sexta, 13 de dezembro de 2024
Connect with us


Policia Federal

Polícia Federal passa a utilizar o novo Microscópio Eletrônico de Varredura

Publicado em


Brasília/DF – A Polícia Federal concluiu as providências necessárias para a instalação, no último dia 12 de outubro, de seu novo Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV).​​

Desde 2004 a PF utiliza o MEV para auxiliar as atividades periciais. Esse valioso instrumento de pesquisa viabilizou análises detalhadas de resíduos físicos e de elementos resultantes do disparo de arma de fogo, bem como é ferramenta muito útil para determinação da composição química de diversos resíduos relacionados a locais de crime.

O primeiro Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) da Polícia Federal foi utilizado por 16 anos na produção de centenas de laudos. Com o passar do tempo, entretanto, suas configurações e resultados ficaram defasados, tornando-se premente a atualização da tecnologia no âmbito da Perícia Criminal Federal. 

O principal uso do equipamento é a análise detalhada de resíduos inorgânicos em escala nanométrica​. Em especial, a aplicação do MEV viabiliza a definição da composição química de amostras, especialmente aquelas resultantes de disparos de arma de fogo, mas não somente nesses casos. Sua utilização possibilita ao Perito a correlação entre as amostras de local de crime e aquelas colhidas junto a suspeitos e/ou outras pessoas ou locais de interesse, possibilitando que o mesmo determine se há ou não presença do mesmo elemento entre as amostras analisadas.​

Historicamente, o Instituto Nacional de Criminalística, da Diretoria Técnico-Científica da PF utiliza esse equipamento na produção de laudos relacionados a investigações de homicídio ou autoextermínio.

 

Comunicação Social da PF
61 2024 8142

Policia Federal

PF combate crime de moeda falsa no interior do Maranhão

Published

on


São Luís/MA – A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (7/4), uma pessoa na cidade de Parnarama/MA, pela prática do crime de moeda falsa (art. 289, § 1º do Código Penal), sendo apreendidas 10 cédulas falsas em posse do indivíduo, todas no valor de R$ 100.

Policiais federais fizeram o acompanhamento da entrega de encomenda enviada através dos Correios, efetuando a prisão em flagrante após o recebimento das notas falsas pelo destinatário no município de Parnarama/MA. Em interrogatório, em sede policial, a pessoa investigada confessou que havia solicitado e pago pelo recebimento das cédulas falsas.

A ação faz parte da fiscalização permanente que a Polícia Federal vem realizando em todos os Estados do Brasil. A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas, o que pode gerar diversos entraves não somente para os indivíduos que recebem as cédulas falsas repassadas, mas também para o sistema econômico-financeiro como um todo.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Luís/MA

Contato: (98) 3131-5105

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Continue Reading

Policia Federal

Polícia Federal apreende grande quantidade de cigarros contrabandeados e maconha

Published

on


Guaíra/PR – Na quarta-feira (6/4), a Polícia Federal apreendeu grande quantidade de maconha, cigarros contrabandeados, veículo e embarcações utilizadas pelo crime organizado.

Em diligências na região de Altônia/PR, policiais federais constataram intensa movimentação nas margens do Rio Pacaraí. Durante a abordagem, grande parte dos criminosos fugiu em meio à mata existente no local, abandonando diversos fardos de maconha, que totalizaram 671 kg da droga, uma arma de fogo, 200 mil maços de cigarro, 1 caminhão e 2 lanchas equipadas com motor 200 HP’s, que eram utilizados no transporte dos materiais ilícitos.

Uma pessoa foi presa na ação, sendo indiciada pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e contrabando.

Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR

Telefone: (44) 3220-1436

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana