Polícia
Polícia Civil e Prefeitura de Primavera do Leste firmam parceria para mudança de prédio da DERF
Assessoria | PJC-MT
![]() |
Um termo de cooperação técnica firmado nesta terça-feira (27.11), entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Judiciária Civil e a Prefeitura de Primavera do Leste (231 km ao Sul) vai garantir uma nova sede para a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera.
A parceria leva a assinatura do secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia Francisco, do delegado geral da PJC, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, e do prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Tadeu Bortolin.
O delegado geral Fernando Vasco, que já foi regional de Primavera do Leste e conhece de perto às necessidades tanto do município quanto da Polícia Civil, afirmou que o ganho será de todos. “Pela posição geográfica e demanda na área de segurança, Primavera do Leste precisa estar equipada e estruturada, com unidades dignas ao trabalho policial e atendimento ao cidadão, e, assim, efetivamente oferecer resposta aos crimes”, declarou.
Durante a assinatura do termo, ocorrida na Diretoria Geral da Polícia Civil, o prefeito Leonardo Bortolin agradeceu as autoridades policiais pela iniciativa em melhorar o atendimento policial na cidade.
“Primavera dá um passo a mais com essa parceria. Temos vários projetos junto à Polícia Judiciária Civil e a Delegacia de Roubos e Furtos estava em um lugar onde não mais cumpria com a demanda. O prédio está sucateado, é locado e agora com essa contraprestação da prefeitura terá oportunidade de mudar para um prédio grande, novo e devidamente adequado para todas as necessidades”, disse.
O delegado regional de Primavera do Leste, Rafael Fossari, destacou a importância da mudança do prédio da Delegacia de Roubos e Furtos, que enfrenta dificuldades com a falta de espaço para estacionamentos, guarda de veículos apreendidos, além de estar em condições precárias para o atendimento à população e o trabalho dos servidores.
“O prédio da Delegacia de Roubos e Furtos de Primavera está obsoleto e buscamos alternativas para locar prédio maior e, consequentemente, mais caro. Então buscamos a parceria da Prefeitura e o prefeito de imediato se propôs a colaborar. O Estado continuará a pagar o mesmo valor do antigo e a prefeitura irá complementar o valor desse prédio maior”, explicou.
![]() |
Conforme o delegado regional, o contrato prevê adaptações que serão realizadas pelo proprietário do imóvel, para que a unidade seja inaugurada até maio de 2019. “Um prédio muito maior e melhor, que o proprietário se comprometeu a fazer todas as adaptações dentro da padronização da Polícia Civil e entregar pronto para trabalharmos”, completou.
A delegada titular da Derf de Primavera do Leste, Anamaria Costa, disse que desde que chegou ao município, cerca de 3 anos, pleiteava novas instalações para a delegacia, que atualmente não apresenta estrutura para o trabalho dos policiais, devido a problemas de infiltração, instalação elétrica, entre outros, além da falta de espaço para atender as ocorrências da Central de Flagrantes e também do expediente da unidade policial.
“Não tem estrutura para atendimento, nem para o trabalho. Essa mudança é necessária e vínhamos buscando isso. O novo prédio é bem localizado, está perto de bairros que vai ajudar a aumentar a sensação de segurança”, afirmou.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste registra, em média, 300 boletins de ocorrências por mês. A unidade desenvolve investigações nas áreas de crimes patrimoniais (roubo e furto) e tráfico de drogas.
![]() |

Polícia
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
Uma adolescente de 16 anos, identificada como Heloysa Maria de Alencastro Souza, foi sequestrada e morta, no final da tarde de terça-feira (22), em Cuiabá (a 252 km de Tangará da Serra). O corpo dela foi encontrado com as mãos e pés amarrados dentro de um poço no bairro Ribeirão do Lipa. Quatro pessoas estão envolvidos no crime.
Por volta das 18h, a Polícia Militar juntamente com as equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para uma ocorrência de sequestro no bairro Morada do Ouro.
Quando os militares chegaram no local, os criminosos tinham fugido com um veículo HB20 branco de uma das vítimas, levando a adolescente.
Um trabalho de inteligência foi realizado. Após diversas buscas, a PM localizou, em uma região de mata, duas placas de veículos roubados e um lençol.
Pouco mais à frente, dentro de um poço, o corpo de Heloysa foi achado com as mãos e pés amarrados. Foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para fazer a remoção do corpo, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.
Após análise das imagens de câmeras de segurança, os militares conseguiram identificar os autores do crime. Em rondas, a PM conseguiu capturar dois homens, sendo um de 17 anos e outro de 18 anos.
Aos PMs, a dupla confessou autoria no crime e afirmou que a morte da menor teria motivação passional e que foram contratados para matar.
O caso segue em investigação para possível prisão de mais envolvidos no crime. A Delegacia de Homicídios conduz o inquérito.
Fonte: Repórter MT
Polícia
Polícia Civil prende último envolvido em homicídio em Campo Novo
O terceiro envolvido no homicídio qualificado ocorrido em janeiro de 2024, no município de Campo Novo dos Parecis, foi preso pela Polícia Civil, na noite de terça-feira (08.4), em ação para cumprimento de mandado judicial.
O foragido, de 19 anos, teve a prisão preventiva expedida pelo juízo da Comarca local, decorrente da investigação da Delegacia de Polícia de Campo Novo dos Parecis, para apurar o homicídio contra Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos.
Os policiais civis abordaram o jovem transitando em via pública após denúncia anônima. Diante da prisão o suspeito foi encaminhado para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
O homicídio
No dia 11 de janeiro de 2024, o corpo da vítima foi localizado em uma área de lavoura na zona rural do município. Marta Maria Ferreira Leitão, de 34 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo.
Durante as diligências realizadas na época dos fatos, três criminosos foram identificados e dois deles presos em flagrante delito. O revólver calibre 38 e o veículo Golf de cor bordô, utilizados no crime, também foram apreendidos.
Conforme o delegado de Campo Novo dos Parecis, Alexandre Segreto dos Anjos, com a última prisão o inquérito que tramita na Delegacia de Polícia será concluído e os investigados serão indiciados pelo crime de homicídio qualificado, cuja pena pode ultrapassar 30 anos de reclusão.
“A equipe de policiais civis trabalhou com todos os recursos e ferramentas investigativas para esclarecer o crime contra a vida. A conclusão do inquérito com indiciamento dos autores reafirma do compromisso da Polícia Civil com a segurança pública e com a resposta célere à criminalidade”, destacou o delegado.
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Grupo que lucrou mais de R$ 13 milhões com tráfico em Tangará é desarticulado
-
Tangará da Serra2 dias atrás
TJ absolve Fábio Junqueira e reconhece conduta correta em caso envolvendo ex-secretário de Saúde
-
Polícia1 dia atrás
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Obras do Hospital Regional de Tangará da Serra chegam a 42% de execução
-
Mundo4 dias atrás
Morre aos 88 anos o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica
-
Tangará da Serra14 horas atrás
Polícia Militar prende foragido condenado a 11 anos por roubo em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil de Tangará alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo
-
Negócios1 dia atrás
Aluguel em Cuiabá fica mais caro e população busca alternativas