conecte-se conosco


Mundo Pet

Parto de cachorro sem segredo: saiba como ajudar a cadela nesse momento

Publicado

Quando chega a hora de dar à luz, as cadelas começam a ter comportamentos específicos para garantir que tudo saia da forma correta. O parto de cachorro é um momento de tensão, principalmente para algumas raças (Pug, Buldogue), devido a má formação da pelvis. Por isso, o dono tem que ter certa atenção nesse momento.

Leia também: Veterinária explica a importância dos exames pré-natal de cães e gatos

O exame pré-natal em animais domésticos vai dizer se a fêmea não precisará de intervenção veterinária na hora do  parto de cachorro
, mas em alguns casos estar por perto e providenciar cuidados especiais pode ajudar ainda mais a relaxar a cadela e deixar os bebês vivos e seguros. Vale lembrar que a gestação canina dura em média de 60 até 63 dias.

Perceber que o dia do nascimento dos filhotes está chegando é simples. Quando estiverem faltando mais ou menos 10 dias para a cadela dar à luz, ela começará a montar um ninho para que seus bebês fiquem seguros e confortáveis. Provavelmente será um lugar da casa mais escondido, quente e macio. 


golden retriever com seus filhotes mamando
reprodução shutterstock
às vezes é preciso ajudar no parto de cachorro da cadela


Como saber que o dia do parto chegou

  • Vazamento de leite das mamas;
  • Fadiga, tremores e respiração ofegante;
  • Perda de apetite;
  • Cadela cavando buracos na terra.

Quando realmente chegar a hora de dar à luz aos filhotes, a fêmea deitará de lado e terá ciclos de respiração longa e curta. Na hora fique por perto para que ela se sinta segura.


Como ajudar a cadela na hora do parto

  • Se o filhote não for lambido pela mãe logo que nasceu, utilize uma toalha limpa para retirar resíduos de placenta do animal e estimular sua respiração;
  • É comum que a mãe tente comer a placenta, mas se o dono puder ajudar nessa hora limpando antes que isso aconteça, é melhor
  • Não encostar nos filhotes com as mãos sem proteção de uma toalha para que a mãe não os rejeite. 
  • Deixe sempre água fresca perto do ninho para que a mãe se hidrate durante o trabalho de parto.
Leia mais:  Conheça Lone Pine, o santuário de coalas que fica na Austrália

Depois que todos os filhotes tiverem nascido, certifique-se de que eles estão mamando e que nenhum foi deixado de lado pela mãe. Caso o parto de cachorro
esteja demorando muito, é indicado levar a pet ao veterinário para evitar que os bebês tenham problemas por passar tempo demais dentro da fêmea. 





Comentários Facebook

Mundo Pet

Projeto cria Samu para animais no Distrito Federal

Publicado

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou em primeiro turno, na última quinta-feira (28), um projeto de lei que cria um Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário, o SamuVet.

 

Para valer, a proposta precisa ainda ser aprovada em segundo turno e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Não há prazo para quando isso deve acontecer.

De acordo com projeto, do deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), o objetivo é “oferecer aos animais vítimas de abandono e maus-tratos o atendimento necessário para preservação de sua vida”.


 

Por G1 DF

Comentários Facebook
Leia mais:  Os problemas de saúde mais comuns de cada raça de cachorro
Continue lendo

Cidades

Criança é atacada por cão da raça pit bull e morre em Claudia

Publicado

Uma menina de identidade não divulgada, morreu na tarde desta segunda-feira (18) por volta das 16h30 após ser atacada por cão de raça pit bull em Claudia.

Segundo informações do site ‘163 notícias’, a criança estava em uma chácara na área rural da cidade, quando foi atacada pelo cão. A vítima sofreu diversas mordidas, principalmente na região da cabeça. Socorrida em estado gravíssimo, os primeiros procedimentos de reanimação foram realizados no hospital em Claudia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Regional de Sinop. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e passará por exames de necrópsia.


Até o momento não houve confirmação sobre o que teria motivado o animal a atacar a criança. A menina deverá ser enterrada na tarde desta terça-feira (19) no Cemitério Municipal de Claudia.

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Você sabia que existe acne felina? Saiba como identificar e tratar
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana