domingo, 20 de abril de 2025
Connect with us


Política MT

Parlamentar relata dificuldades de mototaxistas durante a pandemia e propõe ações

Publicado em


.

Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS

A categoria dos mototaxistas foi agraciada com três indicações (1.570 , 1.574 e nº 1.576) apresentadas em sessão plenária na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL). As matérias foram direcionadas ao chefe da Casa Civil e às secretarias de Estado de Fazenda e de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso. 

As proposições têm a finalidade de aplicar medidas públicas que viabilizem apoio financeiro em caráter de urgência para a classe de mototaxistas por causa da pandemia de Covid-19. Também, aplicação de meios seguros por parte de gestores municipais para o retorno das atividades e o fornecimento de cestas básicas para os profissionais que prestam serviço.

“Temos aí, aproximadamente, cinco mil mototaxistas cadastrados, de acordo com informações do sindicato da categoria. Em Rondonópolis, é cerca de 750 profissionais que atuam no município. As famílias dessas pessoas são atingidas diretamente. Eles precisam continuar o seu serviço e ter o sustento para a sua casa. Peço para o governo do estado essa implementação junto aos municípios de Mato Grosso. Podemos encontrar soluções e aplicar meios para ajudá-los”, posiciona Claudinei.  

Rondonópolis

O decreto de n.º9443/2020 , publicado pela Prefeitura de Rondonópolis, dispõe sobre ações e medidas para minimizar a proliferação do novo coronavírus no âmbito do município. Nas medidas de contenção de riscos, o funcionamento do transporte urbano coletivo e serviços de mototáxi tiveram o funcionamento suspenso. 

De acordo com Marcelio Ribeiro, conhecido por Marcelinho Mototaxista, no último dia 8 de maio, o prefeito reconheceu as dificuldades enfrentadas pela categoria e autorizou a retomada das atividades na cidade. “Mesmo com a liberação para trabalharmos, ainda continua difícil para todo mundo por causa desta pandemia. A sociedade não está andando de mototáxi. Agradeço a preocupação do deputado Claudinei e por ter olhar para a nossa classe, são muitas famílias que vivem do mototáxi”, esclarece.

Marcelinho conta que uma das restrições para a retomada das atividades de mototaxista é que os condutores não podem transportar idosos e pessoas de grupo de riscos, fazer o uso de máscaras e álcool em gel. 

Capacete

O uso do capacete na cabeça se tornou uma das dificuldades para despertar o interesse da população pelos serviços de mototaxistas, explica o conhecido Adilson Mototaxista. “Informo para as nossas autoridades, o mototaxista transporta passageiro e este tem que por o acessório. As pessoas sumiram, porque estão cismadas em colocar o capacete na cabeça, uma vez que este vírus transmite facilmente para outras pessoas. Peço que nossas autoridades, busquem meios para indenizar estes profissionais, pois precisamos prosseguir com as nossas vidas”, acrescenta.

Aparecido Gonçalves, que é mototaxista e do grupo de risco, além de não conseguir trabalhar por causa da pandemia de Codiv-19, conta que está há quase quatro meses sem trabalhar. “Uma dificuldade grande e estou no grupo de risco e não estou arriscando a minha vida. Tenho 59 anos. Estou passando o maior sufoco sem trabalho e só na garra dos vizinhos e parentes dando uma ajuda para mim”, posiciona.

Pandemia

Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, já são 901 casos confirmados de Covid-19, com 27 óbitos. Em relação ao município de Rondonópolis, já há 74 casos confirmados e dois óbitos.

 

Fonte: ALMT

Política MT

Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Published

on

Foto: JL Siqueira/ALMT

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.

Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.

“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).

A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.

Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.

Continue Reading

Política MT

Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Published

on

Foto: JL Siqueira / ALMT

Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.

Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).

A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.

“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.

O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.

“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.

O que prevê o projeto?

O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.

“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.

Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.

O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.

As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana