conecte-se conosco


Política MT

Parlamentar concede moção por relevante trabalho social de sargento do Exército

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado estadual Delegado Claudinei foi recepcionado no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro, em Cuiabá (MT), pelo  comandante  da unidade, coronel Saulo Ramos de Carvalho Cavalcanti, para a formalização de entrega da Moção de Aplausos de n.º 640/2020 ao 2° sargento Gerberson Gustavo Santana Barros pela contribuição à sociedade mato-grossense com o trabalho social que desenvolve para crianças por meio do projeto “robô Ebtron”.

“Realmente, perante tantos problemas que temos no dia a dia, despertar a alegria para crianças e adolescentes, por mais que seja em poucos minutos, é muito significante. Ao tomar conhecimento deste projeto que, especialmente, atende comunidades carentes, vi que realmente é merecido este reconhecimento ao 2° sargento Gerberson”, explica o parlamentar.

O homenageado conta que essa ideia surgiu em 1993, após ter assistido o filme chamado RoboCop – O Policial do Futuro, em que despertou nele o interesse de ser um robô e levar alegria para o público infanto-juvenil de comunidades carentes, pacientes em hospitais, alunos de escolas, entre outros locais. “A iniciativa veio de um sonho, assistindo o RoboCop. Tornei o sonho realidade, não foi fácil, pois foram dois anos de teatro, me preparando para começar a incorporar o robô Ebtron”, comenta Gerberson. 

Fantasia 

O sargento ressalva que é gratificante quando está fantasiado e recebe os abraço e sorriso do público. Também, acrescenta que nestes 24 anos de robô Ebtron, somente em 2010 definiu a roupagem do personagem da forma que almejava. “Eu comecei os meus trabalhos em uma exposição, em 1996. Só que eu ia somente com o corpo pintado e não tinha capacete. Me maquiava e ia com jogo de cintura. Só quatro anos depois que consegui um capacete. Logo em 2010, mantenho a roupagem que uso agora. Fui evoluindo e é muito gratificante vestir a fantasia e ser um sonho para a criança”, desabafa.

Ao receber a moção de aplausos do deputado Claudinei, juntamente com o comandante Ramos do 44° BIMtz, Gerberson ficou emocionado. Ele explica que com este reconhecimento veio toda a história construída e a imagem das crianças que já foram agraciadas com a presença do robô Ebtron. “Está passando uma história de 26 anos que sempre acreditei que um dia ia ser reconhecida. Muito agradecido em receber, em vida, essa homenagem. Só tenho que agradecer a Deus, ao deputado Claudinei e ao meu comandante do Batalhão que sempre está me ajudando e orientando”, destacou emocionado.

Haiti

Em 2006, Gerberson participou da Missão de Paz no Haiti, em que apresentou o projeto para a comunidade haitiana. “Foi uma experiência ímpar, ter a certeza que criança é criança em qualquer lugar. Mesmo em outro país, você vê um sorriso igual de qualquer criança de Mato Grosso. É outra cultura e, também, outra experiência. Até tenho um livro que pretendo lançar depois que me aposentar da minha experiência no Haiti”, informa.

Outros projetos na área da dança que foram idealizados e são executados pelo sargento, sendo os projetos denominados de Agita Mulherada, Quem Dança o Corpo Balança, Duque Dance Manhã e Tarde Dançante que atendem cerca de 250 pessoas de todas as idades.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook

Política MT

Inscrições para projeto ‘Embaixadores do Mandato’ seguem abertas até dia 21

Publicado

por


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

As inscrições para o projeto ‘Embaixadores do Mandato’, de iniciativa do deputado Ulysses Moraes, seguem abertas até a próxima sexta-feira (21). Após a alta procura pelo projeto, a segunda edição foi lançada com a meta de ter um número cada vez maior de cidadãos em todos os municípios do estado. O principal objetivo desse projeto voluntário é justamente incentivar a participação da população de Mato Grosso a fiscalizar os seus municípios. E isso já está acontecendo com os embaixadores da primeira edição.  

“Nós fornecemos aos embaixadores, todas as informações necessárias para que cada um faça sua fiscalização com qualidade e segurança. Os inscritos na primeira edição recebem informações diariamente com conteúdos, dicas e mais instruções. E o retorno dos embaixadores está sendo muito bom, já temos cidadãos fiscalizando seus municípios”, disse Moraes.

E a novidade é que nesta segunda edição do projeto, os inscritos serão pré-embaixadores e os conteúdos serão específicos para esses novos inscritos. O ‘Embaixadores do mandato’ se pauta nos princípios da Administração Pública e as aulas vão desde a Lei de Acesso à Informação, que é um direito de todo cidadão e que está garantido na Constituição Federal, passando pelos Direitos Fundamentais, Direitos Políticos, entre outros temas. Os conteúdos são exclusivos e direcionados para uma boa fiscalização.

“Chegou a sua vez de fiscalizar o seu município, precisamos de mais transparências nos gastos públicos e combater o quanto antes as irregularidades na sua cidade. Faça a sua inscrição e seja parte da mudança”, convoca o deputado.

As inscrições para participar do projeto ‘Embaixadores do Mandato’ seguem até o dia 21 de agosto. Após isso, será realizado no dia 27 de agosto, o primeiro encontro online com o deputado Ulysses Moraes e todos os participantes para dar mais detalhes sobre as ações.

Acesse o link e inscreva-se: https://forms.gle/92PZt8xr9R1ixiR4A

 

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Comissão aprova processos de regularização fundiária e distribui relatoria de projetos

Publicado

por


.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Em reunião ordinária da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e Regularização Fundiária realizada nessa segunda-feira (17) foram discutidos projetos de lei e processos de regularização de ocupação fundiária. O encontro foi realizado em sistema remoto e contou com a participação do presidente da comissão, deputado Nininho (PSD), e dos deputados Valdir Barranco (PT) e Dilmar Dal Bosco (DEM).

Os parlamentares deram parecer favorável a quatro processos de regularização enviados pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), referentes a propriedades nos municípios de Peixoto de Azevedo e União do Sul. Outros seis processos foram distribuídos para relatorias.

Com votos em separado nas análises da comissão para definição dos pareceres, o deputado Valdir Barranco defendeu cautela na análise desses processos e destacou que, em reunião anterior, havia pedido vista de alguns por suspeitar que algumas das áreas que se pretende regularizar estão sobrepostas a territórios da União. “No estudo, minha equipe observou que há sobreposição em alguns deles. Para confirmação, encaminhamos expedientes ao Incra, mas não houve resposta a tempo. Mesmo assim quero que conste a observação no meu voto em separado, discordando da aprovação do processo, com essa insegurança jurídica” afirmou o parlamentar.

Barranco disse ainda que caso esses processos fossem aprovados, haveria problemas, e que dentre os processos existe uma outra questão a ser analisada com calma por se tratar de vários processos desmembrados, mas em favor da mesma família. Pediu cautela nas votações.

Além da votação houve a distribuição das relatorias de outros quatro processos de regularização fundiária e do projeto de lei  nº 51/2019, que dispõe sobre a certificação de qualidade dos alimentos artesanais produzidos pelas microempresas e pela agricultura familiar, e do projeto de lei nº 463/2020, que institui o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. Ambos de autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM).

A agilidade na análise do processo de regularização fundiária foi outra questão defendida pelo presidente da comissão, deputado Nininho (PSD). Ele se comprometeu, junto com os demais deputados, em manter os prazos e colocar em votação no colegiado os processos de regularização que chegam para análise da Assembleia. Temos processos que aguardam há mais de dez anos por uma decisão. Então precisamos fazer a nossa parte pra dar agilidade as decisões”, afirmou. A questão também foi defendida também pelo deputado Barranco, que afirmou que, mesmo com suas divergências nas votações com manifestações em separado, ele preza pelo cumprimento dos prazos.

 

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana