conecte-se conosco


Tecnologia

População brasileira com acesso à internet aumenta e vai para 70%, diz pesquisa

Publicado

source

O número de brasileiro usando internet segue aumentando: passou de 67% para 70% da população, totalizando 126,9 milhões de pessoas com acesso à tecnologia em 2018, conforme revela a pesquisa TIC Domicílios, divulgada nesta quarta-feira (28).

Leia também: Proteja-se: golpe rouba conta WhatsApp e já afetou 8,5 milhões de brasileiros

pessoas usando celular arrow-options
shutterstock

Maioria da população utiliza o celular para ter acesso à internet, aponta pesquisa

O estudo é feito todos os anos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), e coleta informações sobre conexão à internet em residências.

Seguindo o padrão do último levantamento, o dispositivo móvel continuou sendo o meio mais recorrido para se conectar à rede: 97% dos entrevistados disseram  acessar a internet pelo celular (em 2017, esse número era de 96%).

Internet entre os menos abastados

Ao fazer um recorte socieconomico, as classes D e E, se destacam no crescimento do uso da tecnologia. Essa é a primeira vez que metade dessa camada da sociedade é vista conectada. De 2015 para 2018, essa camada da sociedade que tinha contato com a internet saiu de 30% para 48% de seu total.

Desse percentual, 85%  fazem uso da tecnologia exclusivamente via celular. “É importante destacar que, apesar de cada vez mais brasileiros da classe DE usarem a Internet, esse acesso tem acontecido quase que exclusivamente por meio do telefone celular e das redes móveis , o que pode limitar o desenvolvimento de habilidades digitais mais complexas e a apropriação efetiva das tecnologias”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Leia mais:  Conheça o TikTok, aplicativo que bateu o WhatsApp em número de downloads

Apenas 2% se conecta pelo computador e 13% têm acesso tanto pelo aparelho móvel quanto pelo computador. Também entre os usuários dessa classe socioeconômica, 29% acessam a Internet apenas via Wi-Fi .

Leia também: Está difícil focar no estudo ou no trabalho? Recurso do Android pode ajudar

Zona rural online

Além das camadas menos favorecidas da sociedade estarem mais em contato com a internet, também pela primeira vez, metade da zona rural brasileira está acessando a rede. De 2017 para cá, esse percentual cresceu 5 pontos percentuais, saindo de 44% para 49% em um ano.


Um terço dos brasileiros pediu um motorista por aplicativo

uber arrow-options
Divulgação

32% dos usuários de internet chegou a pedir um motorista de app ou táxi pela internet

O comportamento dos usuários também foi analisado na pesquisa e revelou que um terço (32%) dos brasileiros que são usuários de internet pediu táxis ou motoristas em aplicativos, o que representa 40,8 milhões de pessoas.

Ainda segundo a pesquisa, 28% dos usuários pagaram por serviços de filmes ou séries on-line, 12% fizeram pedidos de refeições em sítios ou aplicativos e 8% pagaram por serviços de música.

Ainda no que se refere ao comércio eletrônico, 60% dos brasileiros conectados pesquisaram os preços de produtos e serviços, 34% fizeram compras ou encomendas on-line e 19% divulgaram ou venderam produtos e serviços. Os principais canais de divulgação e venda são as redes sociais (67%), os sítios de compra e venda (63%), mensagens em aplicativos de conversas (48%) e e-mail (13%).

Leia mais:  Hacker invade câmera Google Nest e ameaça sequestrar bebê

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook

Tecnologia

Fim de semana chegou: confira os lançamentos da Netflix desta semana

Publicado

por

source

Olhar Digital

Netflix arrow-options
Unsplash/freestocks.org

Confira os lançamentos da semana na Netflix


Todas as semanas, a Netflix adiciona novas filmes e séries ao catálogo, oferecendo sempre novas opções de conteúdo para seus assinantes, e é sempre bom saber o que vem por aí no serviço. Por isso, selecionamos as principais estreias desta semana na plataforma de streaming.

Agora, a Netflix traz de volta duas das suas séries mais populares: ” Gracie and Frank ” chega à sexta temporada, enquanto ” Sex Education ” ganha sua segunda leva de episódios.

Leia também: Lançamentos da Netflix: veja filmes e séries que chegam à plataforma em janeiro



Confira abaixo os principais lançamentos de séries, filmes e especiais marcados para os próximos dias na Netflix :

Séries


  • Grace and Frankie – temporada 6 (15/01)
  • Ares – temporada 1 (17/01)
  • Sex Education – temporada 2 (17/01)

Filmes

  • O Limite da Traição (17/01)


Documentários e especiais

  • Leslie Jones: Time Machine (14/01)
  • A Mente do Assassino: Aaron Hernandez (15/01)
  • Mandou Bem – Alemanha (17/01)

Leia também: Para ajudar os indecisos, Netflix testa função ‘ao vivo’

Animes

  • NiNoKuni (16/01)

Infantil

  • Dude, o Cãopanheiro (13/01)
  • Kipo e os Animonstros (14/01)

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Leia mais:  Conheça o sistema operacional que vai fazer seu PC antigo parecer novo
Continue lendo

Tecnologia

Robô com inteligência emocional vai ajudar astronautas

Publicado

por

source

Olhar Digital

inteligência arrow-options
Reprodução/Nasa

Astronautas terão a ajuda de um robô


O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da  Nasa  e a empresa australiana Akin estão trabalhando no desenvolvimento de uma  IA  com “ inteligência emocional ”, capaz de ajustar suas ações e respostas de acordo com o estado psicológico dos astronautas a bordo de uma espaçonave.

Astronautas tem que estar rigorosamente “em forma”, tanto fisicamente quanto psicologicamente, mas o confinamento por longos períodos em uma espaçonave e a rotina estressante, onde tudo é cronometrado até o último segundo, podem cobrar seu preço.

Leia também: Inteligência artificial do Airbnb vasculha redes sociais de hóspedes; entenda

A bordo da ISS eles falam constantemente com psicólogos da Nasa na Terra, mas em uma missão de longo prazo para Marte ou outro destino isso pode não ser possível, devido ao atraso nas comunicações. A ideia é que a  IA  seja capaz de antecipar as necessidades de um astronauta, e até mesmo intervir se perceber que sua saúde mental está em risco.

A Akin está usando o projeto Open Source Rover para dar um “corpo” à sua  inteligência artificial . O pequeno robô foi chamado de “Henry, the Helper” (Henry, o ajudante) e já circula pelos corredores do JPL interagindo com funcionários e visitantes.


Leia também: Robô aprende a cozinhar e servir cachorro-quente; assista ao vídeo

Ainda neste ano a empresa espera colocar em operação mais dois robôs: “Eva, the Explorer” (Eva, a exploradora) será uma versão mais avançada de Henry, equipada com sensores capazes de detectar mais nuances na fala e expressões faciais. O outro será “Anna, the Assistant” (Anna, a assistente) e será configurado como um “assistente de laboratório” para auxiliar funcionários do JPL em seu dia-a-dia.

Leia mais:  Hacker invade câmera Google Nest e ameaça sequestrar bebê

O objetivo final é desenvolver uma  IA  apelidada de “Fiona, the Future” (Fiona, o Futuro), que poderia ser usada na Gateway, estação espacial da Nasa que será colocada em órbita da Lua como parte do programa Artemis.

Fonte: IG Tecnologia
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana