Policia Federal
PF investiga assassinato de indígenas na Terra Yanomami em Roraima
Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 29/10, a operação Ábdito, com o objetivo de identificar envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais que atuariam na região.
Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista/RR, expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.
Imediatamente após ciência das mortes, a Polícia Federal instaurou procedimento e realizou diligências na região do conflito, dentro da Terra Indígena Yanomami. No local foram encontrados indícios de atividade de pesquisa para o garimpo ilegal e de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, bem como evidências das mortes, como cartuchos de espingardas deflagrados.
As investigações indicam que um grupo de indígenas estaria caçando, em região isolada, na mata, quando se depararam com garimpeiros armados, que os perseguiram e atiraram. Somente o corpo de uma das vítimas foi encontrado.
Ainda em junho a Polícia Federal identificou um dos suspeitos do crime, atualmente foragido, e representou por sua prisão preventiva, cumprindo mandados em endereços relacionados ao investigado.
A PF constatou que o garimpeiro contaria com o apoio de uma rede de familiares e amigos que estariam, ativamente, atrapalhando as investigações e teriam possibilitado a sua fuga. Além de buscar a qualificação dos demais garimpeiros, a operação também busca desarticular os “apoiadores” e investigar sua participação em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.
Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima
Contato: (95) 3621-1522
E-mail: [email protected]
*O nome da operação faz referência à situação de isolamento dos indígenas e à localidade dos crimes, além da ocultação dos suspeitos.

Policia Federal
PF combate crime de moeda falsa no interior do Maranhão
São Luís/MA – A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (7/4), uma pessoa na cidade de Parnarama/MA, pela prática do crime de moeda falsa (art. 289, § 1º do Código Penal), sendo apreendidas 10 cédulas falsas em posse do indivíduo, todas no valor de R$ 100.
Policiais federais fizeram o acompanhamento da entrega de encomenda enviada através dos Correios, efetuando a prisão em flagrante após o recebimento das notas falsas pelo destinatário no município de Parnarama/MA. Em interrogatório, em sede policial, a pessoa investigada confessou que havia solicitado e pago pelo recebimento das cédulas falsas.
A ação faz parte da fiscalização permanente que a Polícia Federal vem realizando em todos os Estados do Brasil. A relevância de trabalhos desta natureza evita a circulação de cédulas falsas, o que pode gerar diversos entraves não somente para os indivíduos que recebem as cédulas falsas repassadas, mas também para o sistema econômico-financeiro como um todo.
Comunicação Social da Polícia Federal em São Luís/MA
Contato: (98) 3131-5105
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: (61) 2024-8142
Policia Federal
Polícia Federal apreende grande quantidade de cigarros contrabandeados e maconha
Guaíra/PR – Na quarta-feira (6/4), a Polícia Federal apreendeu grande quantidade de maconha, cigarros contrabandeados, veículo e embarcações utilizadas pelo crime organizado.
Em diligências na região de Altônia/PR, policiais federais constataram intensa movimentação nas margens do Rio Pacaraí. Durante a abordagem, grande parte dos criminosos fugiu em meio à mata existente no local, abandonando diversos fardos de maconha, que totalizaram 671 kg da droga, uma arma de fogo, 200 mil maços de cigarro, 1 caminhão e 2 lanchas equipadas com motor 200 HP’s, que eram utilizados no transporte dos materiais ilícitos.
Uma pessoa foi presa na ação, sendo indiciada pelos crimes de tráfico internacional de entorpecentes, porte ilegal de arma de fogo e contrabando.
Comunicação Social da Polícia Federal em Maringá/PR
Telefone: (44) 3220-1436
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
Contato: (61) 2024-8142
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso com arma, materiais de furto e abate clandestino na zona rural de Tangará
-
Sem categoria2 dias atrás
Motociclista morre após colidir com poste na Avenida Domingos de Sá Barreto, em Tangará
-
Tangará da Serra10 horas atrás
TANGARÁ: Homem é executado com 15 tiros dentro de casa no Jardim Tanaka
-
Tangará da Serra9 horas atrás
Morador de rua é morto a facadas e corpo é encontrado em estacionamento em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Veículo capota e cai em vala no Trevo da Melancia. Motorista sofre apenas escoriações
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso em flagrante por castração clandestina de animais no Jardim dos Ipês
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Força Tática flagra suspeito com drogas na 26 e encontra arma e entorpecentes em kitnet
-
Barra do Bugres3 dias atrás
Indígenas encerram protesto após presença de Edelo Ferrari. “Cacique Branco do Coração” recebido como irmão