segunda, 23 de junho de 2025
Connect with us


Polícia

Policiais da Corregedoria recebem treinamento da Gerência de Operações Especiais

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

Buscando estimular a capacitação dos servidores, a Corregedoria Geral da Polícia Judiciária Civil em parceria com a Gerência de Operações Especiais (GOE), realizou na terça-feira (06.11) e quarta-feira (07.11), em Cuiabá, treinamento de tiro voltado para o policial civil na hora de folga.

Oito investigadores (sete homens e uma mulher), lotados na Corregedoria Geral da Polícia Civil, participaram da qualificação com carga horária de 12 horas/aula. O curso foi ministrado pelos instrutores da GOE, Edcarlos da Silva Campos e Elias Moreira da Silva.

No treinamento direcionado para prevenção,  os alunos receberam orientações referentes ao tiro de saque velado (quando o policial está de folga portando arma de fogo tampada), orientando como deve agir em caso de necessidade.

Durante as instruções foi falado sobre a importância de prevenir e evitar algumas situações, da necessidade do treinamento de tiro, bem como sobre o preparo para manusear e utilizar armas de fogo de forma segura.

Conforme o instrutor da GOE, Edcarlos da Silva Campos, os índices apontam que quase 80% dos policiais assassinados no país, morrem quando estão de folga, demonstrando assim, que alguns estão despreparados para portar armas de fogo 24 horas por dia. 

“Essa capacitação frisa muito a prevenção, considerada como 90% da melhor forma de se evitar uma situação de ameaça a vida, como por exemplo, evitar estar em certos lugares, evitar a rotina, fazer mudanças para hábitos saudáveis de segurança, quando estiver a paisana evitar mostrar a arma de fogo e o distintivo, entre outros”, explicou  investigador Edcarlos Campos. 

O curso foi realizado por iniciativa da Corregedoria Geral da Polícia Civil, com objetivo de aperfeiçoar a equipe de trabalho, que encaminhou o pedido de instrução à Gerência de Operações Especais (GOE).

“A GOE está à disposição das delegacias de polícias, para contribuir nas capacitações e treinamentos dos policiais civis. As unidades precisam apenas obter munições, e, posteriormente, procurar via ofício a Gerência. Estamos montando uma parceria com o Sindicato dos Investigadores de Polícia (SINPOL), na pretensão de 2019 realizar cursos em todas as regionais de Mato Grosso”, finalizou Edcarlos Campos.

 

Polícia

Menor de 14 anos violentou filho da vizinha de 6 anos na frente do irmão da vítima

Published

on

Um adolescente de 14 anos foi apreendido após confessar ter estuprado um menino de 6 anos, em Várzea Grande (a 233 km de Tangará da Serra). Uma equipe da Polícia Militar foi acionada por volta das 17h para atender a ocorrência no bairro São Matheus.

No local, a mãe da criança relatou aos PMs que por volta das 18h, o filho passou a se queixar de dores na região do anus e contou que foi estuprado pelo seu vizinho de 14 anos. A criança também contou que essa é a segunda vez que o abuso ocorre.

A mulher também relatou que o vizinho busca regularmente o filho dela no ponto de ônibus para levá-lo em casa e aguardar ela chegar do trabalho, por volta das 17h50.

Os abusos ocorreram na frente de outro menino de 9 anos, que é irmão da vítima. A Polícia Militar indagou o adolescente sobre os abusos na frente dos pais e ele confessou o crime. O adolescente foi apreendido.

Fonte: Repórter MT

Continue Reading

Polícia

Foragido por estupro de vulnerável em Campo Novo é preso em São Paulo

Published

on

Um homem procurado pela Justiça por estupro de vulnerável foi capturado em uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Campo Novo do Parecis e a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A prisão ocorreu na zona rural do município de Cássia dos Coqueiros, interior paulista, após troca de informações entre as forças policiais.

A ação teve início com o trabalho de investigação da equipe da Polícia Civil mato-grossense, que conseguiu localizar o paradeiro do foragido e repassou dados precisos à Polícia Militar paulista, incluindo os mandados de prisão preventiva expedidos contra o acusado de crimes previstos no artigo 217-A do Código Penal, que tipifica o estupro de vulnerável.

Com base nas informações recebidas, policiais militares se dirigiram até um sítio, apontado como possível esconderijo do suspeito. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o homem tentou escapar pela mata e por um cafezal nas proximidades, mas foi interceptado, contido e preso no local.

O delegado Alexandre Segreto, da Polícia Civil de Campo Novo do Parecis, destacou a importância da cooperação entre as instituições para o sucesso da operação. “Quem comete esse tipo de crime acha que pode desaparecer, mudar de estado, se esconder. Mas a verdade é que a polícia vai atrás. Não importa a distância — quando temos informação e cooperação, a Justiça alcança”, afirmou.

Após a prisão, o homem foi encaminhado à delegacia e permanece à disposição da Justiça para os procedimentos cabíveis.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana