Mato Grosso
Polícia Militar prende 13 pessoas durante o fim de semana em Rondonópolis
Publicado em
4 de abril de 2022 - 16:50por
Redação
O trabalho ostensivo da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de 13 pessoas, por crimes como lesão corporal, tráfico de drogas, cumprimento de mandado, entre outros, em ocorrências registradas no último fim de semana em Rondonópolis. As prisões foram feitas nos bairros Vila Santa Catarina, Vila Aurora, Vila Paulista, Areião, Gleba Dom Bosco, além da região central da cidade.
Em uma das ocorrências, na madrugada de domingo (03.04), a PM foi acionada para verificar uma situação de briga entre dois homens, no bairro Vila Aurora. No local, após abordagem, um dos homens disse que teria flagrado o outro suspeito agredir uma mulher, em frente a um estabelecimento. O homem disse ainda que interferiu na discussão, momento em que o outro suspeito reagiu. Os dois homens iniciaram uma briga com agressões físicas e foram conduzidos para a Delegacia da cidade.
Ainda no domingo (03), um homem e uma mulher foram presos em flagrante por tráfico de drogas no bairro Areião. Os suspeitos estavam em uma motocicleta e apresentaram nervosismo ao avistarem a viatura e serem abordados. Com a dupla, a PM apreendeu porções grandes de substância análoga a maconha e uma quantia de cerca de R$ 2.600,00, proveniente do tráfico.
No bairro Gleba Dom Bosco, também no domingo, um casal foi encaminhado para a Delegacia, autuados pelo crime de lesão corporal. Os vizinhos denunciaram a briga dos suspeitos e no local, a PM encontrou ambos com lesões. Em suas versões, os suspeitos disseram terem sido atacados um pelo outro. Já na Delegacia, em checagem no sistema, foi identificado e cumprido um mandado de prisão ao suspeito homem, por um crime na cidade de Campo Novo do Parecis.
Já na madrugada desta segunda-feira (04), um homem foi preso em flagrante por tentativa de roubo. No local, a vítima do crime disse que estava em sua motocicleta quando, ao parar em um cruzamento, o suspeito teria retirado a chave de sua moto e exigiu pagamento em dinheiro para devolvê-la. Em diligências, a PM encontrou o suspeito, que foi encaminhado para a Delegacia.
Outras prisões
No sábado (02), um suspeito foi preso para cumprimento de um mandado judicial, no centro, e uma mulher foi presa por falsa comunicação de crime, no bairro Vila Santa Catarina. No domingo (03), outros suspeitos foram presos pelos crimes de lesão corporal, tráfico de drogas, nos bairros Vila Paulista, Loteamento José Carlos do Pátio e no centro da cidade; e uma mulher foi presa por mandado judicial, no bairro São Sebastião
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Mato Grosso
Lei de Dr. João garante que menores em situação de vulnerabilidade tenham prioridade em vagas de escola em tempo integral
Published
3 semanas atráson
27 de julho de 2022 - 17:11O governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei nº 11.833/2022, de autoria do deputado Dr. João (MDB), garante às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade a prioridade de matrícula nas escolas de tempo integral da rede pública estadual de ensino. O texto havia sido aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A nova lei garantirá o direito para crianças e adolescentes que encontram-se em situações de abandono e/ou negligência; abuso e maus-tratos na família ou nas instituições de acolhimento; exploração e abuso sexual; trabalho abusivo e explorador; tráfico de crianças e adolescentes; uso e tráfico de drogas; conflito com a lei, em razão de cometimento de ato infracional; de rua e, depois de previamente triados pelo poder público, inseridos em programa de acolhimento familiar ou institucional.
Além destas, as que forem acolhidas em abrigos geridos pelo poder público ou em instituições privadas sem fins lucrativos devidamente cadastradas junto ao Estado e em outras situações previstas na lei, poderão fazer valer os seus direitos.
“A vulnerabilidade infantil pode ter efeito duradouro na vida destes menores, o que pode acarretar em problemas nas suas vidas adultas. Em regra, são estas crianças e adolescentes que sofrem com a desigualdade social, da pobreza à discriminação, com a falta de acesso à educação, com abuso sexual, exploração de trabalho infantil, ausência da família”, pontua o deputado.
Com a lei sancionada, o deputado Dr. João acredita que agora estes menores que passaram por tanto sofrimento possam se matricular, prioritariamente, nas escolas de tempo integral da rede pública estadual representa a concessão de uma oportunidade de superação e de busca efetiva da cidadania através da educação.
“Significa afastá-los de uma situação indigna de vida e conceder-lhes as ferramentas necessárias para que possam mudar seu próprio destino por meio do conhecimento. A escola em tempo integral vem se mostrando uma ferramenta educacional de sucesso em Mato Grosso, já que reduz a exposição do estudante ao meio de violência, tráfico e ameaça, e ampliada a sua presença em espaços protegidos”, explica o parlamentar.
O governador também sancionou outras leis do deputado Dr. João. Uma delas dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação de bibliotecas nas instituições de ensino da rede pública estadual (11.839/2022). A outra Institui a Política Pública de Acolhimento aos Cidadãos (11.834/2022).
Também foi sancionada a lei nº 11.832/2022, que obriga os empreendedores imobiliários a disponibilizarem informações completas aos consumidores a respeito de seus empreendimentos colocados no mercado.
O deputado agradeceu o governador Mauro Mendes pela sanção das leis e afirmou que é seu papel continuar a buscar o melhor pelos cidadãos de Mato Grosso.
Cidades
Projeto apresenta avanços para o setor do garimpo em MT
Published
4 semanas atráson
21 de julho de 2022 - 10:25O Dia do Garimpeiro, celebrado nesta quinta-feira (21) tem um aspecto diferente para os trabalhadores artesanais de Mato Grosso, neste ano. Isso se deve a realização do projeto Garimpo Sustentável, que tem o objetivo de identificar os garimpeiros artesanais e tradicionais, desmistificar a imagem negativa do setor com a entrega de um documentário, e ainda buscar meios de regularizar e ordenar a execução da atividade, entre elas um Projeto de Lei.
“Nós queremos criar meios de garantir a sobrevivência dessas comunidades, que ficaram à margem do desenvolvimento econômico de Mato Grosso, por meio de ações de sustentabilidade econômica e social. Ao mesmo tempo em que precisamos mostrar para a sociedade que o garimpeiro artesanal é apenas um trabalhador que não conseguiu regularizar a sua atividade”, afiançou o coordenador do projeto, Josias Silva.
O coordenador destaca que muitas dessas regiões, onde se encontram atualmente os distritos minerais de Mato Grosso, foram desbravadas por famílias de trabalhadores artesanais que lá se estabeleceram, mas atualmente não encontram apoio e possibilidades para manter a profissão ancestral. Dessa forma, como um dos resultados obtidos, após audiências públicas, a equipe do Garimpo Sustentável realizou a minuta de um Projeto de Lei que dispõe sobre o licenciamento para a atividade mineral sob o regime de permissão de lavra garimpeira, entre outras providências.
Essa iniciativa legal, para além de proporcionar a regulamentação do trabalho, pode auxiliar no desenvolvimento do município, devido aos benefícios fiscais que se estendem a todos os moradores.
O Projeto
Realizado nos distritos minerais de 11 municípios, durante o primeiro semestre de 2022, a iniciativa realizou pesquisa de diagnóstico social, atendimento social junto aos municípios, e entrevistas, que resultarão num documentário com o objetivo de resgatar a história de comunidades garimpeiras tradicionais, como forma de preservar a identidade local. Além de apresentar, discutir, e alinhar, possibilidades de soluções econômicas, sociais e ambientais para os dilemas do setor.
O Garimpo Sustentável é realizado pela parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) por meio da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e a Central das Pequenas Organizações do Estado de Mato Grosso (CORDEMATO), nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Alto Paraguai, Guiratinga, Tesouro, Poxoréu, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Juruena e Juína.




Mudança de clima: Ventania causa estragos em Tangará da Serra

Reck Junior processa apresentador e site por vincula-lo à Lula

Semana da Comunidade: Projeto levará ações artísticas e culturais para o Distrito de Progresso

Palestras levam informações sobre práticas alimentares saudáveis aos Centros Municipais de Ensino

Jovem é assassinado com vários tiros na frente da mãe em Tangará da Serra
Polícia


Filhos de 2 e 3 anos viram pai esfaqueando o avô até a morte
A família de Gilvanir Germano Neto, de 43 anos, ainda não consegue acreditar na forma brutal como ele foi assassinado...


Bandidos invadem casa, roubam armas e morrem em troca de tiros com a PM
Dois bandidos morreram em um confronto com a Polícia Militar, realizado na noite de quarta-feira (03), minutos após eles invadirem...


Cavalaria e cães farejadores: PM segue em busca de suspeito de sequestrar e abusar de criança
A Polícia Militar tenta prender Marcelo da Silva Dantas, 42 anos, suspeito de roubar uma caminhonete Amarok preta, sequestrar e...
Mato Grosso


Lei de Dr. João garante que menores em situação de vulnerabilidade tenham prioridade em vagas de escola em tempo integral
O governador Mauro Mendes (União) sancionou a Lei nº 11.833/2022, de autoria do deputado Dr. João (MDB), garante às crianças...


Projeto apresenta avanços para o setor do garimpo em MT
O Dia do Garimpeiro, celebrado nesta quinta-feira (21) tem um aspecto diferente para os trabalhadores artesanais de Mato Grosso, neste...


Matogrossenses faturam prêmio de R$ 55,6 milhões na Timemania
Dois dos três novos milionários de Cuiabá sempre faziam a sua “fezinha” na mesma lotérica, a Ponto da Sorte, e...

Política MT


Convenções oficializam 8 candidatos a Estadual e 6 a Federal em Tangará
O final de semana foi dos mais movimentados nos bastidores da política local, isso porque a finalização das convenções partidárias...


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Mulher morre em acidente entre Tangará da Serra e Campo Novo
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Veja o vídeo: Moto pega fogo após colisão com carro no Tarumã
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Escola Militar promove evento sobre diversidades culturais das regiões brasileiras
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Final de semana: Morte, acidentes e fogo em carreta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Reck Jr consegue de Mauro Mendes garantia para “Caminho dos Anjos”
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Centro de Saúde da Mulher e Especialidades Médicas foi reinaugurado
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Tangará: Campanha pede doação de sangue para servidora em estado grave
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Escola Militar representa Tangará em olimpíadas de Mato Grosso