Por, Bárbara Fava, jornalista.
O Mercado Municipal de São Paulo, o famoso Mercadão, é grandioso até no nome. Um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, não é só colorido pelas frutas. Ele é colorido também pela diversidade de pessoas que passam por lá, principalmente pelos turistas de todo o mundo.

Quando você for conhecer, antes de entrar, repare na arquitetura majestosa ao lado de fora. O mercado foi construído em 1926, pelo famoso arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, e inaugurado em 1933 às margens do rio Tamanduateí. Ele fica na região central, próximo a rua 25 de Março. Por isso, quando você for fazer este passeio se programe para ir também às compras no entorno.

São 12.600 metros quadrados de área construída com 290 boxes que disponibilizam desde carnes e peixes até especiarias. Os empórios vendem vinhos, azeites importados e azeitonas de todos os tamanhos. Por dia, cerca de 350 toneladas de alimentos movimentam o estabelecimento. E são as frutas que chamam atenção! Têm frutas comuns e frutas raras. Os atendentes querem que você experimente um pouco de tudo e são bem simpáticos. Dá também para aprender muito sobre as frutas, já que eles explicam um pouco sobre as suas origens, sobre os seus diferentes sabores e texturas.




Para almoçar, você já deve ter ouvido falar dos tradicionais sanduíches de mortadela e dos pastéis de bacalhau. Os vários restaurantes no local oferecem essas duas receitas tanto na parte de baixo tanto na parte de cima, no mezanino. Só fique atento com o preço. Por serem pratos famosos, não é nada barato!

Você matogrossense, quando for visitar o Mercadão fique atento também aos detalhes. Os vitrais coloridos são obras de arte que não podem passar despercebidos. Criados pelo artista Russo Conrado Sorgenicht Filho, responsável também pelos vitrais da catedral da Sé e de outras 300 igrejas brasileiras, os vitrais retratam o homem do campo no seu trabalho: colhendo café, cuidando do gado e transportando alimentos.

Para ver o dia a dia dos feirantes e entender melhor como funciona no mercado, prefira ir em dia da semana, pois sábado e domingo fica tudo muito cheio. Se você quer ter uma experiência diferente, vá durante a madrugada. Nesse período, é possível ver os caminhões de verduras chegando e os comerciantes negociando entre si. Por tudo isso e por outras, o Mercado Municipal tem que estar na sua listinha de lugares para conhecer na capital paulistana!
