conecte-se conosco


Cidades

Plano Municipal de Saneamento é apresentado em Tangará

Publicado

Foto: Rodrigo Soares

O Executivo Municipal de Tangará da Serra, por meio do Serviço Antônomo Municipal de Água e Esgoto, realizou entre os dias 06 a 08 de novembro o 2º Fórum Municipal de Saneamento e Educação Ambiental. O evento contou com participação diária de aproximadamente 300 pessoas, oportunidade que em seu encerramento foi apresentado o Plano Municipal de Saneamento Básico.

De acordo com o Professor Dr. Aldecy de Almeida Santos, mestrado em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o documento elaborado estabelece diretrizes, metas e prioridades do saneamento básico do município, visando o benefício da saúde da população e Meio Ambiente. “Para isso, fizeram o diagnóstico da quantidade da água do município, a qualidade dos reservatórios, qual forma de tratamento da água e como ela é distribuída, então fizemos uma investigação na água como um todo, analisando a bruta e a tratada”, comentou o profissional, destacando que ficou surpreso com o sistema de tratamento, pois o estudo confirmou que Tangará da Serra é referência em qualidade da água.

Outra surpresa para o profissional foi referente ao sistema de resíduo, quesito em que Tangará da Serra pode ser considerada referência no Estado. “A coleta seletiva é um exemplo, inclusive a questão do aterro sanitário, então é algo para falar bem”, avaliou, enfatizando ainda que o trabalho contou com detalhado levantamento no sistema de esgoto e drenagem, somando aos eixos que serão extremamente importantes ao saneamento para as próximas duas décadas. “O brasileiro não tem essa percepção de longo prazo, mas quando começamos a pensar em Plano Municipal , estamos pensando em 20 anos. Todo esse conjunto vai dar subsídio para recursos. O Plano é ligado, por exemplo, ao plano diretor e plano de bacias, então inteliga tudo para tomar decisões. Aqui estamos criando cenário para tomarmos decisões”, finalizou. (Fonte: Diário da Serra)

Comentários Facebook

Cidades

Gefron recupera na fronteira caminhonete roubada durante assalto em Arenápolis

Publicado

O Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) recuperou na madrugada desta terça-feira (18) por volta das 04h00 uma caminhonete próximo a fronteira com a Bolívia e que havia sido roubada em Arenápolis.

Segundo informações, os suspeitos armados invadiram a residência por volta das 23h00 e renderam a família, os mantendo reféns por mais de quatro horas. Roubaram o veículo e fugiram. Comunicados sobre o crime a equipe em diligência na rodovia BR-174, na região de Porto Esperidião, avistaram a caminhonete branca com as características repassadas pela Polícia Militar. Durante o acompanhamento o suspeito parou a caminhonete por estar com os pneus furados, e acabou abordado e preso em flagrante.

O homem foi encaminhado à delegacia de Cáceres. Conforme consulta, o suspeito possui antecedentes criminais por furto qualificado e tráfico de drogas. A Polícia Civil investiga o caso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Deputado João Batista cobra pavimentação de trecho da MT-433

Publicado

por

Foto: BRUNO BARRETO

O deputado estadual João Batista (Pros), acompanhado de vereadores e outras autoridades da cidade de Bom Jesus do Araguaia (850 km de Cuiabá), esteve reunido na tarde de segunda-feira (17), com o secretário de Infraestrutura do Estado (Sinfra), Marcelo Oliveira para tratar da necessidade da pavimentação da MT-433, em um trecho de aproximadamente 22 km, que liga o distrito de Alô Brasil até o município de Bom Jesus do Araguaia.

Em dezembro do ano passado, João Batista promoveu uma audiência pública na cidade para tratar do tema. “Acredito que o saldo da nossa audiência pública foi positivo. O encontro contou com a presença do deputado federal Neri Geller, dos meus colegas de Parlamento, Thiago Silva e Paulo Araújo, além de uma representante da Sinfra. Entretanto, por mais positivo que seja o nosso balanço, nenhuma iniciativa ainda foi de fato realizada. Por isso, fiz questão de mostrar a extrema urgência desta demanda ao secretário Marcelo Padeiro”, explicou o deputado.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, o Estado aguarda apenas um estudo elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), sobre o trecho reivindicado pelo deputado. Marcelo explicou que existe um impasse que envolve a MT-433, em que parte do seu trajeto seria de responsabilidade federal.

“A MT-433 também integra a BR-158, por isso, parte da responsabilidade seria de origem federal. Entretanto, afirmo que o Poder Executivo de Mato Grosso tem todo o interesse em resolver as condições de trafegabilidade dos munícipes daquela região mas, para isso, é necessário que uma contrapartida seja realizada pelos nossos prefeitos e deputados”, disse o secretário.

Estiveram presentes na reunião os vereadores, Alan Jones e Diogo Capocci, o presidente da Associação PDS Bordolândia, Raimundo Silva (Raimundinho da Bordolândia) e o comandante do Núcleo de Polícia Militar do município, Hernane Rodrigues Batista.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana