sexta, 19 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

Penitenciária feminina ganha espaço para abrigar mães lactantes e bebês

Publicado em

Um espaço adequado para abrigar mães custodiadas lactantes junto com seus filhos foi construído pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Inaugurado nesta terça-feira (27.11), o espaço materno-infantil tem capacidade para abrigar 20 reeducandas e conta com seis quartos amplos com banheiros, além de sala para aleitamento, área de saúde, brinquedoteca e um miniparque.

A diretora da penitenciária, Maria Giselma Ferreira da Silva, pontua que este é mais um sonho da unidade que está sendo concretizado. “É importante a criança recém-nascida passar seus primeiros meses em um ambiente ameno, mais infantil e adaptado para as suas necessidades”.

A construção do espaço teve um custo de R$ 450 mil, com recursos próprios do Estado, e a obra foi feita por reeducandos da Penitenciária Central do Estado. O mobiliário é fruto de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional que destinou armários, bebedouro, refrigerador, conjunto escolar infantil, cadeira para refeição infantil, oxímetro de pulso, estetoscópio, autoclave e poltronas.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, destaca que a construção do espaço, além de atender uma exigência judicial, reflete a necessidade de ter um local adequado para que mães, mesmo que na condição de custodiadas, possam dar atenção a seus filhos recém-nascidos.

“A humanização de espaços nos ambientes prisionais é importante para que tenhamos mais condições de trabalhar as atividades ressocializadoras, o que temos buscado imprimir nesta administração, alcançando resultados bastante satisfatórios”.

Mato Grosso tem sete unidades prisionais femininas localizadas em Cuiabá, Colíder, Cáceres, Nova Xavantina, Nortelândia, Tangará da Serra e Rondonópolis, que abrigam atualmente 553 mulheres. A primeira unidade a contar com um espaço humanizado para abrigar mulheres gestantes e lactantes foi a cadeia de Nortelândia, que atualmente tem uma gestante em final de gravidez e uma lactante com um bebê de um mês de vida. A diretora da unidade, Adriana Quinteiro, destaca que o espaço adequado traz mais tranquilidade para que a reeducanda possa ficar com a criança e cuidar durante os primeiros meses.

A promotora da Execução Penal, Josane Fátima Guariente, pontuou que o novo espaço da Penitenciária Feminina traz mais dignidade no trato com as mulheres reclusas lactantes, assim como às crianças. Com o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade, de ofertar ambiente adequado e proporcionar atividades laborais e educativas, ela acredita que é possível tornar a penitenciária uma das melhores no país.

A inauguração do espaço materno-infantil contou com a apresentação do coral formado por reeducandas, coordenado pelo projeto Resgatando Vidas, de uma igreja que desenvolve atividades de evangelização na unidade prisional. A penitenciária Ana Maria do Couto tem 173 mulheres custodiadas. 

Participaram também da solenidade servidores da unidade prisional e da Sejudh; diretores da PCE, Revétrio Costa; do CRC, Winkler Teles e Júlio Padilha; ex-diretoras da penitenciária Gisele Araújo e Joadilma Espírito Santo; diretor executivo da Fundação Nova Chance, Luiz Gustavo; juiz da Vara de Exução Penal de Cuiabá, Geraldo Fidélis e a diretora do Sindicato dos Servidores Penitenciário, Jacira Maria da Costa.

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Cidades

Corpo do cantor sertanejo João Carreiro será enterrado em Cuiabá

Published

on

O corpo do cantor João Carreiro, que morreu nessa quarta-feira (3), será enterrado em Cuiabá, de acordo com publicação nas redes sociais dele. O velório acontece na manhã desta quinta (4), em Campo Grande, local onde ele morreu. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

A assessoria do cantor ainda não informou o cemitério onde João será enterrado.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã dessa quarta, a esposa dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico. Durante a tarde, ela publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho com a nova válvula e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Horas depois, Francine postou um texto pedindo orações para o cantor. Durante a madrugada, ela escreveu: “Minha vida me deixou”.

Carreira

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000. Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”. Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana