixo e entulhos por pessoas sem a menor consciência de bem coletivo, desleixadas, ignorantes e adeptas da imundície.

A prática de jogar lixo e entulhos em terrenos baldios e não providenciar a correta destinação aos resíduos cria condições favoráveis para proliferação de todo tipo de pragas urbanas, como ratos, baratas, escorpiões e o temido mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e das suas variações, como o zika vírus e a febre chikungunya.

Em Tangará da Serra, o problema é crônico e depósitos clandestinos de lixo proliferam no perímetro urbano

Em Tangará da Serra, o problema é crônico e de difícil conscientização por parte dos infratores. Os depósitos clandestinos de lixo proliferam no perímetro urbano. Qualquer terreno baldio é convidativo para que ali sejam lançados sacos de lixo, carcaças de geladeiras e máquinas de lavar, latas de tinta, garrafas pet, baldes velhos e qualquer tipo de material. É possível encontrar até mesmo capacetes.

No anel viário e margens de estradas vicinais são os pontos preferidos para desova de materiais, como ocorre com frequência nas imediações do entroncamento com a estrada que passa ao lado do Parque de Exposições e fundos da Guaxe Construtora. Naquele ponto podem ser flagrados, inclusive, veículos de empresas jogando todo tipo de descarte.

Segundo o artigo 59 da Lei Complementar 149/2010 – Código Ambiental do Município -, “a prática de se jogar lixo, entulhos e outros materiais líquidos e/ou sólidos nos espaços territoriais especialmente protegidos constitui infração e está sujeita (…)”, a multas e outras sanções, conforme a gravidade da infração.

Veja matéria relacionada:

Município terá ecopontos para descarte de entulhos e restos de podas

https://bemnoticias.com.br/municipio-tera-ecopontos-para-descarte-de-entulhos-e-restos-de-podas/

Mato Grosso

Sema deve liberar pesca do pintado após plano de recuperação

Published

on

A pesca do peixe pintado deve ser liberada somente após a divulgação de um plano de recuperação da espécie, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A medida ocorre depois que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), publicou uma portaria em que autoriza a pesca do peixe pintado.

Segundo o documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), a espécie pode ser usada para pesquisas, estudos e passível de exploração. De acordo com a Sema, essa autorização no estado não deve ser imediata.

“Primero o plano de recuperação deve ser elaborado e publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem 90 dias para isso. Só depois da publicação é que passa a ser liberada a pesca”, afirmou.

Na portaria, a ministra salientou que essa recomendação será reavaliada após um período.

“A recomendação do plano de recuperação que reconhece a espécie Pseudoplatystoma corruscans – pintado – como passível de exploração, estudo ou pesquisa pela pesca será tecnicamente reavaliada em até vinte e quatro meses a partir da publicação desta portaria”, disse, no documento.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Cidades

Cliente surta e persegue funcionários de agropecuária com faca. Veja o VÍDEO

Published

on

Foto: Mídia News

Um homem de 53 anos teve um surto, pegou uma faca e perseguiu funcionários de uma loja de materiais agropecuários em Nova Canaã do Norte (720 km de Tangará da Serra). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo o boletim de ocorrência, o caso ocorreu no Distrito Ouro Branco. As vítimas são funcionários da loja, de 19, 35 e 36 anos. Um vídeo registrou o momento de tensão. (Veja ao fim da matéria)

Conforme o relato dos trabalhadores, um deles estava tendo uma conversa normal, pacificamente, com o suspeito quando ele começou a gritar e pegou uma faca de dentro do balcão da loja. Na sequência, começou a perseguir o funcionário.

A vítima saiu da loja e o suspeito voltou para dentro, começando novamente a perseguir outros funcionários, mesmo eles pedindo para o homem se acalmar. As imagens mostram uma funcionária com duas crianças saindo do local com medo.
Em certo momento, funcionários e o proprietário correram novamente para o fundo da loja. Ao perceberem que estavam encurralados pelo suspeito, o dono sacou uma pistola e fez um disparo para o alto e seguiu o homem. Depois disso, o suspeito começou a se conter.

O homem, então, largou a faca e se desculpou. Em seguida, saiu da loja. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o suspeito em um veículo.

O suspeito parou com o carro em frente a delegacia da Polícia Civil. Os PMs fizeram a abordagem e verificaram que ele é conhecido por ter problemas psicológicos e fazer tratamento. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal de Nova Canaã e foi medicado. A Polícia Civil agora acompanha o caso.

Mídia News

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana