conecte-se conosco


Turismo

Passeio em São Paulo: PARQUE IBIRAPUERA

Publicado

Por Bárbara Fava

 

Quem vai à São Paulo geralmente vai à procura de novidades. Restaurantes inusitados, lojas com produtos únicos e cursos específicos atraem pessoas de todo país. Porém, se tem uma coisa que o turista não procura por aqui é a natureza. O Brasil é tão rico em biomas e ecossistemas com cachoeiras, praias e diferentes tipos de vegetação, que São Paulo fica jogado para escanteio.


Contudo, se você, Tangaraense, vem para a capital paulista, vale a pena conhecer o coração verde da cidade: o Parque Ibirapuera. São 158 hectares com lagos, árvores e muito espaço para fazer caminhadas, andar de bicicleta e preparar um caprichado picnic. O parque é o mais visitado na América do Sul e, em 2017, recebeu cerca de 14 milhões de visitas.

Criado em 1954, o Ibira, apelido carinhoso que os paulistanos deram ao lugar, tem muita história e cultura. Dentro do parque, o visitante vai encontrar construções projetadas por Oscar Niemeyer como a Oca, o auditório e a marquise tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Há também o pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu Afro Brasil e o famoso prédio da Bienal,  no qual este ano recebe a 33ª Bienal de arte de São Paulo com entrada gratuita e que vai ficar em cartaz até Dezembro.

A marquise funciona como ligação entre equipamentos culturais, mas aos finais de semana reúne diferentes tribos de jovens para andar de skate e patins.

Do lado de fora do parque, os grandes monumentos chamam a atenção e rendem lindas fotos! O monumento às bandeiras, criado por Victor Brecheret, foi inaugurado no mesmo ano que o parque Ibirapuera, em comemoração ao IV Centenário da Cidade de São Paulo. Conhecido como “empurra – empurra”, ele representa os bandeirantes e as expedições para o interior do país. Há na obra a presença de diversas etnias como portugueses, negros, mamelucos e índios.

Monumento às Bandeiras

Outro monumento de grande valor histórico é o Obelisco do Ibirapuera. Ponto de referência para quem anda pelas redondezas, o Obelisco foi construído para homenagear os combatentes da Revolução de 32, que lutaram contra o governo de Getúlio Vargas.

Leia mais:  PASSEIO EM SÃO PAULO: MERCADO MUNICIPAL

Além de tudo isso, dá para alugar bicicletas e patins por 5 reais a hora. Prefira andar nos dias de semana, porque sábado e domingo o parque é lotado! O planetário é outro passeio muito interessante para conhecer. Ele foi o primeiro planetário a ser construído no Brasil e até hoje funciona com uma programação gratuita. Há também dentro do parque um espaço só para cachorros e é possível fazer caminhadas monitoradas. Outra dica para quando você vier ao Ibira é consultar a agenda do parque que sempre recebe eventos grandes, como por exemplo, shows de jazz ao ar livre aberto ao público.

Se você ficou interessado em conhecer esse lugar prepare-se para andar muito! O parque é bem grande e se perder lá dentro é facinho! São 10 portões de entrada, alguns para pedestres, outros para carro. O horário de funcionamento é das 5h até 0h. O local é abastecido por banheiros, lanchonetes e vendedores autônomos. Um passeio para boas selfies e que vai te levar para uma outra São Paulo, muito mais verde e mais tranquila!

 

Comentários Facebook
publicidade

Tangará da Serra

Vereador sugere a instalação de um letreiro turístico em Tangará da Serra

Publicado

Um projeto de indicação do Poder Legislativo, sugere a instalação de um letreiro turístico em Tangará da Serra.

A sugestão foi apresentada outras duas vezes, em fevereiro e setembro do ano passado. Foto: Assessoria Câmara Municipal

O vereador Professor Sebastian (PSB), indicou à Secretaria Municipal de Turismo a construção de um letreiro com os dizeres: “Eu Amo Tangará”. O vereador sustenta que a ideia é escolher o melhor projeto artístico em um ponto ainda a ser definido, embora proponha para a área central. “Em muitos lugares do Brasil existem letreiros que se tornam cartões postais e são tão populares quanto os monumentos construídos em locais públicos. Slogans como “Eu amo Brasília”, “Eu amo Natal”, “Eu amo Aracaju”, entre outros, foram instalados em pontos estratégicos e atraem munícipes e turistas para a realização de registros fotográficos”, explica o vereador.


A indicação foi apresentada outras duas vezes, em fevereiro e setembro do ano passado. Não há um orçamento determinado, embora, obras deste perfil, fiquem na faixa de R$40 mil. Os letreiros costumam ter entre 1,70 a 1,80 de altura e são confeccionados em metal ou concreto.

Em Tangará da Serra, alguns pontos são cogitados para a instalação do monumento, por exemplo, a Praça da Bíblia, Bosque Municipal e Memorial dos Pioneiros. A Secretaria de Turismo, não descarta a possibilidade, porém, alerta que devido a outras demandas, não é possível inserir ao orçamento do Município, a instalação do letreiro neste ano.

 

Leia mais:  Busão do Noel encerra passeios com cerca de 15 mil embarques

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Tangará da Serra

Busão do Noel encerra passeios com cerca de 15 mil embarques

Publicado

Um ônibus divertido passou pelas ruas da cidade espalhando o espírito natalino, desde o dia 05 de dezembro.

Foto: Zé Rosa

O veículo caracterizado, fez passeios especiais por pontos decorados com a temática natalina, levando a criançada para curtir a beleza do período mais iluminado do ano, e com uma equipe preparada para divertir e garantir a segurança dos passageiros, afirma o coordenador das equipes, Kleiton Rodrigues. “Prezamos pela alegria, nossos monitores foram treinados para se tornarem uma companhia divertida e inesquecível à memória dos passageiros. Durante todo o percurso eles agitavam a viagem, e foi contagiante inclusive para a nós”, enfatiza.


O passeio gratuito foi uma das atrações do Natal em Tangará da Serra. A Praça da Bíblia recebeu enfeites, e toda ornamentada se tornou uma grande atração, destaca o secretário de Turismo, José Bernadino.” Foi muito bom! Atendemos média de 15 mil pessoas somente com o ônibus do Papai Noel e em torno de 25 mil que passaram pelo local. As famílias vieram para a praça e essa mobilização nos deixou muito felizes”, conclui.

 

O espaço será descaracterizado nesta segunda-feira (06) e as comemorações do Natal Encantado 2018 encerram já com a garantia de que o Papai Noel, volta à Tangará, no fim deste ano.

 

 

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Busão do Noel encerra passeios com cerca de 15 mil embarques
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana