Polícia
Polícia Civil promove debates sobre violência contra a mulher nesta sexta-feira (07/12)
Assessoria | PJC-MT
Como mobilização social da agenda de atividades dos 16 Dias de Ativismo, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, em parceria com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, promove nesta sexta-feira (07.11), o “I Painel de Debates sobre Violência Contra a Mulher”.
O evento ocorrerá no auditório da sede da Polícia Civil, em Cuiabá, das 13h às 18h, com exposições sobre violência sexual infanto-juvenil, ministrada pelo delegado coordenador de Polícia Comunitária, Gênison Brito Alves Lima; feminicídio com a promotora de Justiça Sasenazy Soares da Rocha Daufhenbach, do Núcleo das Promotorias de Violência Doméstica de Cuiabá; acolhimento às Vítimas de Violência, com a psicóloga Isabel Silveira, que é diretora geral da Univeritas e ex-superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso.
O evento é direcionado à capacitação de servidores da Polícia Judiciária Civil, preferencialmente, aos policiais que atuam nas unidades especializadas de defesa da mulher da região metropolitana e interior, DEDDICA, Plantões de Cuiabá e Várzea Grande, assistentes sociais e psicólogos da PJC, além do Conselho Estadual dos Direitos da (CEDM) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), dos Direitos da Mulher (CMDM), dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), e ainda Conselhos de Segurança (Consegs) e Clube de Mães.
Todos os participantes receberão certificado, que será enviado nominal por email, para aqueles que tiverem assinado a lista de presença.
A mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece em vários países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil as atividades começaram na última terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
As atividades da Polícia Civil, coordenadas pela Delegacia da Mulher e Polícia Comunitária, iniciaram no dia 23 de novembro, com mutirão de atendimentos, palestras dos projetos sociais da PJC, na escola Do Betinho, no bairro Cinturão Verde, região do Pedra 90. No dia 30 de novembro o bairro Altos da Serra foi atendido com os trabalhos.
As ações da Polícia Civil finalizam com o “I Painel de Debates sobre Violência Contra a Mulher, que ocorre nesta sexta-feira (07).
“A Delegacia da Mulher de Cuiabá está satisfeita em poder contribuir proporcionando mais uma oportunidade para aquisição de conhecimento, troca de experiências e a compreensão do que a sociedade espera do nosso trabalho e, assim, possamos fazer a diferença na vida de milhares de vítimas que atendemos”, disse a delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto.
Capacitação
A delegada frisa que a Especializada em 2018 vem trabalhando arduamente, não somente com o seu papel repressivo, mas, especialmente, na prevenção da violência doméstica.
Começamos o ano apresentando o anuário 2017 justamente visando desvendar o perfil das vítimas atendidas na Delegacia da Mulher, o que muito pôde contribuir em nossas demais ações ao longo do ano, inclusive embasando os trabalhos de outras instituições.
“Encerramos 2018, focalizando o trabalho no cenário da capacitação, a qual muito tem sido objeto de reivindicação dos movimentos de mulheres e da sociedade feminina em Cuiabá, as quais reconhecem que a porta de entrada para atendimento quanto a violência é a Delegacia. Desta forma, essa porta de entrada deve ser acolhedora, receptiva, não eivada de preconceitos, eficaz no atendimento ofertado e de pronta-resposta às necessidades ali pleiteadas”, pontua Jozirlethe.
“Cremos que essa melhoria e excelência em atendimento só conseguimos por meio da capacitação dos profissionais que atendem as vítimas nesse primeiro momento, como preconiza o Art. 8º VII. da Lei 11340/06”, completou a delegada.
Polícia
Polícia localiza corpo de jovem sequestrado em Campo Novo
O corpo de Victor Alexandre Siqueira Marcolino, jovem morador de Campo Novo do Parecis que estava desaparecido desde o último dia 23 de outubro, foi localizado pela polícia. A confirmação foi feita pelos familiares, que relataram o desfecho trágico da busca pelo rapaz.
Segundo informações da família, Victor foi sequestrado por volta das 19h30, em uma ação rápida e violenta realizada por quatro homens encapuzados em outubro.
Ele foi abordado e levado à força em um veículo preto, sem chance de reação. Desde então, a angústia tomou conta dos parentes e amigos, que aguardavam por notícias sobre seu paradeiro. A mãe de Victor chegou a fazer um apelo por notícias que pudessem indicar o paradeiro do filho.
Até o momento, a polícia não divulgou detalhes sobre a localização do corpo nem sobre as circunstâncias do crime.
Polícia
Mãe faz apelo comovente por filho desaparecido. “Minha vida acabou”
A mãe de Victor Alexandre Siqueira Marcolino, jovem de Campo Novo do Parecis que foi supostamente sequestrado na noite de 23 de outubro, fez um apelo comovente nas redes sociais, clamando por qualquer informação que possa indicar o paradeiro do filho.
De acordo com relatos de familiares, Victor Alexandre foi abordado por quatro homens encapuzados, que o levaram à força em um veículo preto. Desde então, o jovem permanece desaparecido, e não houve novas informações sobre seu paradeiro.
O sequestro teria ocorrido de maneira rápida e violenta, sem tempo para reação, segundo os familiares, que vivem momentos de aflição e incerteza. Em meio à angústia, a mãe de Victor usou as redes sociais para expressar seu sofrimento e pedir ajuda.
Em uma das publicações, escreveu: “Oi Deus, sou eu de novo pedindo, suplicando, tentando entender o porquê de terem feito isso com meu filho. A vida, sinceramente, para mim acabou, estou existindo, pois nada tem mais sentido”.
“Jamais imaginei viver e sentir esta dor que não tem fim, uma dor intensa e sem remédio, uma dor na alma”, declarou.
Ainda em seu apelo, ela finaliza com um pedido. “Estamos te esperando. Volta, meu filho”. Enquanto a busca por Victor Alexandre continua, a família permanece à espera de respostas e de qualquer ajuda que possa contribuir para o desfecho deste caso.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Homem é preso com mais de 150 espécimes de peixes em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Polícia prende suspeito de envolvimento no assassinato de pastor em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Carreta tomba durante forte chuva na MT-358 em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Polícia Civil prende mais um suspeito envolvido no assassinato do pastor Severino em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Pai, filho e irmão envolvidos no assassinato de pastor em Tangará se apresentam à polícia
-
Cidades5 dias atrás
Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio em Cuiabá
-
Tangará da Serra6 horas atrás
Motorista embriagado perde controle e atinge carros estacionados no centro de Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Veículo roubado é recuperado em operação da Força Tática no Córrego das Pedras