Polícia
Polícia Civil autua falso nutricionista na Capital que oferecia atendimento online nas redes sociais
Assessoria | PJC-MT
Um universitário de Cuiabá, com mais de 26 mil seguidores nas redes sociais, foi autuado por exercício irregular da profissão de nutricionista e propaganda enganosa. A ação foi realizada na terça-feira (27) pela Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, após denúncia do Conselho Regional de Nutrição (1ª Região).
As investigações apontaram que D.M.F.C, conhecido como “Balu”, postava em seus perfis em redes sociais publicações informando sobre prescrição de dietas, por meio de consultoria online, além de palestras de nutrição. Ele também postava fotos de pacientes em “evolução” após seguirem seus aconselhamentos.
Em depoimento na delegacia, o estudante do 6º semestre de nutrição de uma faculdade particular de Cuiabá afirmou que sua experiência pessoal de vida, como ex-obeso o auxilia na prescrição de dietas e na motivação de seus seguidores.
O autuado também contou que possui curso com duração de 60 horas, para atuar como coach no seguimento fitness, e que em seu perfil constou por determinado período o termo “graduado” – em vez de “graduando” – em razão de um erro de digitação que foi corrigido. Afirmou ainda que esclarecia os seguidores com quem conversava que era estudante de nutrição.
Após tomar conhecimento das publicações, o Conselho Regional de Nutrição – 1ª Região – encaminhou à Delegacia do Consumidor notícia-crime pedindo providências e explicando os motivos pelos quais o estudante não estaria habilitado para exercer a atividade que oferece nas redes sociais. “Em análise há indícios concretos de exercício ilegal da profissão. Ele anuncia abertamente nas redes sociais que é nutricionista, ofertando a prescrição de dietas, acompanhamento e orientação nutricional, o que configura infração penal e representa risco à saúde da coletividade”, diz trecho do documento.
A lei federal 8.234/1991, que regula o exercício da profissão de nutricionista no Brasil, esclarece que as atividades de assistência e educação nutricional são privativas do nutricionista (com curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação e inscrição no Conselho Regional de Nutrição).
O objetivo das exigências é a proteção da sociedade de ser atendida por profissionais não-habilitados.
O estudante vai responder pelos crimes de exercício ilegal da profissão (art. 47 da Lei das Contravenções Penais) e propaganda enganosa (art. 67 da Lei n. 8.078/90). O caso segue em apuração pela Delegacia do Consumidor.

Polícia
Corpo de adolescente desaparecido no Rio Paraguai é encontrado por bombeiros
O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta sexta-feira, 21, o corpo do adolescente de 15 anos que desapareceu no Rio Paraguai, em Barra do Bugres, a 70 km de Tangará da Serra.
O jovem, morador da cidade, havia sumido nas águas na última quarta-feira, 19, por volta das 17h.
De acordo com as informações, ele estava com amigos tomando banho no rio e pulando da ponte quando acabou se afogando e desaparecendo. Equipes de resgate iniciaram as buscas logo após o ocorrido e intensificaram os trabalhos nos dias seguintes até encontrarem o corpo da vítima.
Polícia
Corpo de homem morto a facadas pelo ex-namorado da esposa é encontrado
O corpo de Édimo Gomes de Lima, 25 anos, foi encontrado na noite dessa segunda-feira (10), em uma região de mata, em São José do Rio Claro. Ele foi assassinado a facadas pelo ex-namorado da esposa, na manhã de domingo (09).
A vítima dormia no momento do crime e sequer teve a chance de se defender. O criminoso ainda obrigou a ex-namorada a limpar a cena do crime. Em seguida, o assassino reuniu os objetos utilizados no crime e colocou o corpo da vítima no porta-malas do carro.
Depois disso, o assassino escondeu a moto da vítima, retornou à casa e obrigou a ex-namorada a ir com ele em direção à rodovia estadual MT-249, onde o corpo foi desovado. Em seguida, foram até um rio onde foram descartados os objetos da vítima e a arma usada no crime.
Na sequência, os dois buscaram a filha do casal e foram para um sítio, onde passaram o dia. A mulher conseguiu convencer o ex-namorado a levá-la para casa, onde contou o que tinha acontecido para a mãe e a irmã, que a aconselharam a procurar um advogado e denunciar o crime para a polícia.
Os policiais chegaram a ir até o sítio onde o autor do crime estava, mas ele conseguiu fugir para uma região de mata e está foragido.
As diligências seguem em andamento para encontrar o autor do homicídio.
Fonte: Repórter MT
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Idoso morre afogado em Tangará após ser arrastado pela correnteza no rio Ararão
-
Polícia6 dias atrás
Corpo de adolescente desaparecido no Rio Paraguai é encontrado por bombeiros
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Adolescentes que torturaram e roubaram R$ 55 mil de idoso em Tangará são apreendidos
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Suspeito de participação em duplo homicídio e menor envolvido em outro assassinato são presos em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
PM prende homem por tentativa de homicídio a golpes de facão em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Operação Lei Seca em Tangará termina com oito prisões e 41 veículos removidos
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Traficantes que ameaçavam alunos e professores em escola na Vila Esmeralda são presos
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Suspeito de homicídio ocorrido em 2024 é preso em Tangará da Serra