Polícia
Polícia Civil deflagra operação para desmantelar organização que movimentou 2 toneladas de drogas
Assessoria | PJC-MT
![]() |
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em investigações coordenadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), deflagrou na manhã desta quinta-feira (29), a operação “Captare”, para desmantelar uma organização criminosa que foi responsável pela movimentação de 2 toneladas de maconha nas rodovias dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 4 meses.
Um efetivo de mais de 150 policiais cumpre 52 ordens judiciais nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande (Mato Grosso), Campo Grande, Dourados e Coxim (Mato Grosso do Sul). São 28 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão domiciliar e 2 mandados de apreensão de veículos.
Quatro dos alvos terão os mandados cumpridos em unidades prisionais de Mato Grosso (2 no Centro de Ressocialização de Cuiabá, 1 na Penitenciária Central do Estado e 1 mulher na Ana Maria do Coutro May). Em Mato Grosso do Sul são três mandados de prisão, sendo um em cada cidade, Campo Grande, Dourado e Coxim.
As investigações iniciadas há 4 meses tiveram como ponto de partida a necessidade da intensificação e desmantelamento de grupos responsáveis pelo transporte de grandes quantidades de drogas, que abastecem bocas de fumo do tráfico doméstico da Grande Cuiabá.
No trabalho de investigação, desenvolvido pelos núcleos operacional e de inteligência da unidade policial, foram empregadas ações de inteligência e levantamentos de campo, para identificar, primordialmente, o envolvimento entre traficantes e associados para o tráfico, responsáveis pelo transporte de grandes quantidades de drogas destinadas ao abastecimento de traficantes na capital mato-grossense.
“Com o aprofundamento nas investigações foi possível identificar grupos criminosos que interligados se associavam para o cometimento do crime de tráfico de drogas, utilizando-se de veículos para realização do transporte interestadual de maconha do estado de Mato Grosso do Sul para Mato Grosso”, explicou o delegado Marcelo Miranda Muniz, que coordena a operação.
A droga era adquirida no estado do Mato Grosso do Sul, na forma de consórcio ( rateada entre os investigados), tendo a participação de presos contumazes no tráfico de drogas. Posteriormente, era transportada em veículos automotores que traziam para Cuiabá as grandes quantidades de maconha, utilizando outros veículos como “batedores” ou escolta.
Conforme o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a operação desarticulou uma associação criminosa para o tráfico, que agia de forma coordenada e coesa na distribuição de entorpecentes na região metropolitana, através de transportes clandestinos de drogas, imprimindo com isso aumento significativo na criminalidade.
O delegado Marcelo Miranda Muniz informou que mais uma vez foi identificada como uma das características da associação criminosa o “consórcio”, montado com o objetivo de dividir os custos com a compra da droga e a logística do transporte.
“A dificuldade e complexidade na investigação se deu pela identificação de ‘modus operandi’ poucos usuais, dentre os quais a utilização de uma quantidade elevada de pessoas para a realização do transporte interestadual da droga”, disse.
A operação Captare conta com apoio de Delegacias da Diretoria de Atividades Especiais, Diretoria Metropolitana, e Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, através da DNAR de Campo Grande, SIG de Dourados e Delegacia de Polícia de Coxim.
Ao longo de 4 meses de investigação foram apreendidos 2,5 toneladas de maconha e seis veículos.
Nome da operação
Captare é o nome de uma casta de anjo presente na obra literária de ficção Ignavos, escrita por um investigador de polícia desta Especializada. Os Captares, ou rastreadores, como também são conhecidos, são tidos como uma espécie de “serviço secreto”, encarregados de caçar e procurar inimigos, aqui, fazendo uma alusão aos traficantes (inimigos da Lei).

Polícia
Suspeito de matar mulher encontrada enrolada em cobertor em Deciolândia é preso
A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão temporária de 30 dias contra o principal suspeito de ter assassinado sua companheira. O corpo da vítima foi encontrado no dia 23 de novembro do ano passado no distrito de Deciolândia, após um boletim de ocorrência ter sido registrado sobre seu desaparecimento no dia 12 do mesmo mês.
Durante as investigações, a Polícia Civil solicitou perícia da Politec, que conseguiu identificar o corpo de Kelma Dias da Silva, de 39 anos por meio de sua arcada dentária. A partir desse reconhecimento, os agentes iniciaram diligências para esclarecer o crime e chegaram a uma evidência: o cobertor em que o cadáver estava enrolado pertencia à residência do casal.
A confirmação desse detalhe veio por meio do depoimento de uma testemunha, amiga da vítima. A testemunha afirmou que, em diversas ocasiões, ajudou a retirar pertences da mulher da casa do companheiro, devido a frequentes desentendimentos entre o casal. Ao ver o cobertor, ela o reconheceu de imediato, reforçando as suspeitas sobre o homem.
Outro fator que chamou a atenção da polícia foi o comportamento do suspeito, que não comunicou o desaparecimento de sua companheira às autoridades. Além disso, a investigação revelou que ele já possuía histórico de violência doméstica contra outras mulheres.
Com base nesses elementos, a Justiça determinou a prisão temporária do suspeito, enquanto as investigações continuam para esclarecer os detalhes do crime.
Polícia
Motorista bate caminhão, cai em ribanceira e morre em Nova Marilândia
Um motorista de 27 anos, identificado como Wilker Geneses de Souza Lima, morreu na manhã de segunda-feira (03), após o caminhão que conduzia bater em um maquinário e cair em uma ribanceira às margens da MT-480, na cidade de Nova Marilândia (103 km de Tangará da Serra).
As informações repassadas por testemunhas dão conta que Wilker subia a serra com o veículo de carga quando perdeu o controle da direção, bateu em um maquinário que estava na rodovia e caiu do barranco.
O caminhão capotou diversas vezes até parar no fundo da ribanceira. Com o impacto, o motorista não resistiu aos ferimentos e morreu preso às ferragens do veículo. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde passará por exames de necropsia. As causas do acidente devem ser apuradas pela Polícia Civil.
Fonte: Repórter MT
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Morre avó que tentou salvar neto de atropelamento em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Jovem de 17 anos é assassinado próximo à praça do Jardim Califórnia
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Chuva forte da noite de segunda provoca alagamentos e estragos em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Corpo de Bombeiros apaga incêndio em clínica no Centro de Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil cumpre mandado de prisão e prende condenado a mais de 12 anos em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Motorista ultrapassa sinal vermelho e provoca acidente na Rua 26. Veja o vídeo
-
Tangará da Serra6 dias atrás
41 veículos autuados por irregularidades durante Operação Lei Seca em Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Suspeito de furtar joalheria em Tangará é preso em flagrante pela DERF