conecte-se conosco


Policia Federal

PF deflagra Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado

São Paulo – A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta manhã (7/11) a Operação Appius, para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação de hoje é decorrente da investigação desenvolvida na Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.

São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo a pedido da Polícia Federal.

O inquérito policial tem origem em informações obtidas a partir da colaboração premiada de um do investigado e apura o pagamento de propina por parte de uma empreiteira a agentes públicos, com o fim de suspender e anular a Operação Castelo de Areia.

A Operação Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por representantes da mesma empreiteira e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos.

 A ação penal decorrente desta operação foi suspensa por um Habeas Corpus, concedido em 2010 pelo ex-Presidente do STJ, no Plantão Judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.

 Fatos investigados na Operação Castelo de Areia vieram à tona com a deflagração da Operação Lava Jato, como as irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

 O inquérito policial apura os crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, previstos no Código Penal, além dos crimes de lavagem e ocultação de ativos, previstos no art. 1° da Lei 9.613/98.

 A investigação segue em segredo de justiça.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo –

Contato: (11) 3538-5013

Comentários Facebook

Policia Federal

PF prende foragido da Justiça em Ji-Paraná/RO

Publicado

por


.

Ji-Paraná/RO – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (5/6) a Operação Multiple Identities, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor de indivíduo com antecedentes criminais por tráfico, roubo à mão armada e tentativa de sequestro de aeronave no Aeroporto José Coleto (JPR). 

Nos últimos dias, a equipe de investigação realizou levantamentos acerca do alvo da operação, que já tinha sido preso pela Polícia Federal de Ji-Paraná em 2017 e condenado pela Justiça Federal. 

Atualmente em gozo de liberdade condicional, o preso é foragido da Justiça dos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Ele vivia nesta cidade utilizando nome e documentos falsos para não atrair suspeitas e não ser responsabilizado por seus crimes. 

Na manhã de hoje, ao ser dado cumprimento ao mandado de prisão, o investigado apresentou seus documentos falsos, oportunidade em que foi dada voz de prisão em flagrante também pelo crime de uso de documento falso. 

Em busca domiciliar, autorizada pela Justiça Federal de Ji-Paraná, verificou-se ainda que o preso continua dedicado à prática do tráfico de drogas, razão pela qual se deu mais um flagrante. Foram encontrados em sua residência drogas, balança de precisão e outros objetos de interesse para a investigação. 

O nome dado à operação faz alusão às diversas identidades empregadas pelo alvo como forma de se furtar da Justiça Penal brasileira. 

Os procedimentos dos flagrantes foram formalizados na Delegacia de Polícia Federal de Ji-Paraná/RO.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia/RO

Contato (69) 3216-6242

Comentários Facebook
Continue lendo

Policia Federal

Operação conjunta apreende 4 kg de cloridrato de cocaína

Publicado

por


.

Jataí/GO – Operação conjunta entre as Polícias Federal e Militar resultou na apreensão de 4 kg de cloridrato de cocaína e na prisão de uma pessoa em Mineiros na noite desta sexta-feira (5/6).

A droga estava sendo transportada em um veículo da fronteira do Paraguai e tinha como destino a cidade de Brasília/DF.

Após a abordagem policial, o veículo e a droga apreendida, além do preso, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Federal em Jataí.        

     

                                                                                                                     Comunicação Social da Polícia Federal em Goiás

Contato: (62) 3240-9607
E-mail: [email protected]

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana