sábado, 20 de abril de 2024
Connect with us


Polícia

Operação conjunta fiscaliza mais de 100 veículos na feira do CPA

Publicado em

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Civil, em ação integrada da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), deflagrou na manhã deste domingo (28), a segunda fase da operação “Compra Segura”, de fiscalização ao comércio de veículos roubados, furtados ou finan (veículo financiado revendido a preço inferior, em que as parcelas deixam de ser pagas ao banco).

Com efetivo de 25 policiais (investigadores, escrivães, delegados, policiais rodoviários) e mais dois peritos da Politec, a fiscalização integrada foi realizada no bairro CPA, na Praça Cultural, onde aos domingos acontece a “Feira do CPA”, com concentração de comércio de veículos.

O delegado Gustavo Garcia informou que foram mais de 100 veículos checados e 4 foram identificados com os sinais adulterados, que foram encaminhados ao pátio da Delegacia junto com os responsáveis ou proprietários.

O delegado disse ainda que o trabalho foi importante pela possibilidade de divulgar junto as pessoas, sobre a necessidade da regularização de veículos com pendências administrativas, e, principalmente, os cuidados a serem tomados na aquisição de qualquer tipo de veículo.

“Foi uma campanha também preventiva, além da questão repressiva, que contou com participação da PRF e Politec na fiscalização”, disse o delegado Gustavo Garcia.

Segundo a Delegacia, levantamento de órgãos de inteligência estadual e federal, apontam que veículos (motocicletas e automóveis) produtos de crimes são comumente comercializados em pontos de vendas de veículos usados, na região metropolitana, com as placas e documentos  falsificados e a numeração de identificação do veículo adulteradas .

“A repressão ao roubo e furto é necessária, mas é também importante reprimir os delitos decorrentes desses crimes, que fomentam um ciclo vicioso”, declarou o delegado adjunto da Derrfva, Arnon Osny Mendes Lucas.

CARTILHA COMPRA SEGURA

A fiscalzação  é uma das ações inseridas na cartilha “Compra Segura”, que traz aos cidadãos dicas importantes para sua segurança na hora da compra e venda de veículos, como cuidados básicos ao divulgar dados, imagens, marcar encontros, preços atrativos, consulta de preços, test drive, anúncios na internet, além de outros itens relacionados a entrega do veículo após a venda, pagamento, vistorias e os principais crimes (estelionato, receptação, uso de documentos falsos, outros) ligados a esse tipo de operação. 

A cartilha foi desenvolvida  após levantamento dos setores de inteligência dos órgãos policiais estaduais e federais que atuam em Mato Grosso, carros e motocicletas objetos dos crimes de furto e/ou roubo ocorridos no Estado e outras unidades da federação estariam sendo comercializados em locais de vendas de automóveis usados, na região metropolitana, com placas e documentos falsificados.

Acesse a CARTILHA COMPRA SEGURA. 

 

Barra do Bugres

Corpo de detento é encontrado em cela de penitenciária em Barra do Bugres

Published

on

O corpo de um detento foi encontrado em uma cela da penitenciária de Barra do Bugres. Segundo informações, o homem, cuja idade deve ser entre 45 e 50 anos e identidade não foi divulgada, estava sozinho quando foi localizado. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e suspeita-se que a morte possa ter sido causada por um ataque cardíaco.

O caso ocorreu na noite de terça-feira, 16 e as autoridades estão tomando as providências cabíveis para esclarecer as circunstâncias da morte.

A polícia não descarta nenhuma possibilidade e aguarda o resultado da perícia para determinar as causas do óbito. O corpo do detento foi encaminhado para o IML para os procedimentos legais. A investigação sobre o caso está em andamento para esclarecer os fatos.

Continue Reading

Campo Novo do Parecis

Vítima de golpe em Campo Novo: comprador paga por motocicleta e não recebe o veículo

Published

on

Morador de Campo Novo do Parecis foi vítima de um golpe ao tentar comprar uma motocicleta. Segundo informações da Polícia Militar, o comprador e o vendedor entraram em acordo, porém, um intermediário acabou convencendo o vendedor a solicitar que o valor de R$ 6 mil fosse transferido para sua conta.

Após a transferência do dinheiro, o vendedor informou ao comprador que não havia recebido o pagamento, mudando sua versão inicial. O caso foi parar na delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

A polícia alerta para esse tipo de golpe, em que intermediários se passam por conhecidos dos vendedores para convencer os compradores a realizarem transferências bancárias.

Nesse caso específico, a polícia está investigando a possível má fé do vendedor, uma vez que seria mais seguro realizar a transferência diretamente para o proprietário do veículo.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana