Turismo
Passeio em São Paulo: PARQUE IBIRAPUERA
Por Bárbara Fava
Quem vai à São Paulo geralmente vai à procura de novidades. Restaurantes inusitados, lojas com produtos únicos e cursos específicos atraem pessoas de todo país. Porém, se tem uma coisa que o turista não procura por aqui é a natureza. O Brasil é tão rico em biomas e ecossistemas com cachoeiras, praias e diferentes tipos de vegetação, que São Paulo fica jogado para escanteio.
Contudo, se você, Tangaraense, vem para a capital paulista, vale a pena conhecer o coração verde da cidade: o Parque Ibirapuera. São 158 hectares com lagos, árvores e muito espaço para fazer caminhadas, andar de bicicleta e preparar um caprichado picnic. O parque é o mais visitado na América do Sul e, em 2017, recebeu cerca de 14 milhões de visitas.
Criado em 1954, o Ibira, apelido carinhoso que os paulistanos deram ao lugar, tem muita história e cultura. Dentro do parque, o visitante vai encontrar construções projetadas por Oscar Niemeyer como a Oca, o auditório e a marquise tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Há também o pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu Afro Brasil e o famoso prédio da Bienal, no qual este ano recebe a 33ª Bienal de arte de São Paulo com entrada gratuita e que vai ficar em cartaz até Dezembro.

A marquise funciona como ligação entre equipamentos culturais, mas aos finais de semana reúne diferentes tribos de jovens para andar de skate e patins.
Do lado de fora do parque, os grandes monumentos chamam a atenção e rendem lindas fotos! O monumento às bandeiras, criado por Victor Brecheret, foi inaugurado no mesmo ano que o parque Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da Cidade de São Paulo. Conhecido como “empurra – empurra”, ele representa os bandeirantes e as expedições para o interior do país. Há na obra a presença de diversas etnias como portugueses, negros, mamelucos e índios.

Monumento às Bandeiras
Outro monumento de grande valor histórico é o Obelisco do Ibirapuera. Ponto de referência para quem anda pelas redondezas, o Obelisco foi construído para homenagear os combatentes da Revolução de 32, que lutaram contra o governo de Getúlio Vargas.
Além de tudo isso, dá para alugar bicicletas e patins por 5 reais a hora. Prefira andar nos dias de semana, porque sábado e domingo o parque é lotado! O planetário é outro passeio muito interessante para conhecer. Ele foi o primeiro planetário a ser construído no Brasil e até hoje funciona com uma programação gratuita. Há também dentro do parque um espaço só para cachorros e é possível fazer caminhadas monitoradas. Outra dica para quando você vier ao Ibira é consultar a agenda do parque que sempre recebe eventos grandes, como por exemplo, shows de jazz ao ar livre aberto ao público.

Se você ficou interessado em conhecer esse lugar prepare-se para andar muito! O parque é bem grande e se perder lá dentro é facinho! São 10 portões de entrada, alguns para pedestres, outros para carro. O horário de funcionamento é das 5h até 0h. O local é abastecido por banheiros, lanchonetes e vendedores autônomos. Um passeio para boas selfies e que vai te levar para uma outra São Paulo, muito mais verde e mais tranquila!

Entretenimento
Zezé Di Camargo e Luciano encerram comemorações pelos 46 anos de Tangará da Serra

Foto: Assessoria de Imprensa
Fechando as celebrações do 46º aniversário de emancipação político/administrativa de Tangará da Serra, uma apresentação da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano neste domingo, 15, lotou o Módulo Esportivo, palco onde os artistas cantaram seus sucessos e encantaram o público.
Com entrada franca, o show faz parte do projeto ‘Consertos Ihara’ que leva para o interior do país o melhor da música nacional. O evento estava programado para acontecer em 2020, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19.
No palco com a dupla sertaneja, se apresentou a Orquestra Contemporânea Innovare. “O Concertos Ihara vem cumprir o objetivo de interiorizar a cultura e valorizar as pessoas que ajudam, dia após dia, a construir a história desse imenso país”, frisou a organização do evento que contou com o apoio do Município.

Foto: Assessoria de Imprensa
“São projetos sociais e culturais como esse que reforçam que, além de levarmos soluções inovadoras para a agricultura brasileira, também buscamos fortalecer nosso comprometimento com as comunidades onde atuamos”, afirma Gabriel Saul, Gerente de Comunicação da Ihara.

O projeto é enquadrado na Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ihara, apoio da Prefeitura e realização do Ministério do Turismo.
Cidade
Desfile Cívico marca celebração dos 46 anos de Tangará da Serra
Tangará da Serra comemora neste 13 de Maio o seu 46º aniversário de emancipação político/administrativa. Para celebrar a data, o tradicional Desfile Cívico na Avenida Brasil que reuniu escolas e entidades locais foi retomado após dois anos sem ser promovido por conta da pandemia da Covid-19.
Escolas municipais, estaduais e particulares levaram seus alunos para a Avenida Brasil, caracterizados, valorizando principalmente as cores da bandeira do Município.

Entidades como Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Polícia Militar também desfilaram, assim como clubes de serviço e entidades da sociedade civil organizada.
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Motocicleta furtada durante Lei Seca é recuperada pela DERF em Tangará
-
Tangará da Serra12 horas atrás
Homem é preso em flagrante após furtar picanha em supermercado de Tangará
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Colisão entre triciclo e moto deixa três feridos no centro de Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Carro invade preferencial e causa acidente em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Capitão da Polícia Militar de Brasnorte é exonerado após insultar e agredir soldado
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil recupera carro roubado, identifica e prende criminoso em Tangará
-
Tangará da Serra10 horas atrás
Carro pega fogo e Corpo de Bombeiros controla incêndio em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Tangará sedia 1º Workshop de Segurança de Barragens com foco em legislação e fiscalização